sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vítima faz justiça com as próprias mãos, mata assaltante e fere outro



Vítima persegue e mata assaltante em João Pessoa-PB. (Foto: Aguinaldo Mota)
Depois do ato heróico de um policial, que matou um bandido enquanto era mantido refém, na última quarta-feira, mais uma ação policial ‘cinematográfica’ foi registrada em João Pessoa, Capital da Paraíba. Dessa vez o palco foi o bairro Colinas do Sul, quando dois bandidos foram perseguidos e um deles morto por um homem vítima de assalto dentro de uma casa de material de construção na manhã desta sexta-feira (20).

Tudo aconteceu quando dois bandidos anunciaram o assalto e fugiram em uma motocicleta. Após a ação, uma das vítimas pegou o carro e iniciou uma busca desenfreada pelas ruas do bairro. O carro que a vítima dirigia conseguiu alcançar e derrubar os bandidos que estavam na moto já na Rua João Freire da Nóbrega no Bairro Costa e Silva. Com o impacto, a dupla de assaltantes foi arremessada a pelo menos cinco metros de distância.
Comparsa é baleado e socorrido em estado grave. (Foto: Aguinaldo Mota)

A vítima desceu do carro e atirou nos bandidos que estavam caídos ao chão. Um deles morreu e o outro ficou gravemente ferido, sendo resgatado por uma ambulância do Samu para o Trauma da Capital com diversos tiros pelo corpo.

O homem que fez justiça com as próprias mãos fugiu e não foi identificado pela polícia até agora.

Uma das vítimas do assalto reconheceu um dos bandidos, informando à polícia que um dos assaltantes morava no Jardim Veneza.

Equipes da Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) removeram o corpo do homem.

Fonte: PB Agora 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vídeo mostra execução de rival na Paraíba; seis acusados são presos durante operação no Sertão


Momento em que o atirador efetua os disparos (Foto: Reproduçao/Vídeo)
Um vídeo que mostra o momento do assassinato de Paulo Marcos da Silva Diniz, ocorrido no final de agosto deste ano na cidade de Brejo dos Santos, Sertão paraibano, foi divulgado nesta quarta-feira (18) pela Polícia Civil, após a prisão de seis pessoas acusadas de homicídios e tráfico de drogas nas cidades de Brejo dos Santos e Catolé. Os envolvidos no crime foram presos.

As imagens mostram o homem indo ao encontro de Paulo Marcos e, logo em seguida, efetua vários disparos contra ele, que morreu na hora. O criminoso foge com o ajuda de um mototaxista, que também foi preso.

De acordo com o delegado Seccional de Catolé do Rocha, Jorge Luiz, a operação ‘Amanhecer’ desencadeada pelas policias Civil e Militar iniciou na manhã desta quarta-feira (18) e cumpriu onze mandados de prisão e busca e apreensão. Oitenta e cinco policiais participaram da operação. Jorge Luiz ressaltou que as investigações foram iniciadas após uma série de homicídios e o aumento do tráfico de drogas na região.

“Fizemos um levantamento e constatamos muitas bocas de fumos em Catolé e Brejo dos Santos. Com os mandados de prisão e busca e apreensão caímos em campo e conseguimos prender seis até o momento. Alguns homicídios da região estão ligados diretamente a rixa histórica entre as famílias Oliveiras e Suassuna”, disse o delegado.

A rixa entre as famílias já teria causado a morte de mais de 90 pessoas ao logo de três décadas, conforme constam nos registros da Polícia Civil após operações realizadas desde 2011, denominadas ‘Laços de Sangue’.

Residências foram vistoriadas e drogas (cocaína, maconha e crack) e armas foram apreendidas. Os presos estão no Presídio de Catolé do Rocha. “A operação continua e vamos prender outras pessoas e apreender materiais ilícitos”, afirmou Jorge Luiz.

Confira vídeo:



Fonte: Portal Correio 

Catadores de lixo são presos em flagrante com espingardas no lixão de Sousa. Veja fotos


Todos os suspeitos foram conduzidos até a delegacia de polícia civil de Sousa e poderão responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Catadores de lixo são presos em flagrante com espingardas no lixão de Sousa. Veja fotos
Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia de Polícia Civil de Sousa (Foto: Diário do Sertão)
Por volta das 12h desta quarta-feira (18), uma guarnição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionada através de uma ligação anônima para o número de emergência 190, informando que haviam três pessoas armadas com espingardas no lixão que fica localizado às margens da BR 230 em Sousa.

Viaturas do BOPE e Polícia Militar foram até o local, constataram a informação e apreenderam três espingardas de fabricação caseira em cima de uma carroça de burro.

As armas apreendidas pertenciam aos catadores de lixo, Paulo César Ferreira Araújo, de 31 anos, Adriano Rodrigues dos Santos, de 26 anos, e Francisco Reginaldo de Sousa, 18 anos. Todos os suspeitos foram conduzidos até a delegacia de Polícia Civil de Sousa e deverão responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Na delegacia os suspeitos afirmaram que as armas seriam usadas apenas para caçar animais.

fonte Diário do sertão 

Senador Vital anuncia audiência na CAS para debater a situação das perícias médicas do INSS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública nesta quinta-feira (19), para debater a situação das perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Como membro titular da comissão o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), vem propondo alternativas para solucionar problemas gerados no setor.
A audiência pública na CAS será realizada às 10h30 onde o senador Vital do Rêgo pretende debater com os participantes a situação dasperícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vem convalescendo em qualidade há muito tempo.
Para o debate foram convocados o os presidentes do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales; da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, Jarbas Simas; da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho; e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo de Argollo Mendes; o subprocurador-geral da República Darcy Nagamine Costanzi; e os representantes do Conselho Nacional de Previdência Social Rogério Nagamine Costanzi e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores José Reginaldo Inácio.
Financiamento para a saúde - Em seguida Vital, participa da audiência temática para debater o financiamento da área da saúde. A discussão no Plenário do Senado seguirá o exemplo da sessão de 29 de agosto, dedicada à reforma política.
Segundo Vital, a sessão temática integra o esforço concentrado da Casa que ocorrerá entre 16 e 20 de setembro e cujo calendário de atividades foi definido ontem em reunião de líderes. A reunião temática sobre financiamento da saúde, contará com a presença do ministro Alexandre Padilha.
Na reunião de quarta-feira (11), Vital revelou que o Governo Federal apontou duas propostas para a questão do subfinanciamento da saúde no Brasil. Estamos avançando. As primeiras fontes de financiamento serão as Emendas Impositivas para a saúde no OGU, mais os recursos (25%) da extração do petróleo. “Começamos com 15% da Receita Corrente Líquida. Mesmo parâmetro dos municípios que equivale em torno de 8% da Receita Corrente Bruta” explicou o presidente da Comissão.
Durante a reunião, Vital acatou o apelo do líder do PT, senador Wellington Dias (PT-PI) de adiamento por parte do relator da comissão, senador Humberto Costa (PT-PE), do relatório final. A intenção do governo é apresentar uma proposta que possa ser acolhida pelo relator.

Vital do Rêgo é novamente eleito corregedor do Senado



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é o novo corregedor do Senado. O senador foi eleito nesta terça-feira (17), com 59 votos favoráveis e 2 contrários. Vital já esteve à frente da Corregedoria em 2011 e 2012. Com a eleição, deve ficar no cargo até o final de 2014, quando termina a atual legislatura. Os nomes dos três corregedores substitutos ainda não foram anunciados.
Entre as atribuições do corregedor está a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no Senado. É ele quem preside o inquérito em caso de delito cometido por senador dentro das dependências do Senado. Após a eleição, Vital prometeu exercer essas atribuições de acordo com o que preveem as regras da Casa.
- Quero agradecer a confiança que nossos companheiros do Senado depositam em nosso nome e renovar o compromisso de exercer, na corregedoria, o papel que me cabe à luz do Regimento Interno do Senado. Tenham todos a certeza de que serei absolutamente fiel às recomendações do nosso regimento – garantiu.
A eleição de Vital foi elogiada pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), que disse não ter entendido os dois votos contrários recebidos pelo colega e se declarou “indignado” com esses votos.
- Os dois senadores que votaram 'não' se enganaram. Não é possível votar contra um homem desses – afirmou Mário Couto, que declarou seu voto favorável.

Também declararam o voto a favor de Vital os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Luiz Henrique (PMDB-SC).

Seis adolescentes são apreendidos durante assalto a ônibus no centro da capital


POLICIAL É SEQUESTRADO POR TRIO, MAS REAGE, MATA UM, FERE OUTRO E PRENDE TERCEIRO BANDIDO


Três bandidos armados sequestraram um policial militar, na manhã desta quarta-feira (18), no Retão de Manaíra, em João Pessoa.

Durante o sequestro relâmpago, o Cabo PM Valdomiro Bandeira (que estava à paisana), foi levado até uma agência do banco Santander no Retão de Manaíra. O trio mandou o policial estacionar o carro na frente do banco e um dos bandidos entrou na agência com o cartão e a senha da vítima. Neste momento, o PM reagiu e atirou nos dois assaltantes que estavam no automóvel. O que estava com a arma, levou um tiro preciso no rosto, morrendo na hora, já o outro que estava no banco de trás foi atingido com um disparo cirúrgico entre os olhos e foi socorrido em estado gravíssimo.

O policial militar desceu do carro e, com a ajuda de um policial civil que estava no interior da agência bancária, conseguiu prender o terceiro assaltante que foi conduzido para a central de Policia.

O ferido foi identificado como sendo um menor, de apenas 17 anos. Ele segue em tratamento no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, em estado gravíssimo.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Morre no HRC ambulante esfaqueada ao supostamente defender uma colega

Demontier Tenório
A vendedora ambulante Edineide Neris Silva, de 34 anos, morreru cerca de 15 horas após ser esfaqueada (Foto: Reprodução/Chinês)
Morreu nesta segunda-feira no Hospital Regional do Cariri (HRC), a vendedora ambulante Edineide Neris Silva, de 34 anos, cerca de 15 horas após ser esfaqueada na Avenida dos Universitários, número 7 (Bairro José Geraldo da Cruz) em Juazeiro do Norte. O corpo foi sepultado na manhã desta terça-feira no Cemitério São João Batista e a Polícia Civil já caiu em campo para investigar o crime. Segundo boletim da CIOPS, a mesma foi esfaqueada por volta das 18h30min de sábado.

Uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) Motos esteve no local e soube que Edineide teria impedido o jovem Giovane Silva dos Santos, de 20 anos, apelidado por “G”, de lesionar uma garota com a qual o acusado teria tido um filho. Na intervenção terminou esfaqueada no abdômen pelo rapaz que tentou fugir em um Fiat 147 de placas HUC-2153, inscrição de Milagres, o qual não funcionou e terminou abandonando no local e fugindo a pé. O carro foi apedrejado por populares.

Outra versão é contada por um irmão da vítima, conhecido como Deborah Néris, o qual disse à reportagem do Miséria que o motivo teria sido uma confusão por conta de um acidente. O rapaz batera com o Fiat na sua moto cinquentinha e na moto da vítima além de ameaçado pessoas no local e esfaqueado Edineide. Outra informação é de que, antes, a vítima teria agredido uma pessoa em seu posto de trabalho como vendedora de controle remoto no cruzamento das ruas São Pedro e Conceição no centro.

Todavia, Deborah nega esse fato narrado por um flanelinha que trabalha nas imediações, segundo o qual o conflito teria ocorrido por volta das 8 horas, mas não se sabe se a pessoa agredida teria sido “G”. De acordo com o relato, uma pessoa supostamente apresentando sintomas de embriaguez teria abalroado a moto de Edineide ali estacionada. A batida gerou uma discussão e uma suposta agressão praticada pela vendedora

PORTAL MISÉRIA 

Polícia prende homem durante roubo a lotérica em São João

TER, 17 DE SETEMBRO DE 2013 07:53
A polícia militar foi acionada por volta das 02H00 da madrugada dessa terça-feira (17/Set) pelo alarme da casa lotérica Boa Sorte, no Centro de São João do Rio do Peixe.
A polícia informou que chegou a local em dez minutos. O bandido estava dentro comércio e ao ver a guarnição fugiu pulando muros e telhados vizinhos. Ele entrou na lotérica pelos fundos do prédio. A polícia encontrou com ele o valor de R$ 2.200 em dinheiro.
assalto-index3654_001
Entrevista com o acusado

Entrevista com Tenente Gilberto
Policiais ainda atiraram com revólver tentando evitar a fuga, mas o assaltando não foi atingido. Mesmo assim a polícia conseguiu prender o criminoso em uma residência próximo à lotérica.
No momento a polícia pensou se tratar de dois bandidos, mas depois descobriu que o assaltante trocou de roupa quando fugia, o que levou a suspeita que houvesse outro criminoso foragido nas proximidades.

Um carro Voyage vinho (Placa HVD-0459 Pacajus/CE) foi achado pela polícia na saída para Cajazeiras. Ele estava sendo usado pelo criminoso. Dentro dele policiais acharam ferramentas (arco de serra, chaves de fenda, etc.), roupas, documentos e outros objetos. O carro foi levado pela polícia até o local do assalto e depois para Cajazeiras.
O assaltante foi identificado como Anderson Osmar, 34 anos, natural de São Paulo. Após prendê-lo a polícia descobriu que ele havia jogado um malote no telhado da escola vizinha, por onde ele tentou fugir.
Os policiais conduziram o assaltante para a delegacia de polícia de Cajazeiras, juntamente com o veículo apreendido.

Uma equipe dos bombeiros esteve no local para auxiliar com a escada na busca pelo criminoso.

Fonte: COFEMAC / Fábio Barbosa
assalto-sao-joao_cofemac33

Moradores da Serra da Arara têm casas de taipa trocadas por alvenaria; cerca de 300 pessoas serão beneficiadas



A Prefeitura de Cajazeiras através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social continua trabalhando para contemplar as famílias que serão beneficiadas com o projeto de substituição das casas de taipa por alvenaria, cujos recursos foram adquiridos junto à FUNASA.
Na Serra da Arara, três famílias estão prestes a receber seu novo lar. As casas estão em fase de conclusão e os moradores estão ansiosos para saírem de suas casas de taipa e passarem para a residência de alvenaria. A moradora Francisca Martins Inácio agradeceu a prefeita Denise Albuquerque pelas ações que vem realizando a frente da gestão. “É a realização de um sonho, estou muito ansiosa e só tenho a agradecer”, disse.
De acordo com a secretária de Cidadania e Promoção Social, Léa Silva este projeto vai ajudar mais de 300 pessoas no município de Cajazeiras. “Ao todo serão 47 casas de taipa que serão substituídas no município de Cajazeiras, sendo 26 na zona urbana e 21 na zona rural”, disse Léa.
O Projeto visa construir e restaurar casas de taipa para o controle da doença de chagas no município de Cajazeiras.


Nova enquete: Veneziano vence Cássio e Ricardo Coutinho em levantamento feito por emissora de Cajazeiras



A cada dia que passa cresce na Paraíba a expectativa em relação às eleições para governador em 2014. Com a população cada vez mais debatendo o assunto, as emissoras de rádio e portais de notícias em todo o Estado tem feito enquetes para saber o sentimento do paraibano neste momento, quando estamos a pouco mais de um ano do pleito.

O mais recente levantamento foi feito pela Rádio Difusora AM de Cajazeiras, na última sexta-feira (13). O resultado colocou o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado nas eleições do ano que vem, Veneziano Vital do Rêgo, em primeiro lugar, à frente do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que ficou em segundo lugar; e do atual Governador Ricardo Coutinho (PSB), que ficou em terceiro.

A enquete foi feita de surpresa, no programa Boa Quente – parte 2, apresentado pelos radialistas Jota França, Paulo Feitosa e Eutin Rodrigues, com duração de aproximadamente 20 minutos, com os telefones abertos para a população opinar. A pergunta era a seguinte: “se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para Governador da Paraíba?”

Ao todo, 26 ouvintes participaram, de Cajazeiras e de cidades próximas. O resultado foi o seguinte:

Veneziano – 12 votos (46,17%)
Cássio – 10 votos (38,47%)
Ricardo Coutinho – 4 votos (15,36%)

Na semana passada, o site de notícias Diário do Sertão, que também tem sede em Cajazeiras, divulgou resultado de uma enquete realizada em sua primeira página, perguntando se as eleições fossem hoje, em quem os visitantes votariam para Governador do Estado. O resultado foi similar aos das demais enquetes que tem sido realizadas em outras cidades, por outros órgãos de comunicação:

- Veneziano – 42%
- Cássio – 41%
- Ricardo Coutinho – 18%

Da mesma forma, Veneziano foi o vencedor de uma enquete realizada na última segunda-feira (09) pelo programa Bom Dia Paraíba, apresentado pelo jornalista Cardivando de Oliveira na Rádio Sanahuá, de João Pessoa. Também de surpresa, a enquete ouviu a opinião de 57 ouvintes, que responderam à seguinte pergunta: em quem você votaria para Governador do Estado se as eleições fossem hoje? Ao final das ligações, o resultado foi o seguinte:

- Veneziano – 26 votos (45,62%)
- Cássio – 24 votos (42,10%)
- Ricardo Coutinho – 7 votos (12,28%)

Nos EUA, Vital participou de encontro que ampliou oportunidades de estágios para brasileiros em empresas americanas


Na viagem que fez aos Estados Unidos, integrando comitiva brasileira que visitou o país semana passada para estreitar relações bilaterais Brasil–EUA, sobretudo na área comercial, o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) discutiu com empresários americanos a ampliação de oportunidades de estágios para brasileiros em empresas americanas.

Em reunião na Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil), Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos, Vital e os demais membros a comitiva discutiram metas para ampliar o programa Ciências sem Fronteiras, que abre oportunidades de estágio para profissionais como engenheiros, arquitetos, dentre outros, nas empresas instaladas nos estados Unidos.

Vital citou a importância do Brasil como parceiro comercial dos EUA, lembrando que a Amcham é a maior Câmara Americana entre as 104 existentes em diversos países; a maior fora dos EUA, com cerca de 5 mil associados e presente em 13 cidades, tida hoje como a maior entidade empresarial não-sindical do país, multisetorial, com prestações de serviços os mais diversificados.

Mais 3 mil vagas - Vital destacou a importância da ampliação do programa, gerando mais oportunidades para profissionais brasileiros que queiram atuar no exterior. Atualmente, cerca de 6 mil profissionais brasileiros atuam nos EUA, através do programa Ciência sem Fronteiras. Após as reuniões ocorridas entre brasileiros e americanos, ficou decidida a ampliação de mais 3 mil oportunidades, ampliando para 9 mil profissionais a participação do Brasil.

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

A Amcham foi fundada em 1919 por nove empresas e instituições: Brazaço-Mapre, Citibank, Esso, General Electric, Goodyear, Indústrias Matarazzo, Lion, Singer e Universidade Presbiteriana Mackenzie – e funcionou inicialmente só na cidade de São Paulo, onde foi realizada a primeira eleição de diretoria em 1920.

Moto pega fogo ao colidir com bicicleta e locutor de vaquejada morre

.

Por Sérgio Costa
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um acidente na RN 160, na cidade de Extremoz, na estrada que dá acesso à Estivas, tirou a vida do jovem Paulo César Filho, de 23 anos, que trabalhava como locutor de vaquejada. Ele morreu após colidir a motocicleta em que estava, uma Honda Fan, com uma bicicleta.
 

 
Após bater, de acordo com a polícia, com a colisão Paulo César caiu e a moto se arrastou pelo chão. Como o tanque estava cheio, o veículo acabou pegando fogo. O jovem desmaiou devido ao acidente e, por isso, morreu queimado.
De acordo com o cabo Canindé, do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), esse tipo de acidente é muito incomum, mas acontece. “Quando a moto se arrasta pelo chão, o tanque acaba se abrindo, provocando vazamento de combustível e consequentemente pegando fogo”, explica.
Paulo Sérgio, pai da vítima, disse que o filho trabalhava como locutor de vaquejada e estava voltando de João Câmara. “Ele era um filho querido e amado pelos amigos. Paulo César deixa mulher e um filho”, lamenta o pai. O homem que estava na bicileta atingida pela moto não foi identificado, mas, de acordo com a polícia, ele foi socorrido e passa bem.