quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Radialista Big Boy foi cirurgiado e ao invés de amputar perna só foi necessário um dedo

big

O radialista cajazeirense Olivan Pereira (Big Boy) se submeteu a uma intervenção cirúrgica no início da noite de terça-feira (06), e ao contrário do que se esperava o médico apenas amputou um dos dedos do seu pé. Com problemas circulatórios em consequência da diabetes, Bog Boy havia recebido diagnóstico que perderia uma das pernas. Mas, durante a cirurgia uma espécie de milagre evitou o pior.
Big Boy continua internado em fase de recuperação no Hospital Regional de Cajazeiras, e muitos ainda fazem orações pela sua recuperação.

Redação Portal CZN

TVDS mostra vídeo de aposentado morto há dias encontrado na região de Cajazeiras


O aposentado que estava desaparecido havia vários dias, foi encontrado no sítio Barra do Juá, município de Triunfo.
A TV Diário do Sertão teve acesso a imagens exclusivas do momento em que foi encontrado o corpo do aposentado Tributino Ribeiro da Costa, 85 anos.  O aposentado  que estava desaparecido havia vários dias, foi encontrado no último sábado (03), no sítio Barra do Juá, município de Triunfo.  
A Polícia Militar esteve no local onde o corpo de Tributino foi encontrado realizando os procedimentos cabíveis ao caso. Os restos mortais do aposentado foram encaminhados para o IML de Patos para que fosse averiguada a causa da morte.
Os moradores do sítio Barra do Juá onde o corpo de Tributino foi encontrado ficaram chocados com o estado em que foi encontrado o aposentado que havia desaparecido há dias.
Confira as imagens no vídeo!
DIÁRIO DO SERTÃO

Na semana do município: CRAS e CREAS são entregues para população de Cajazeiras



Na semana da cidade de Cajazeiras, mais precisamente no dia 16 de agosto (sexta-feira) acontecerá a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no Bairro Pio X. A solenidade de inauguração será iniciada a partir das 08 horas e contará com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, além da secretária municipal de Cidadania e Promoção Social, Léa Silva e da prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque.
Ainda no dia 16 de agosto, acontece também a inauguração do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) na Praça Major Galdino Pires no Centro de Cajazeiras. A solenidade também contará com as ilustres presenças citadas e será realizada a partir das 16 horas.
De acordo com a secretária Léa Silva, as inaugurações do CRAS e do CREAS são grandes conquistas para a população de Cajazeiras que tanto reivindicou por esses serviços. A prefeita Denise disse que fica muito satisfeita em poder trazer benefícios como esses para a cidade. “É uma enorme alegria entregar esses dois centros de referência que significam muito para a população de Cajazeiras”, disse.
A presença da secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Cida Ramos está confirmada e irá abrilhantar ainda mais a Semana do Município.


Em visita a cidades do sertão, Veneziano defende passe livre para estudantes da rede estadual e UEPB



Durante visita a cidades do Sertão paraibano, neste final de semana, o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado nas eleições do ano que vem, Veneziano Vital do Rêgo defendeu a adoção do passe livre estudantil para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual e para estudantes da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Segundo ele, para custear o passe livre o Governo do Estado deveria priorizar a adoção de um programa especial, ao invés de decidir por gastos em outras áreas, como a de publicidade e propaganda. “Ao invés de gastar mais de R$ 80 milhões com publicidade e propaganda, como tem feito o governo atual, estes recursos deveriam ser utilizados no passe livre, por exemplo. É uma questão de prioridades”, afirmou Veneziano.

Nas entrevistas que concedeu no sertão e em contato com estudantes, debatendo sobre políticas para os jovens, Veneziano afirmou que a concessão do passe livre estudantil deve ocorrer segundo critérios pré-definidos, como forma de beneficiar os estudantes que, comprovadamente, não tenham condições financeiras para pagar passagem de ônibus – tanto no caso do Ensino Médio quanto no caso da UEPB.

Ele citou, dentre os critérios, que o passe livre seja utilizado apenas para o deslocamento do aluno para a escola e/ou universidade. “Neste caso, os critérios definiriam que o Governo do Estado custeasse o passe livre nos dias de aulas, excetuando-se os sábados e domingos. Se o aluno estudasse um turno, receberia dois passes por dia, para a ida e a volta da escola, vezes a quantidade de dias do mês em que há aulas”, disse Veneziano.

Para ele, o Estado tem condições de custear o passe livre, dependendo, apenas, de uma questão de prioridade. “Ao invés de gastar R$ 80 milhões com propaganda ou comprar mais um avião ou helicóptero para deslocamento do governador, temos que investir na política para os jovens, como este programa do passe livre estudantil, por exemplo”.

Neste final de semana Veneziano visitou várias cidades do sertão, entre a sexta e o domingo. Ele esteve em Malta, onde foi recebido pelo prefeito Nael Rosa, sua esposa Ana e correligionários, ao lado do Deputado Federal Hugo Motta (PMDB-PB), do Deputado Estadual Gervásio Maia Filho (PMDB), da Prefeita de Patos, Francisca Motta e do ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley.

Veneziano também esteve em Maturéia, onde foi recebido pelo prefeito Daniel e seu irmão Álvaro, junto com Hugo Motta, Gervasinho e Nabor Wanderley; e em Patos, onde participou do Quadrilhão 5 de agosto, com os vereadores Marcos Eduardo e Jefferson. Ele também visitou Cacimba de Areia, onde foi recebido pelo amigo Betinho e lideranças do PMDB.

Veneziano foi também a São José dos Ramos, onde participou da Cavalgada da Amizade, por municípios do Vale do Paraíba, ao lado dos prefeitos Eduardo Caxias e Antônio Carlos, de São José dos Ramos e Itabaiana, respectivamente, “experimentando um saboroso caldo de mocotó”, como divulgou ele em seu perfil no Facebook. “Pé na estrada, porque a Paraíba merece muito mais”, completou.

CCJ analisa projeto de autoria de senador Vital do Rêgo que cria carreira de médico do Estado





Na primeira sessão após a volta do recesso parlamentar, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), votará na próxima quarta-feira (07), a proposta de emenda à Constituição (PEC 34/2011) que cria a carreira de médico do Estado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria faz parte da pauta prioritária de votações do Senado.
De iniciativa do senador Vital do Rêgo, presidente da CCJ, a PEC 34/2011 foi apresentada com o propósito de melhorar o atendimento à população nos serviços públicos de saúde. E isso passa, conforme ressaltou o autor, pela garantia de assistência médica em localidades distantes, prestada em condições adequadas de trabalho e segurança e com remuneração digna para os profissionais vinculados ao SUS.
O relator, senador Paulo Davim (PV-RN), apresentou substitutivo à PEC 34/2011, mas manteve alguns pontos do texto original. Entre eles, estão os dispositivos que determinam a seleção dos médicos do Estado por meio de concurso público; a conquista de estabilidade após três anos de efetivo exercício e a adoção de critérios de antiguidade e merecimento para promoção na carreira. Outro item estabelece que o profissional deve residir no município ou na região metropolitana da respectiva lotação.
Subsídio
O substitutivo de Paulo Davim vincula os médicos de Estado exclusivamente à União e estabelece sua remuneração por meio de subsídio. Este deverá ser fixado em lei e não poderá exceder 95% do subsídio mensal de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ainda de acordo com o texto alternativo elaborado pelo relator, a categoria não poderá receber auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, nem exercer a medicina fora das atribuições próprias do cargo. Pelo substitutivo, 80% do contingente de médicos de Estado deverá ser lotado exclusivamente no SUS, podendo os 20% restantes serem autorizados a atuar fora do sistema público de saúde.
Se aprovada pela CCJ, a PEC 34/2011 precisará passar ainda por dois turnos de votação no Plenário do Senado.
Medicina legal
Vital do Rêgo é autor de outra matéria correlata que também está na pauta de votações da CCJ de quarta-feira. Trata-se do PLS 20/2012, que incentiva a criação de unidades de serviço de medicina legal em regiões metropolitanas e cidades do interior. A medicina legal é umaespecialidade que utiliza conhecimentos técnico-científicos para esclarecer fatos de interesse da Justiça, como o exame de corpo de delito, para identificar as causas de uma violência, e a autópsia, para determinar a causa de uma morte.
Ao reconhecer a demanda da sociedade pela desconcentração deste serviço, o autor do PLS 20/2012 recomendou aos estados e ao Distrito Federal a adoção de providências para ampliar o alcance desta atividade em seus respectivos territórios. A matéria tem relatório pela aprovação de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE).
O PLS 20/2012, será votado em caráter terminativo pela CCJ e, se aprovado, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado.