sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Proprietária de Escola de Cajazeiras está desaparecida; Família aciona Polícia Civil


A família divulgou foto de Valéria nas redes sociais na tentativa de reencontrar a jovem.
Proprietária de Escola de Cajazeiras está desaparecida; Família aciona Polícia Civil
Valéria desapareceu na terça-feira (11)
A proprietária da Escola Infantil de Cajazeiras, Passos Firmes, a professora Maria Valéria Delfino de Andrade, de 28 anos de idade, está desaparecida desde a terça-feira (11). Ela é filha de Luis do IPEP.
A família está aflita e prestou queixa na Delegacia Civil de Cajazeiras, mas até o momento nenhum indício da jovem foi encontrado.
Ela estava trabalhando com o irmão, Ricardo Delfino, no Torrone Café, que fica localizado no Shopping de Cajazeiras.
A família suspeitou do ex-namorado da professora, que mora em Crateús, no Estado do Ceará, mas foi descartada a possibilidade.
A polícia trabalha com a hipótese de seqüestro e está investigando o caso.
A família divulgou foto de Valéria nas redes sociais na tentativa de reencontrar a jovem. De acordo com o irmão da professora, ela saiu de casa somente com a roupa do corpo e documentos pessoais.
DIÁRIO DO SERTÃO com Cajainformado 

Senador Vital defende sessões extras para limpar pauta de votações



No intuito de dar agilidade às votações do Senado o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) apoia o esforço concentrado para limpar pauta de votações através de sessões extraordinárias.
Ontem (13), houve convocação de uma sessão extraordinária para votar o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 29/2012, decorrente de mudanças na Medida Provisória 577/2012, que regulamenta a intervenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em distribuidoras de energia com dificuldades de manter o serviço.
Já na próxima segunda-feira (17), com início às 14h, geralmente reservada apenas a pronunciamentos, também será deliberativa. Com isso, os senadores pretendem começar a “limpar a pauta” de votações, que inclui outras medidas provisórias, como a MP 578/2012, que cria mecanismos de estímulo à economia, e a MP 584/2012, que prevê isenções tributárias para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Brasil, em 2016.
Deve entrar na pauta ainda a MP 579/2012, que reduz as tarifas de energia e permite a renovação antecipada de concessões do setor elétrico. A matéria foi aprovada na Câmara na noite desta quarta. Também estão na pauta projetos de lei, propostas de emenda à Constituição e indicações de autoridades.
Na terça-feira (18) deve ser votado em regime de urgência a derrubada do veto presidencial ao projeto que redistribuía os recursos do pré-sal de forma igualitária para todo o País nos contratos já licitados, ampliando a fatia que cabe aos estados e municípios não produtores.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a proposta orçamentária de 2013 deve ser votada na terça-feira na CMO e na quarta-feira (19) no Congresso.

Padre Janilson Rolim completou nesta quarta 12, cinco anos de sacerdócio


O padre Janilson Rolim vigário da paroquia de São João Bosco na zona sul da cidade, completou cinco anos de sacerdócio nesta quarta feira (12) e recebeu os parabéns de familiares, amigos e principalmente dos fiéis.
Padre Janilson foi ordenado sacerdote no dia 12 de Dezembro de 2007 pelo bispo diocesano Dom José Gonzales Alonso, e desde então vem fazendo um excepcional trabalho a frente da paróquia.
Tendo escolhido como lema “pela graça de Deus, sou o que sou” (I Corintios, Capítulo15, Versículo10) padre Janilson se diz grato a Deus pelo dom do sacerdócio, bastante feliz e realizado.
Durante toda programação de rádio local nesta quarta feira, foram muitas as manifestações de parabéns, demonstrando todo carinho que a população tem pelo padre.
Pela manhã, uma missa em ação de graças com a presença de 12 padres foi realizada, e em seguida os paroquianos ofereceram um café-da-manhã comunitário que foi servido na Praça Camilo de Holanda.
Padre Janilson é natural da cidade de Santa Helena, e assumiu a paróquia em 2008 em substituição ao padre Humberto que na época foi transferido para a cidade de Paulista.







fotos Ângelo lima 

5ª Companhia de Trânsito deflaga operação “Fim de Ano” na região de Cajazeiras a partir desta sexta 14


A 5ª Companhia de Trânsito que tem o capitão Bruno Silva no comando, iniciará a partir desta sexta feira (14) a operação “Final de Ano”, que será deflagrada em toda região polarizada por Cajazeiras.
Segundo o comandante, o trabalho que será iniciado neste fim de semana se prolongará até o dia 31 de Dezembro, e tem como principal finalidade coibir os abusos diante as comemorações de final de ano, como forma de evitar acidentes.
Capitão Bruno disse ainda que em todas as abordagens será utilizado o etilômetro (bafômetro) para evitar que motoristas dirijam embriagados colocando as vidas das pessoas em risco.
Menores ao volante também será outro ponto a ser observado na operação disse o comandante, lembrando a todos que o uso de dois capacetes nas PB`s será uma exigência, revelou.
Uma parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) para o recolhimento de animais das estradas que tem sido causa de vários acidentes nos últimos tempos em toda região, será buscada, ressaltou o capitão.
Outras parcerias com DER, ROCAM, Polícia Civil e SCTRANS, serão essenciais para o pleno desenvolvimento da operação, que visa garantir a segurança no trânsito durante o período natalino, finalizou Bruno Silva.

6º BPM INICIA OPERAÇÃO BOAS FESTAS COM PENTE FINO NA PENITENCIÁRIA PADRÃO REGIONAL DE CAJAZEIRAS





Em conformidade com Plano de Operação do Comando do Policiamento Regional II e Diretriz de Operação do Comando Geral da PMPB, que regulam as atividades da Polícia Militar da Paraíba na realização da “Operação Preventiva Boas Festas”, o 6º Batalhão da PM, com sede em Cajazeiras, deu inicio no dia 13/12 (quinta) ao referido esquema de segurança alusivo às comemorações de final de ano.

No primeiro dia, atendendo a solicitação do Diretor da Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras, Agente Jailson Matos, o Tenente-Coronel Ronildo, Comandante do 6º BPM, desencadeou operação de revista (pente fino) no ergástulo, com o apoio de militares do BOPE, Radiopatrulha e de outras modalidades de serviço, totalizando mais de 50 (cinqüenta) pacificadores sociais.

Presentes o Major Guimarães e o Capitão Zanata, sob cuja supervisão foram apreendidos nas celas, 09 (nove) celulares, 10 (dez) carregadores, 10 (dez) fones de ouvido, 07 (sete) facas, 14 (quatorze) espetos, 01 (um) canivete, 01 (um) mergulhão, 01 (uma) serra pequena, 03 (três) cintos, 02 (dois) pedaços de gesso, 02 (dois) pedaços de fio elétrico e 01 (uma) pequena quantidade de substância semelhante a maconha. 

A meta da “Operação Boas Festas” é reduzir em 10% (dez por cento) o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e dos Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) praticados em todo o Estado, compreendendo o período de 12 a 26 de dezembro de 2012,comparando com igual período de 2011. Para tanto, haverá intensificação da Operação nos dias 12 e 14/12/12, inclusive com a utilização do efetivo da atividade meio da OPM (administrativo).

Durante a Operação serão realizadas blitze na BR-230, em conjunto com a 5ª Companhia de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal, visando coibir o trânsito de veículos em situação irregular, o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas, dentre outros ilícitos penais.  Nas vias periféricas de acesso aos centros também haverá blitze, em conjunto com a Polícia Civil, SCTrans, 5ª Cia/BPTran, sob a coordenação de Oficiais escalados, com o apoio das guarnições de Rádio Patrulhamento, ROTAM, Canil e 5º Pel/6ª Cia/BOPE. Em ambas as modalidades de blitze haverá emprego de etilômetro.

Os PMs realizarão busca pessoal nos cidadãos que estiverem em atitude suspeita, inclusive com uso de detectores de metais, visando inibir o uso de armas (brancas e de fogo) e de outros objetos de forma ilegal.


João Florindo Batista Segundo - Capitão PM
Chefe da Seção de Comunicação Social e Marketing do 6º BPM

“De Volta Pro Meu Aconchego”: Gugu da Record visita o Sertão da PB e empresa de Cajazeiras será destaque em gravações


O apresentador deverá estar vindo com a família contemplada direto de São Paulo e chegará na cidade em helicóptero.
“De Volta Pro Meu Aconchego”: Gugu da Record visita o Sertão da PB e empresa de Cajazeiras será destaque em gravações
Gugu da Record visita o Sertão da PB
Um dos quadros de maior sucesso da TV brasileira “De Volta Pro Meu Aconchego”, no programa do Gugu da Rede Record de Televisão, estará nesta sexta-feira (14), visitando a cidade de Santana de Mangueira, no Sertão da Paraíba. O município tem pouco mais de 5.000 habitantes.
A informação foi confirmada pela produção do programa ao portal Diário do Sertão na tarde desta quinta-feira (13). Segundo informações, o apresentador deverá está vindo com a família sertaneja contemplada direto de São Paulo em voou para cidade de Juazeiro do Norte (CE). De lá seguem viagem de helicóptero para cidade de Santana de Mangueira, devendo chegar por volta do meio dia.
Gugu desfilará nas principais ruas da cidade em um trio elétrico com animação da Banda Pagodão Sensuart e Élson Pressão de Itaporanga, ao lado da família contemplada.
Ainda segundo a produção, a casa foi comprada pelo programa e a mobilia foi doada pelo Lojão Rio do Peixe, que tem sua matriz na cidade de Cajazeiras e uma das suas filiais na cidade de Itaporanga. "A casa foi comprada pela produção do programa e toda a mobilia foi doada pelo Lojão Rio do Peixe". disse um dos produtores.
  
Parceria - Devido à credibilidade e ao excelente trabalho que o Lojão Rio do Peixe vem fazendo na região do Vale do Piancó a empresa cajazeirense foi convidada pela equipe do Gugu para participar do quadro e durante essa quarta-feira (12), mais de 50 profissionais entre técnicos, produtores, marqueteiros, montadores do Lojão estivaram na cidade para fazer a entrega dos móveis e eletrodomésticos na casa do contemplado pelo programa.
“A cidade está toda no aguardo da vinda do Gugu”, disse Dona Maria Pessoa, moradora da cidade. Já Seu Pessoa afirmou que nunca viu a cidade tão movimentada, “Meu filho durante a reforma dessa casa e quando chegou o caminhão do Lojão Rio do Peixe cheio de móveis, fiquei encantado, pois sei que é filho dessa terra que está voltando para sua terra e vai ser presenteado com muitos presentes. Ei, Gugu arrochado”, disse em tom de contentamento.
Segundo informações, a exibição do vídeo será exibido na primeira semana do mês de janeiro de 2013, no programa do Gugu na Rede Record.
A afiliada da Record na Paraíba, a TV dará toda cobertura ao televisivo.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vital do Rêgo apoia nova campanha de desarmamento que foca na família





Luta pelo desarmamento está entre as propostas do senador paraibano


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) como defensor da campanha de desarmamento da população brasileira, prestou total apoio a nova Campanha Nacional do Desarmamento começou a ser veiculada na noite do último domingo (9), com o conceito: “Proteja sua família. Desarme-se”, e considerou positivo os novos valores de indenização para quem entregar armas voluntariamente.

Segundo Vital, quem entregar a arma de fogo para destruição receberá de R$ 150 a R$ 450 de acordo com o tipo e calibre do armamento. Antes, os valores variavam de R$100 a R$300. O senador paraibano também já recebeu por parte do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo a confirmação de que no próximo mês, entra no ar uma nova Campanha do Desarmamento, com foco nas famílias brasileiras. “É um movimento pacifico, que pode evitar a desagregação da família e temos o dever de apoiar o Governo nesta conscientização popular”, afirmou Vital.

O Ministro, José Eduardo Cardozo e o senador Vital do Rêgo estão trabalhando no intuito de sensibilizar, principalmente, comunidade cristã para a importância desta iniciativa pacifica e do bem, que tem como objetivo reduzir a criminalidade no Brasil.
Demonstrado motivação, Vital aplaudiu o Ministro e afirmou que a campanha já rende bons frutos, pois desde janeiro, 62 mil armas foram entregues no País. São Paulo lidera, com cerca de 17 mil. “Duas razões no meu ver são fundamentais para o sucesso desta campanha o anonimato e a indenização, paga em 24 horas. É preciso urgentemente agregar valores, salvar vidas e trazer mais segurança para as famílias brasileiras. Defendo um amplo debate público.” Para saber onde entregar acessewww.entreguesuaarma.gov.br ou ligue 194.

No Senado, Vital também vem propondo mais rigor na fiscalização das fronteiras brasileiras. Para ele, as favelas das grandes cidades não têm fábricas de armas. As metralhadoras e pistolas segundo o peemedebista vêm do outro lado do mundo e cabe aos chefes dos executivos barrarem o acesso de armas pesadas aos traficantes.

Segundo a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, a temática da campanha adotada neste ano pretende desconstruir a ideia equivocada de que arma trás proteção e de que é legítimo possuí-la para se defender. “A arma é um excelente instrumento de ataque e um péssimo instrumento de defesa, principalmente para as pessoas que não têm habilidade em usá-la”, diz. “A sociedade tem o direito de exigir do Estado que qualifique e equipe muito bem os policiais para defendê-la. Essa é a competência do policial, não do cidadão”, completa.


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2013 da UFPB.



A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) divulgou na segunda-feira (10), a concorrência do vestibular da Universidade Federal da Paraíba, o Processo Seletivo Seriado (PSS-2013). O curso de Medicina é o mais concorrido, sendo 131,3 candidatos para uma vaga. Foram 6.172 inscritos, disputando as 47 vagas oferecidas. Em 2012, a concorrência foi de 71,5 candidatos por vaga.
Ainda entre os mais concorridos estão os Cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO-PM) feminino, com 83,2 candidatas por vaga (416 inscritas para 5 vagas disponíveis) e CFO-PM masculino, com 58,8 candidatos para cada uma das 25 vagas (1.470 inscritos).
Engenharia Civil contabilizou 1.717 inscritos para 39 vagas, ou seja 44 candidatos por vaga. Já Arquitetura e Urbanismo apresentou 981 inscritos para 27 vagas, que totaliza 36,3 por vaga. Odontologia também ficou entre os cursos mais concorridos, 36 para uma vaga. Já Direito ficou com 31,2 candidatos por vaga. No total, foram 1.218 inscritos para 39 vagas.
Já os cursos com a menor concorrência são: Ciências Atuariais (com 1,9 candidatos por vaga); Letras/Línguas Clássicas – Grego e Latim (1,8 por vaga) e Letras – Francês (1,6 candidatos por vaga). A relação completa da concorrência por curso pode ser acessada no site da Coperve. Também foram divulgados os locais de prova e a relação de candidatos com atendimento especial deferido. Para realizar a consulta, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.
As provas referentes à 1ª e à 2ª séries (PSS 1 e 2) serão aplicadas nos próximos dias 16 e 17. Já as provas do PSS 3 ocorrem nos dias 20 e 21 de janeiro de 2013.

Senador garante expansão dos cursos profissionalizantes aos alunos paraibanos formados no ensino médio


Vital do Rêgo destaca que Pronatec beneficia Paraíba com seis unidades de educação profissional


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vem articulando com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante uma vertente de “novas oportunidades” para os paraibanos dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a partir do próximo ano, permitindo o acesso à educação profissional àqueles que já terminaram o ensino médio ou estejam cursando. “Vamos aumentar o número de bolsas-formação para estudantes que já concluíram o ensino médio e também para os cursos técnicos integrados à educação de jovens e adultos. Para isso, será ampliada a rede de ensino técnico a distância, com adesão do Sistema S”, garantiu o ministro.

Segundo Vital, para 2013, o Pronatec oferecerá 2.290.221 vagas a estudantes e trabalhadores em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada. O senador paraibano já garantiu ao ministro que está prevista ainda, para o próximo ano no Congresso, uma ampla discussão sobre a regulamentação do Financiamento Estudantil para Empresas (Fies-Empresa). A modalidade permitirá aos empresários financiar cursos técnicos para seus empregados.

Vital do Rêgo, já tinha o compromisso formal do Governo Federal na pessoal da Presidente da República Dilma Rousseff (PT), da criação de mais seis unidades de educação profissional na Paraíba até o fim de seu mandato. Na visão do senador, o programa destinado à capacitação técnica e profissional de jovens e adultos, já se transformou na maior iniciativa voltada para educação profissional do país. “A presidente foi muito sensível ao abraçar esse programa que garante a realização do sonho e do futuro de muitos jovens”, comentou.

Em sintonia com o pensamento de Dilma, o peemedebista que votou a favor do projeto no Senado, ressaltou que o Pronatec possibilitará que o Brasil tenha condições de aumentar a produtividade, melhorando a sua produção de bens e serviços, além de favorecer o acesso à renda e o fortalecimento do mercado interno e da indústria nacional. De acordo com o senador, o programa é uma resposta à demanda por mão de obra qualificada no país e se constituirá em um dos pilares para o desenvolvimento do Brasil.

Se reportando a Paraíba o senador destacou que o Pronatec realizará o sonho de milhares de paraibanos que vislumbram no ensino, a perspectiva de um futuro melhor. O programa coloca em operação a garantia de que o ensino médio brasileiro combine o conhecimento geral, mas também a prática específica e as qualificações necessárias para fazer frente à economia do conhecimento e à sofisticação tecnológica.

Parcerias - O Pronatec estabelece parcerias com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) para que unidades escolares deste sistema recebam alunos das redes estaduais do ensino médio. Ainda neste ano, a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos será ampliada para 630 mil vagas.

Expansão - A construção de 176 escolas técnicas e a reforma, ampliação e compra de equipamentos de outras 543 unidades já receberam R$ 1,7 bilhão em investimentos. Serão construídas 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia). Destas, 35 devem estar prontas ainda em 2011.

Combate à pobreza - O acesso aos cursos profissionalizantes será prioritário para os estudantes do ensino médio da rede pública, que sejam beneficiários do Bolsa Família, agricultores e descendentes de indígenas. A legislação que cria o Pronatec reserva 30% dos recursos do Pronatec para o Norte e Nordeste e estimula o aumento de vagas ocupadas por pessoas com deficiência.

O Pronatec  tem a meta de criar 2,4 milhões de oportunidades de formação técnica e profissional para estudantes do ensino médio até 2014. A prioridade para acessar as vagas nos cursos técnicos voltados para o ensino médio são para os jovens de escolas públicas.

Educação de qualidade

Neste âmbito disse estar feliz com o compromisso firmado pela presidente que garantirá sua luta em pelo menos mais seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) nas cidades de Catolé do Rocha, Areia, Pedras de Fogo, Santa Rita (que atenderia Bayeux, Cruz do Espírito Santo e Sapé); e uma unidade especial para atender Itaporanga, Conceição e Piancó.  Há menos de um mês em Guarabira o senador presenteou a cidade com a inauguração de uma unidade do IFPB.  “Serão mais paraibanos que terão acesso ao conhecimento e a educação pública de qualidade. Se quisermos continuar avançando no ranking das nações, com distribuição de renda, é preciso continuar investindo em educação, ciência e tecnologia”, enfatizou Vital. Hoje a Paraíba dispõe de vários Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em cidades como Campina Grande, Guarabira e outros municípios, todos contaram com apoio e emendas do senador peemedebista.

100 mil bolsas

Vital lembra que o orçamento do governo federal tem R$ 3,2 bilhões destinados as 75 mil bolsas, fora os recursos que a Capes e o CNPq já tinham para a bolsa de estudos.

Setores do Plano Brasil Maior vira foco para qualificar mão de obra – Vital do Rêgo também já obteve a garantia tanto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Educação (MEC) de um acordo de interministerial de cooperação para criar, a partir de 2013, 260 mil novas vagas em cursos de qualificação com recursos do Pronatec. As vagas vão atender setores da economia brasileira priorizados pelo Plano Brasil Maior.



Os primeiros setores a serem beneficiados serão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Têxtil e Confecções, Petróleo e Gás, Pesca e Aquicultura e Energias Renováveis. “Se quisermos continuar avançando no ranking das nações, com distribuição de renda, é preciso continuar investindo em educação, ciência e tecnologia, por isso reafirmo que a qualificação profissional precisa atender ao desafio do crescimento da indústria brasileira”, disse o parlamentar.

Albergado é eliminado a bala em Sousa. Assassinos são presos em flagrantes. Familiares invadem DP. Veja Fotos e Vídeo


URGENTE: Albergado é eliminado a bala em Sousa. Assassinos são presos em flagrantes. Familiares invadem DP. Veja Fotos e Vídeo
Por volta das 14:20 desta Segunda-Feira (10), um Homem armado com Pistola, calibre 380, chegou rapidamente a um Bar que fica localizado ao lado do Hospital Santa Terezinha, efetuou vários tiros no Popular identificado por Francisco Eduardo da Paz, 29 anos, que residia no Conjunto Frei Damião.

Os acusados foragiram usando um Veículo Celta, que foi perseguido pelas Guarnições da Polícia Militar por várias Ruas da Cidade de Sousa.


Nas imediações do Mutirão os assassinos abandonaram o Carro e saíram correndo, mas terminaram presos na Lagoa dos Patos por três Guarnições comandada pelo TC, Plutarco do 14º Batalhão.


Com a chegada dos acusados à DP ,a família já estava a espera dos mesmos para uma tentativa de linchamento. Policiais Militares conseguiram evitar com muito esforço a invasão dos Familiares ao recinto da Delegacia.


Os assassinos eram mais conhecidos por, Antônio Carlos Rodrigues, 22 anos, Servente, vulgo, "Pelado" e Elfijones Juvêncio, 25 anos, Solteiro , Cabeleireiro .


O Crime ocorreu no Big Lanche que fica localizado na Rua José Honório, bem em frente ao Hospital Santa Terezinha.


O TC Plutarco contou que a vítima  se encontrava num lava-jato próximo ao local do crime. Francisco Eduardo Paz ao perceber a chegada dos algoz, correu e tentou se esconder no  Bar, aonde foi assassinado com vários tiros de pistola 380mm, arma que depois foi encontrada com os acusados.


Informações que entre vítima e acusados existia uma rixa antiga, o que pode ter sido o motivo do assassinato na tarde desta segunda-feira (10).

O Local do crime foi isolado pela Polícia Militar que ficou a espera do IML para a retirada do Corpo que já foi liberado para a necropsia. 


VEJA VÍDEO


Redação
@folhadosertao 

“Dou meu pescoço se não der certo”, diz Vituriano ao defender medidas para combater a seca na PB


O deputado estadual Vituriano de Abreu (PSC), enquanto acompanhava a ‘Caravana da Seca’ no Sertão do Estado, enumerou quarto medidas a serem adotadas pelo Governo Federal para fazer com que o sertanejo possa conviver com os efeitos da estiagem que castiga a Paraíba.
“Eu dou o meu pescoço se isso não der certo”, garantiu o parlamentar que é natural da cidade de Cajazeiras.
De acordo com o pensamento de Vituriano, Dilma deveria dar continuidade às ações do DNOCS (Departamento Nacional de Obras no Combate a Seca), reestruturar a SUDENE nas características que foi criada; voltar o projeto sertanejo, que consistia em fazer mini-obras estruturantes e dar assistência ao sertanejo como subsídios e, por fim, a agilizar a transposição das águas do Rio São Francisco.
Mostrando o açude de São Gonçalo e o perímetro irrigado no município de Sousa como um projeto do DNOCS que deu certo, Vituriano disse que se fosse a presidente da República começava no outro dia as medidas, pois, não existiria projeto melhor. No entanto ele considerou que será difícil ecoar sua voz no Planalto.
“Só que não temos ainda como sensibilizar ninguém porque após nossa voz, de quem conhece a historia, vamos ter que ouvir tecnocratas de outro lugar apelando para bobagens. Simplesmente toda vez que a seca chega tem que se assistir esse desastre, essa vergonha que estamos vendo agora. Portanto, eu queria que o país me ouvisse e botasse o que estou dizendo na prática”, afirmou.
Roberto Targino – MaisPB

Jovem de Cajazeiras morre em acidente de moto na PB 400; Outro ficou ferido


Com o impacto, o jovem caiu ao solo e teve morte no local. O corpo de Francisco foi encaminhado para o IML de Patos.
Jovem de Cajazeiras morre em acidente de moto na PB 400; Outro ficou ferido. Fotos!
Mais uma morte na PB 400 de Cajazeiras
O cajazeirense Francisco Filho de Piedade, morador do sítio Terra Molhada, sofreu um grave acidente quando transitava em uma motocicleta na PB 400, que liga a cidade de Cajazeiras a São José de Piranhas.
O acidente ocorreu nas proximidades do Distrito de Boa Vista, município de São José de Piranhas.
De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco conduzia uma motocicleta de cor preta, quando bateu na traseira de um caminhão da empresa “Limpa Já”, com placas d cidade de Patos.
Com o impacto, o jovem caiu ao solo e teve morte no local. O corpo de Francisco foi encaminhado para o IML de Patos.
Já o jovem José Alves Batistas, de 18 anos, que estava como garupa da motocicleta, ficou ferido e foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Regional de Cajazeiras, mas passa bem.
Na semana passada duas pessoas morreram na rodovia 400, vítimas de acidentes.

  
DIÁRIO DO SERTÃO com fotos do Radar Sertanejo
 

Filha de empresário da região de CZ e amiga são assassinadas a tiro no Paraná. FOTO!


O corpo de Valéria foi transladado para São João do Rio do Peixe, onde será sepultado.
Filha de empresário da região de CZ e amiga são assassinadas a tiro no Paraná. FOTO!
Valéria foi morta com um tiro na nuca
A jovem Valéria Dantas Fernandes, de 32 anos de idade, natural da cidade de São João do Rio do Peixe, região de Cajazeiras foi assassinada a tiros nesse final de semana em Curitiba, Estado do Paraná
A vítima, que é filha do empresário Zé Caboclo foi assassinada pelo ex-esposo, Bruno Veríssimo, de 33 anos, natural de Curitiba.
O acusado assassinou a ex-esposa com um tiro na nuca e também a jovem Jéssica Letícia, de 18 anos, que estava com Valéria no momento.
Segundo informações de familiares, o crime foi motivado porque a Valéria não acitava mais viver com o ex-marido.
O corpo de Valéria foi transladado para São João do Rio do Peixe, devendo chegar nessa terça-feira (11), onde será sepultado.
O pai da jovem tem um comércio próximo ao Mercado Público da cidade.
Acusado de matar duas jovens em Curitiba, Estado do Paraná
DIÁRIO DO SERTÃO com o Folha do Vale
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

AÇUDE ORÓS SUA HISTÓRIA É COMOVENTE E JÁ SE PASSARAM SEUS 52 ANOS


                                          AJUDA DO CÉU PARA OS DESABRIGADOS
No inesquecível caso do transbordamento do Açude Orós, a Base Aérea de Fortaleza teve papel de destaque
Fortaleza. Há 50 anos a barragem do Açude Orós, ainda com obras em andamento, começou a acumular água. As chuvas do ano de 1960 intensificavam-se, caindo torrencialmente. Provocaram o transbordamento das águas do açude. Uma enchente de grandes proporções inundou inúmeras cidades do Vale do Jaguaribe. Mais de 100 mil pessoas ficaram desabrigadas. Teve início, então, uma das maiores operações de ajuda humanitária no Estado. O Segundo Comando Aéreo (II Comar) acionou a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). As informações chegadas à Capital cearense eram vindas por meio do Radioamador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que alertou durante vários dias e noites o acidente. Como relembra o jornalista Carlos Célio de Souza, chefe do reportagem deste jornal, a emissora Ceará Rádio Clube (PRE-9) fez campanha pedindo a população que enviasse câmaras de ar, que foram lançadas de avião nas áreas alagadas. Assim, as primeiras ajudas caiam do céu. A assessoria de imprensa da BAFZ revela que os livros históricos do órgão registram a formação de uma verdadeira ponte aérea, com aviões e helicópteros prestando resgate aos moradores situados em áreas de difícil acesso, que se encontravam completamente cercadas pelas águas do Orós. Com a finalidade de transportar alimentos, remédios, roupas e agasalhos, os trabalhos de descarregamento e carregamento de aviões aconteciam 24 horas por dia. A Infantaria de Guarda e os Esquadrões de Comando, Suprimento de Manutenção, de Material, entre outros, tiveram missões destacadas. O próprio comandante das Operações, coronel aviador Ovídio Gomes Pinto, participou, num helicóptero Sikorsky S-55, de inúmeras missões de resgate dos desabrigados, alguns resgatados do telhado das casas submersas. O presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobrevoou as áreas atingidas, providenciando pessoalmente a implementação da ajuda federal aos desabrigados. A Presidência da República pôde acompanhar, diariamente, os relatórios de operações da Campanha Orós, oriundos do Comando da BAFZ, o que permitiu a aplicação dos recursos financeiros, materiais e humanos necessários. Com uma expressiva parte de seu contingente envolvido diariamente, nos municípios afetados, a BAFZ conduziu as ações com total eficiência. Os militares trabalharam incansavelmente, salvando a vida de inúmeras pessoas, assim como uma grande quantidade de animais na área inundada. Concluída a campanha e cessadas as chuvas, deu-se início, por determinação expressa da Presidência da República, ao trabalho de reconstrução, 24 horas por dia, do Açude que leva o nome do então presidente Juscelino Kubitschek. No momento de inauguração, a BAFZ pode orgulhar-se, com justiça, da ação de seus homens. Fique por dentro - História revivida - Localizado no leito do Rio Jaguaribe, na região Centro-Sul do Ceará, o Açude Orós tem uma história que remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam dizimando um grande número de pessoas e animais. Represar o Rio Jaguaribe e fazê-lo perene surgiu como a alternativa mais viável para resolver o problema da escassez de água no sertão cearense. Ao ser construído, chegou a inundar vilarejos próximos ao leito do rio, dentre eles o mais famoso: Conceição do Buraco, hoje Guassussê. Foi construído pelo Dnocs, tendo suas obras concluídas em 1961. Erotilde Honório - Despertar a memória - "As notícias sobre as chuvas e a barragem do Orós tomaram contam não apenas do Ceará, mas de todo o País. As manchetes dos jornais nos três dias que antecederam o desfecho eram dramáticas. O desastre não foi maior porque a natureza foi providencial: primeiro, protegeu os moradores da bacia do açude, fazendo baixar o nível da água pelo escoamento; segundo, a parede não rompeu, a água foi traçando seu próprio caminho, desgastando gradativamente uma das laterais até chegar à fundações. (...) As consequências sociais da enchente não eram aventadas em notícias, mas houve uma grande mobilização em torno do Orós e suas vítimas, num movimento de solidariedade humana que ainda não se verificava em nossa terra, em tais proporções e profundidade, mesmo nos momentos culminantes de sua história. A tragédia do grande reservatório é uma tragédia que paga a si mesma pelos benefícios que provocou à margem de seus males. O Orós, que era a mais querida de nossas obras públicas, tornou-se agora qualquer coisa de sagrado e inviolável graças ao clima psicológico que desencadeou no Estado e fora dele, em virtude da ameaça de sua destruição. Graças a Deus, a majestosa represa teve apenas que ser reconstruída. E graças ao presidente Kubitschek, a reconstrução iniciou rapidamente".Trecho do livro "O Despertar da Memória: as narrativas dos excluídos da terra na construção do Açude Orós", (págs.63 a 65). As fotos abaixo foram registradas nos meses de março e abril de 1960, pelo 1º tenente fotógrafo José Rastelli. Fazem parte do material de imagens exclusivas de uma visita do presidente Juscelino Kubitschek (JK)
ao Ceará, que veio ver os estragos causados pelo acidente. Fonte do repórter do Jornal Diário do Nordeste Janayde Gonçalves.

Vital analisa PEC que permite ao Senado ouvir regularmente dirigentes de agências reguladoras


 

Sen. Vital do Rêgo. foto: Maura Mosquera (ASCOM)
Como membro da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) analisa na próxima quarta-feira (12) em reunião do colegiado, proposta de emenda à Constituição (PEC) que obriga os dirigentes das agências reguladoras a prestarem contas ao Senado anualmente.
Segundo Vital, a proposta que tem como autor o senador Walter Pinheiro (PT-BA) estabelece que os ocupantes de cargo público que tiverem sua escolha aprovada previamente pelo Senado Federal devem comparecer ao Senado, anualmente, para prestar contas de suas atividades nos respectivos órgãos ou entidades. “É justo que dirigentes que têm a responsabilidade de decidir e implementar políticas públicas relativas a serviços e atividades fundamentais para o país, prestem contas de sua atuação ao Parlamento, ao país”, afirmou o senador paraibano.
De acordo com a proposta, não são obrigados ao comparecimento anual os magistrados, embaixadores, membros do Tribunal de Contas da União e o procurador-geral da República, para preservar a independência dessas funções. O provimento de todos esses cargos também depende de aprovação do Senado.
Depois de aprovada na CCJ a PEC terá de passar por votação em dois turnos no Plenário do Senado antes de seguir para a apreciação da Câmara dos Deputados.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Condenados por crimes na Paraíba terão que fazer exame de DNA



A coleta de perfil genético para identificação criminal, prevista na Lei 12.654/2012, sancionada em maio deste ano, entrou em vigor no último dia 29
Portal Núcleo de Notícias
Banco de DNA
A Paraíba e mais 14 estados passaram a integrar um banco de DNA. Com a lei, condenados por crimes violentos serão submetidos, obrigatoriamente, ao exame de DNA. Até agora, não havia previsão legal para fazer identificações genéticas.

Os 15 estados que passaram a integrar esse banco são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Paraíba, Amazonas, Amapá, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da Polícia Federal, têm estrutura pronta para alimentar a rede nacional de perfis genéticos.

A coleta de perfil genético para identificação criminal, prevista na Lei 12.654/2012, sancionada em maio deste ano, entrou em vigor no último dia 29. O banco de DNA ajudará na elucidação de delitos nos quais forem encontrados vestígios com materiais biológicos de criminosos. Os dados relacionados à coleta do perfil genético deverão ser armazenados em banco de dados gerenciado por unidade oficial de perícia criminal.


A lei prevê que as informações dos bancos de dados são sigilosas e somente poderão ser acessadas por agentes públicos devidamente credenciados nas unidades de perícia de cada Estado e do Distrito Federal.

O titular da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL-MJ), Marivaldo Pereira, informa a coleta de DNA já existe em vários estados para a coleta de vestígios e aqueles doados voluntariamente por acusados. O que muda é que a lei traz hipótese de coleta obrigatória e integração de dados e permite mais eficiência na identificação de autores de crimes.

“A nova legislação amplia a possibilidade de coleta de material genético para fins de investigação criminal, antes limitada à coleta de vestígios na cena do crime. A criação de bancos de perfis genéticos interligados em rede aumentará a eficiência da investigação penal e contribuirá para a redução da impunidade” avalia o secretário Marivaldo.

Com a nova lei, o juiz responsável pela investigação criminal poderá ordenar a identificação criminal do suspeito, por sua própria iniciativa ou em resposta a pedido do delegado de Polícia, do promotor de Justiça ou da defesa do acusado, para confronto com os vestígios encontrados no local do crime. Além disso, no momento da condenação, o juiz poderá determinar a coleta do material genético do condenado por crimes praticados dolosamente, com violência de natureza grave contra pessoa, ou por qualquer dos crimes hediondos.

O decreto deverá dispor sobre o funcionamento da rede e sobre os parâmetros mínimos para a gestão dos bancos de perfis genéticos. A rede integrada deverá contar com um Comitê Gestor, com a finalidade de promover a coordenação das ações dos órgãos gerenciadores dos bancos de perfis genéticos. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.