sábado, 8 de dezembro de 2012

Rapaz é achado morto em açude próximo a Cajazeiras


Na tarde desta sexta-feira (07), o COPOM foi acionado por um pescador que teria encontrado um rapaz morto junto de uma moto em um açude próximo ao Sítio Picada, na PB-393 que liga as cidades de Cajazeiras a São João do Rio do Peixe.
Uma guarnição da polícia foi enviada até o referido local e ao chegar constatou-se a veracidade dos fatos, encontrando sem vida o jovem Jarbas Ferreira da Silva, 37 anos, casado, segurança, residente na Rua José Alves da Cunha em Cajazeiras.
Segundo informações dos parentes da vítima, o rapaz teria saído na noite da quinta-feira (06), por volta das 22h40, do seu local de trabalho em sua moto Honda Fan 150cc, cor preta, placa NQI-9030. Desde então não deu mais notícias sendo encontrado sem vida, pelo pescador.
A Polícia tem suspeita de que o jovem tenha sido fechado na rodovia por um carro, provavelmente, caindo ladeira abaixo indo parar no açude aonde foi encontrado morto, porém, não se sabe ao certo.
Jarbas era pai de um menino de 6 anos e de uma menina de 9. Ele trabalhava como segurança do Cajazeiras Shopping nas Lojas Americanas localizada no Centro da cidade.
O corpo do rapaz foi colocado no veículo do rabecão, em seguida levado a Delegacia de Polícia de Cajazeiras e encaminhado ao IML de Patos para que sejam feitos os procedimentos legais.
Ontem na BR-230 próximo a Cajazeiras outro homem também foi encontrado morto, ele teria sido atropelado por um carro cujo motorista não prestou socorro à vítima.
Radarsertanejo com Folhadosertao

Policiais militares de CZ participam de atualização do PROERD em J. Pessoa


Foi encerrado nesta sexta-feira (07/12), o curso de atualização para educadores do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar da Paraíba. O evento teve início na última segunda (03/12) e contou com a participação de 75 instrutores, que se atualizaram sobre as metodologias aplicadas nacionalmente no combate às drogas nas escolas, através de aulas ministradas por oito componentes da Polícia Militar de Santa Catarina.
O curso transcorreu no Centro de Ensino da PMPB, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa-PB. Do 6º Batalhão da PM, sediado em Cajazeiras, participaram o Tenente-Coronel Ronildo (Comandante da OPM e Coordenador do PROERD na cidade e região), 2º Tenente Alves, 3º Sargento Iranílton e 3º Sargento Lacerda.
Os referidos instrutores estão capacitados também para prestar consultoria aos seis PMs cajazeirenses que participarão do curso de formação a partir de janeiro de 2013.
Dentre as novidades, o combate ao ‘bullying’ nas escolas foi inserido no novo currículo do PROERD, ficando os policiais instrutores habilitados para atuar tanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), quanto no 7º ano – faixa etária alvo do programa.
 João Florindo B. Segundo – Capitão PM
Chefe da Seção de Comunicação Social e Marketing do 6º BPM

Veneziano visitará cidades da Paraíba visando 2014: “muito faremos ainda por Campina e pela Paraíba”




O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo disse que, após deixar a Prefeitura de Campina Grande, vai visitar vários municípios da Paraíba, tratando do fortalecimento do PMDB com vistas às eleições de 2014. Lançado como pré-candidato a governador pela direção do PMDB Nacional e Estadual, Veneziano disse que, após deixar a Prefeitura, vai continuar com sua atuação política. “Nos encontraremos em breve”, disse.

Segundo Veneziano, em sua vida política ainda há “muito a fazer por Campina e pela Paraíba”. Ele destacou que tem com Campina Grande um compromisso permanente, independente de estar no cargo de Prefeito da cidade, e que vai sempre estar à disposição dos campinenses para contribuir com o desenvolvimento de Campina, considerando, ainda, que sua atuação será estendida para toda a Paraíba.

Esta semana, o Deputado Estadual e Prefeito eleito de Sousa, André Gadelha (PMDB) afirmou que Veneziano reúne todas as condições para ser o futuro Governador da Paraíba. Ele disse que, para isso, as oposições estarão unidas em 2014.

O Deputado disse ter forte convicção da união das oposições em torno da candidatura de Veneziano. “Tenho certeza de que os outros partidos, a exemplo do PT, vão se unir a esta causa, que é a de devolver o poder ao povo, elegendo Veneziano governador em 2014”, afirmou André Gadelha.

De acordo com André Gadelha, Veneziano é um político competente e gestor preparado para comandar o Estado. “Veneziano é um político maneiro, bom de voto, carismático e habilitado para comandar os destinos da Paraíba”, disse André.

André disse também que o PMDB está “extremamente preparado” para as eleições de 2014 na Paraíba e que Veneziano é o nome mais forte do partido para derrotar Ricardo Coutinho. Segundo o Deputado, a rejeição do atual gestor paraibano no interior do estado está muito alta e por isso ele (Ricardo Coutinho) se tornará um alvo fácil na campanha eleitoral.

Vital garante R$ 1 milhão para UEPB e reitora destaca atuação de Senador em favor da Educação na PB




O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) garantiu a liberação nesta semana de recursos no valor de R$ 1 milhão para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), referente à emenda individual nº 28960021. Os recursos foram liberados pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e serão destinados à aquisição de equipamentos para os cursos do Campus I da universidade, em Campina Grande.

A reitoria da UEPB, Marlene Alves recebeu a notícia por meio de um telefonema do senador Vital. “Recebi a notícia por meio de um telefonema do senador Vital e fiquei emocionada. É uma excelente notícia para a UEPB, pois uma universidade estadual receber recursos de uma emenda individual de um senador é de grande importância. O senador Vital tem sido um importante instrumento no processo de aperfeiçoamento da educação na nossa Paraíba. Agradecemos ao senador por levantar a bandeira da educação e acreditar que esse é o futuro do nosso país”, ressaltou.

Marlene Alves disse ainda que a UEPB está em processo de consolidação e esse aporte de recursos resultará na melhoria do ensino na universidade. A reitora da UEPB aproveitou a oportunidade para destacar o desempenho de Vital no Senado Federal a nível nacional. “O senador Vital tem empenhado esforços e tem se destacado na defesa de temas nacionais como a partilha do pré-sal, a corrupção no país, a seca que a assola a Região Nordeste, dentre outros temas”, frisou.

Vital do Rêgo reafirmou o seu compromisso com a educação no estado da Paraíba e citou a Universidade Estadual da Paraíba como o maior patrimônio e a maior esperança de Campina Grande, lembrando a afirmativa do seu pai e ex-reitor da UEPB, Antônio Vital do Rêgo.


Homem mata integrante de banda de forró a tiros na cidade de Patos; confira as imagens!


Familiares estiveram no local do crime e afirmaram que Valdemberg Rodrigues não tinha ficha criminal
Homem mata integrante de banda de forró a tiros na cidade de Patos; confira as imagens!
A PM cercou a área, mas ninguém quis se pronunciar sobre o homicídio. (Foto: Maispatos)
O assistente da banda de forró Espora de Ouro, Valdemberg Rodrigues da Costa, de 30 anos de idade, foi assassinado a tiros no meio da rua, no município de Patos, Sertão do estado. O crime ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (7), na Rua Manoel Torres, Bairro Salgadinho.
De acordo com informações do Centro Integrado de Operações (Ciop) do 3º BPM, a vítima tinha chegado do Estado de São Paulo e estava se dirigindo ao estúdio de música onde se encontraria com outros músicos.
Ainda de acordo com a PM, Valdemberg Rodrigues estava pilotando uma motocicleta Honda Pop quando foi interceptado por dois homens em uma moto. Policiais disseram que o carona efetuou vários disparos no rosto da vítima que perdeu o controle da moto e caiu morto no meio da rua.
A Polícia Militar cercou a área, mas ninguém quis se pronunciar sobre o homicídio. Familiares estiveram no local do crime e afirmaram que Valdemberg Rodrigues não tinha ficha criminal.
 
DIÁRIO DO SERTÃO com Portal Correio

Jovem é encontrado morto em seu quarto. Ele anunciou a própria morte no facebook


Em uma das frases postadas na rede social Neto falou: essa foi minha despedida cheiros a todos a gente vai se encontrar no tempo certo
A morte de um jovem de 28 anos de idade conhecido como ‘Neto Kakaroto’ chocou familiares e amigos. A fatalidade ocorreu nesta quinta-feira (6), no bairro de Valentina Figueiredo, zona da sul da cidade de João Pessoa. Ele anunciou a morte pela rede social ‘Facebook’.
De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem estava em casa e não apresentava qualquer alteração psíquica. Na tarde desta quinta-feira (06), os familiares sentiram sua falta e acabaram encontrado Neto morto em seu quarto. Segundo policiais militares, o jovem teria tirado a sua própria vida.
Através da rede social Facebook, o jovem anunciou sua morte e chocou os amigos. Em um das frases de despedida, Neto disse:“E chegou meu dia. Desculpa aos amigos e meu amor e a demais que esqueci sempre estarei com vocês ta bom deus fique com todos desculpas mesmo".
Em outra frase postada na rede social Neto falou que “essa foi minha despedida cheiros a todos a gente vai se encontrar no tempo certo”.
Postagem de Neto

PORTAL CORREIO

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Viatura da Polícia Civil pega fogo em frente a Delegacia de Cajazeiras; veja vídeo exclusivo!


Viatura da Polícia Civil pega fogo em frente a Delegacia de Cajazeiras; veja vídeo exclusivo!
As chamas consumiram rapidamente a viatura (Foto: Diário do Sertão)
Uma viatura da Polícia Civil pegou fogo e ficou totalmente destruída pelas chamas. O fato aconteceu na última terça-feira (04) em frente a Delegacia Regional de Polícia Civil com sede em Cajazeiras, às margens da BR 230.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local, conseguiu apagar as chamas, mas a viatura já havia sido consumida pelo fogo que se espalhou rapidamente.

Até o momento não há informações sobre a causa do fogo que se iniciou em um mato seco e depois se espalhou atingindo o veículo. A Polícia Civil está investigando o caso para apurar as reais causas do incêndio.

A Polícia Civil não descarta a possibilidade de incêndio criminoso.

A filmagem abaixo mostra o momento exato em que a viatura era consumida pelas chamas. Assista o vídeo abaixo! 

DIÁRIO DO SERTÃO

Após desencontro de informações, diplomação dos eleitos de CZ é confirmada para o dia 18 de DEZ


A diplomação dos candidatos eleitos na última eleição em Cajazeiras acontecerá mesmo para o dia 18 de Dezembro.
A data foi confirmada nesta sexta feira (07) pelo cartório eleitoral local, após veiculação na imprensa que a justiça teria modificado o dia para a próxima segunda feira 10.
O fato é que uma correspondência enviada pelos juízes eleitorais da 42ª zona convidando o presidente da câmara Marcos Barros de Souza, para comparecer a diplomação dos eleitos de Cachoeira dos índios que ocorre no dia 10, causou toda confusão.
O próprio Marcos Barros chegou a confirmar a mudança do dia durante a sessão olene desta quinta feira no Cajazeiras Tênis Clube.
Blogdofurao.com

Confira a coluna Faísqueira do Gazeta do Alto Piranhas desta semana


Tudo escuro
Ainda são dados relativos ao mês de agosto que o Portal da Transparência do município de Cajazeiras vem exibindo. O cidadão que desejar obter informações sobre os meses de setembro, outubro e novembro, tudo leva a crer, que ainda vai demorar muito. Por enquanto nada é transparente, tá tudo embasado e escuro.
Mágoas
A ex-procuradora do município de Cajazeiras, Dra Catarina, estaria profundamente magoada e decepcionada com o comportamento do chefe do executivo municipal, que pouca ou quase nenhuma atenção vinha lhe dispensando nos últimos dias e teria sido por isto que havia entregado o cargo.
Mágoas 2
Dra. Catarina, enquanto procuradora, se entregou de corpo e alma em defesa do governo de Carlos Rafael e se expôs de forma dinâmica e corajosa diante das crises que se instalaram em diversas frentes, principalmente as demandas junto à justiça e ao Ministério Público e ainda os que diziam respeito ao não pagamento do funcionalismo público.
Mágoas 3
Ao renunciar, através de uma carta pública, não saiu detonando o governo do qual serviu, mas por outro lado não teria havido nenhuma manifestação de agradecimento pelos relevantes serviços que prestou num curto período, fato que lhe teriam aumentado as suas mágoas. Por outro lado o governo do município não teria também honrado os compromissos com ela assumidos.
Mágoas 4
Teria ela confidenciado a alguns íntimos amigos que resolvesse “abrir o bico” não tinha quem aguentasse o seu trinado, tal o volume de informações que ela teria dos bastidores da atual gestão do município de Cajazeiras. Tem gente por aí sugerindo que ela começasse a soltar a sua linda voz e que seu canto chegasse até o Ministério Público.
Insalubridade
Os agentes do PEVA do município de Cajazeiras não estão nada satisfeitos com a retirada dos seus contracheques do adicional de insalubridade, como determina a lei. Esta teria sido mais uma maneira encontrada pelos “técnicos” da prefeitura para reduzir o valor da folha de pagamento e para sobrar alguns trocados para pagar aos fornecedores da “muda”.
Transição
Era para ter acontecido mais uma reunião com a equipe de transição nomeada pelo prefeito Carlos Rafael, com a equipe da prefeita eleita, Dra. Denise. Com a renúncia da Dra Catarina e do jornalista José Anchieta, restou apenas Dra Cícera, que ainda não teria tido tempo suficiente para preparar o calhamaço de documentos solicitados na última reunião.
Transição 2
O prefeito Carlos Rafael ainda não teria nomeado os substitutos de Catarina e José Anchieta. Os advogados da Dra Denise estariam preparando um documento para enviar ao Tribunal de Contas dando ciência que a transição de governo, no município de Cajazeiras, é conto de carochinha.
Preço elevado
Pecuaristas têm reclamado do preço do quilo da forragem de sorgo/milho, que está sendo vendida ao preço de R$0,30, na sede EMPASA no município de Sousa. Esta mesma ração é comprada no vizinho estado do ceará ao preço de R$0,18.
Passeata da fome
A comissão formada por deputados da Paraíba, que foi organizada para visitar a miséria, a pobreza e a desgraça das populações do semiárido, possivelmente poucos frutos colherá. Nesta caravana deverá vir algum deputado que pela primeira vez deverá pisar a terra seca do sertão da Paraíba.
Vergonha
Os vereadores eleitos de Cajazeiras, que vão tomar posse no dia primeiro de janeiro, têm recebido duras criticas de uma grande parcela da comunidade no que diz respeito ao posicionamento de alguns edis, com relação a eleição da mesa diretora. A cada dia tem um candidato a presidente diferente. Um frequentador da “boca maldita”, que fica no calçadão da Tenente Sabino “vomitou”: “é uma vergonha”. E concluiu: “a câmara se tornou um grande balcão de negócios”.
Vergonha 2
Diante dos últimos fatos e principalmente do vai e vem dos vereadores já existe uma previsão por parte dos aliados do prefeito Carlos Rafael que proclamam: “vamos derrotar o grupo do casal Denise/Carlos, quem viver, verá”! Ex-aliado de Carlos Rafael, que tem ouvido muitas conversas nos bastidores, também tem esta mesma leitura e diz: Denise será traída pelos seus aliados. Onde tem fumaça, pode soprar as cinzas que tem fogo.  Para acontecer este fato estaria faltando apenas um pequeno detalhe: $$$$$. O fato é que ninguém acredita mais em quem assina documento de adesão e posa para os fotógrafos fazendo o V da vitória.
Jornal Gazeta do Alto Piranhas edição desta sexta 07/12/2012

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Carro forte capota na PB 400, região de Cajazeiras e deixa quatro pessoas feridas


O veículo ficou destruído e as vítimas foram socorridas pelo Samu para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC).
Carro forte capota na PB 400, região de Cajazeiras e deixa quatro pessoas feridas
Acidente na PB 400 (Foto: Radar Sertanejo)
Um grave acidente ocorrido na PB 400, nesta terça-feira (04), entre as cidades de São José de Piranhas e Monte Horebe, deixou saldo de quatro pessoas feridas, são elas: Allan Kardec Soares, de 34 anos, Orlando de Sousa Xavier Neto, de 27, Cleidimar Alves Lopes, de 34 anos e o motorista do veículo, André Pereira de Lima, de 24.
De acordo com as informações do Samu, o motorista do carro forte, de placas da cidade de Olinda, Estado do Pernambuco, da empresa Nordeste perdeu o controle na Serra de Monte Horebe e capotou por várias vezes.
O veículo ficou destruído e as vítimas foram socorridas pelo Samu para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). O dinheiro e as armas que estavam no carro foram recuperados pela empresa.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado. De acordo com informações da Polícia Militar, duas pessoas teriam sido vitimadas faltamente, mas o HRC afirmou que não houve vitimas fatais.
O jovem Cleidimar Alves está internado e tem oestado de saúde mais grave. As vítimas são todas da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba.

Fotos:
 
DIÁRIO DO SERTÃO com fotos do Radar Sertanejo
 

Mulher obriga amante do marido a ficar nua e caminhar em público


A polícia foi atrás da agressora de 25 anos, mas não a encontrou e nem a filha de 15 anos suspeita de ter gravado todas as cenas.
Mulher obriga amante do marido a ficar nua e caminhar em público
Ela foi agredida com um pedaço de bambu (Foto: Reprodução)
Uma mulher inconformada com a traição do marido ao descobrir a possível amante vai atrás dela e realiza várias sequências de espacamento no estado de São Paulo.

O vídeo foi posto pela famíla da agredida que pede a prisão da agressora.
A possível amante tem 19 anos, ela foi obrigada a tirar a roupa. Na sequência, a esposa a obriga a andar nua pela rua. Ela foi agredida com um pedaço de bambu.
A polícia foi atrás da agressora de 25 anos, mas não a encontrou e nem a filha de 15 anos suspeita de ter gravado todas as cenas.

Assista o vídeo abaixo




R7

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

6º BPM GANHARÁ NOVOS EDUCADORES PROERD


 


O 6º Batalhão da PM, com sede em Cajazeiras-PB, terá mais 06 (seis) Educadores do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Tratam-se dos policiais Capitão João Segundo, Capitão Paulo Fernando, Cabo Ronivon, Soldado Aldenor, Soldado Wescley e Soldado Jofre, que foram aprovados em processo seletivo realizado pela coordenação estadual. Os militares passarão por curso de formação, a se realizar no Centro de Educação da PM, em João Pessoa-PB, a partir de janeiro de 2013.

De acordo com o Tenente-Coronel Ronildo (Comandante do 6º BPM e Coordenador local do PROERD), os novos educadores irão reforçar as instruções às crianças no alto sertão paraibano, que já conta com 05 (cinco) componentes.

O modelo PROERD foi criado nos Estados Unidos em 1983, abrangendo atualmente 58 países. Consiste de lições desenvolvidas em escolas públicas e particulares, ministradas obrigatoriamente por policiais militares fardados, preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes.

Na Paraíba, o PROERD conta com 74 instrutores e é coordenado pela Capitão Ticiana. Nos últimos 12 anos, foram formadas (receberam as lições ministradas pelos Educadores) 80.000 crianças paraibanas (julho de 2012), com a meta de formar mais 5.000 até o fim deste ano. Em Cajazeiras e cidades circunvizinhas, o programa já formou mais de 4.000 crianças, ensinando-as a como se prevenir contra os males causados pelos entorpecentes. O lema do programa é: “NOSSAS CRIANÇAS LONGE DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA”.

Aeroporto de Cajazeias tem cercamento reprovado pela ANAC, e terminal de passageiros está deteriorado


Parece que o sonho da população de Cajazeiras e região de ver o aeroporto regional funcionando, está mesmo longe de virar realidade.
Iniciado ainda no governo Maranhão III, a obra que para muitos é a maior de todos os tempos na terra do Padre Rolim, caminha para ser mais uma das tantas inacabadas no estado da Paraíba.
A pista de pouso e decolagem que mede 1600m de extensão e de ótima qualidade é o único orgulho que os cajazeirenses têm, pois se equipara as dos principais aeroportos do Nordeste.
 
No entanto o terminal de passageiros que foi concluído no atual governo, foi motivo de muita chacota entre a população, chegando a ser chamado de “casinha de conjunto” não representando os cerca de R$ 255.000,00 investidos na obra. E os investimentos apesar de altos não estão sendo cuidados, em visita ao terminal encontramos a porta de entrada quebrada, com apenas uma lado no lugar, além de muito mato ao redor do local.
Já o cercamento que era uma obra essencial para as etapas seguintes e uma exigência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Comercial) foi iniciado por volta do mês de Maio, e tendo sido paralisada por várias vezes ainda não foi concluída em sua totalidade como pode ser visto nas fotos feitas na manhã desta terça 04 de Dezembro.
Na semana passada, a ANAC comunicou a desaprovação da obra do cercamento por está fora das normas estabelecidas pela agência que exige o nivelamento da cerca que foi feita parte de estacas de cimento, e outra parte de estacas de madeira. O investimento na chegou aos R$ 185.000,00.
Ainda não houve nenhum pronunciamento por parte dos representantes do governo do estado sobre o assunto, enquanto isso, o jornal Gazeta do Alto Piranhas continua trazendo em sua capa a contagem dos dias de promessa do nosso aeroporto.
Blogdofurao.com

Vital do Rêgo retoma discussão sobre Ato Médico nesta terça-feira na CE




Após analisar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a proposta que trata do exercício da Medicina e determina atividades privativas dos médicos, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) volta debater amanhã (04) o chamado de projeto do Ato Médico na Comissão de Educação (CE).
A matéria (SCD 268/2002) é uma antiga reivindicação dos médicos, que reclamam maior clareza na delimitação legal de seu campo de atuação. O texto determina, por exemplo, que cabe exclusivamente aos médicos o diagnóstico de doenças, mas outras categorias, como psicólogos e nutricionistas, reivindicam o direito de também atestar as condições de saúde de uma pessoa, que engloba aspectos psicológicos e nutricionais.
Bacharel em medicina, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que atua como titular na CCJ, posicionou suas preocupações em relação à regulamentação da proposta. “É iminente a necessidade de vencermos uma dívida milenar que temos com quase 400 mil médicos brasileiros. Pelo compromisso da academia que cursei durante oito anos, e com a obrigação que tenho de representar a classe junto ao País a partir do meu Estado, digo que é de suma importância ter hoje todas as profissões regulamentadas na área da saúde,” colocou o Parlamentar.
Se unindo ao relator da matéria o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) ambos mostram-se  favoráveis à sua aprovação, por considerar que, no texto, não há restrições às atividades dos demais profissionais.
Atualmente, temos no Brasil 185 escolas médicas, que projetam aproximadamente 17 mil vagas para profissionais de saúde. Em relação ao texto do projeto, Vital afirmou que “sem prejuízo da regulamentação da medicina, prevaleceu o bom-senso em muitas posturas e muitos conceitos, em definição sobre competências funcionais desse ou daquele profissional na área de saúde.”
O parlamentar destacou ainda a grande preocupação dos profissionais na área com o avanço da tecnologia que auxilia o exercício da função. De acordo com Vital, esses profissionais precisam ter claramente suas limitações de atuação bem definidas, afim de esclarecer a metodologia de intervenção junto ao paciente ­– ponto que o senador ressalta que foi feito de forma muito criteriosa pelo relator da matéria.
“Esses quase 400 mil profissionais estão constantemente no ‘fio da navalha’ no que diz respeito aos procedimentos que assumem, seja na função de coordenadoria, supervisão ou intervenção direta,” apontou Vital.
Por fim, o senador paraibano parabenizou a relatoria da matéria, reiterando a contribuição dos parlamentares para a classe.
“Hoje, o que estamos fazendo é regulamentar uma das profissões mais antigas da humanidade, o que o país não havia feito até hoje. Graças à ação de grande articulação dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Lúcia Vânia (PSDB-GO), gostaria de dizer, em nome de todos os profissionais médicos do país, de todas as diretorias médicas, que o do Senador Valadares merece ser aprovado por unanimidade na comissão,” finalizou.
O projeto, que já tramita há dez anos, foi aprovado no Senado em 2006, na forma de substitutivo da relatora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Lúcia Vânia. Após três anos de tramitação na Câmara, a proposição foi aprovada com diversas modificações e voltou ao Senado, em outubro de 2009, para manifestação dos senadores sobre as mudanças sugeridas pelos deputados.
A matéria que já tramitou na CCJ, vai passar pelas comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS), antes de ir ao Plenário. No final de dezembro, Antônio Carlos Valadares apresentou seu relatório na CCJ, mas pedido de vista coletivo adiou a votação da matéria.
Em seu voto, Valadares afirma ter modificado o projeto para atender da melhor maneira possível todas as categorias que atuam na área da saúde. Para ele, a definição de requisitos legais para o exercício da Medicina é essencial para evitar a atuação de pessoas inescrupulosas. De outro lado, ele pondera que uma nova lei não pode avançar sobre o que já está regulamentado para as demais profissões.

Senador demonstra confiança na ampliação da fabrica Alpargatas e ressalta politica de geração de emprego de Veneziano




Entusiasta da gestão do prefeito de Campina Grande Veneziano Vital que já entrou para a história como um dos gestores que mais abriu oportunidades de trabalho em tão pouco tempo, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) está esperançoso no tocante a ampliação da empresa Alpargatas na cidade e já vem tratando do assunto com o diretor-presidente da Alpagartas S/A, Márcio Utsch.
Concentrando 95% das exportações de calçados do Estado este ano, a indústria Alpagartas prepara nova ampliação em Campina Grande. “Nenhuma fábrica na Paraíba será transferida ou fechada. A perspectiva é de mais investimentos”, disse Márcio Utsch.
Atualmente, a Alpagartas possui uma receita que gira em torno de R$ 500 milhões por trimestre, em moeda nacional, o que equivale a 68% do total da receita da empresa, uma vez que os outros 32% são de moeda estrangeira. “A Alpagartas está próximo de chegar ao número de 4 bilhões de pares de Havaianas produzidos. A fábrica de Campina Grande responde por 90% desse total, a empresa conta com meu apoio para sua ampliação”, afirmou o parlamentar paraibano.
O senador tomou com base os últimos empreendimentos que se instalaram na cidade graças às condições criadas pelo gestor e que permitiram aos campinenses saírem da fila dos desempregados a exemplo do hipermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar; C&A; Atacadão Carrefour; Atacadão Makro; Maxxi Atacado, Termelétrica Wartsila; Auto Shopping Campina; Fábrica de Calçados Tess, Call Center, que gerou mais de 3 mil empregos diretos na cidade, além de condomínios residenciais. “Nestes últimos quase oito anos Campina Grande experimentou um processo de crescimento em todos os setores, com as oportunidades de emprego surgindo para milhares de jovens”, afirmou Vital. ‘Rainha da Borborema’, Campina Grande, foi a cidade paraibana que mais gerou empregos em outubro deste ano. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE, foram contabilizadas 1.274 demissões e 2.691 admissões no mês, resultando em um saldo de 1.417 carteiras assinadas – ou seja 80,7% do total de empregos gerados na Paraíba no período. João Pessoa ficou em 12º lugar no ranking, com saldo negativo de 34 postos (5.427 admissões e 5.461 demissões). Enquanto que a Paraíba apresentou queda de 14,6% no saldo de empregos formais em outubro deste ano. Ao todo no Estado, subtraídas as admissões pelas demissões, foram gerados 1.754 postos de trabalhos contra 2.056 do ano anterior. O valor é o terceiro pior da série histórica para o mês, nos últimos 10 anos, ficando atrás dos números em 2003 (1.166) e em 2008 (1.646 postos).
Vital observou que mesmo tendo avançado muito nesse campo, o prefeito Veneziano não para e nesse sentido, vem articulando também a ampliação do Call Center, em Campina Grande.
O senador Vital do Rêgo está mantendo contatos com dirigentes da AeC Contact Center para viabilizar a implantação de um Call Center na cidade de Patos. Ele já manteve contato com o executivo Alexandre Moreira, um dos sócios da AeC e com o Prefeito de Patos, Nabor Wanderley, visando definir os detalhes para a implantação da empresa na cidade. Já em Joao Pessoa as obras do call center devem começar este mês, ressalta o peemedebista.
Segundo o coordenador do Dieese, Renato Silva, a previsão para 2013 é de aumento na geração de empregos. “Se acontecer com João Pessoa o mesmo que aconteceu com Campina, teremos um aumento significativo nos postos de trabalho da capital também. Várias empresas têm perspectivas de vir para a cidade, por exemplo, teremos ampliação no segmento de ‘atacadões’”, frisou.
Recentemente o prefeito Veneziano anunciou a construção do maior Shopping Center da Paraíba para Campina, que vai gerar mais de 3 mil empregos diretos. ”Eu fiquei impressionado com o tamanho dessa obra e os benefícios que ela trará para o desenvolvimento econômico de Campina Grande graças ao prefeito Veneziano”, enfatizou Vital.

Vital ressalta que reconhecimento da Unicef e Firjan consagram gestão exitosa de Veneziano em Campina




Senador destaca que Campina Grande alcançou índices altos na pesquisa da Firjan, que avaliou saúde e educação

Acompanhando de perto cada conquista de Campina Grande, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ressaltou a importância das conquistas da gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) que vem tendo o reconhecimento pelos mais importantes órgãos nacionais e internacionais pela melhoria da qualidade de vida dos campinenses.
Logo após a gestão do peemedebista receber a certificação como um dos municípios brasileiros assegurados com o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012”, por avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ontem (03) veio, a comprovação dos avanços na saúde e educação na Rainha da Borborema através da pesquisa que mede o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apresentada no começo da semana que comprova o modelo exitoso de Veneziano na cidade.
Segundo os dados a área da Saúde em Campina Grande atingiu o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) superior a 0,8014 pontos em 2010, considerado alto pela pesquisa divulgada ontem. A cidade também atingiu índices moderados na Educação, com 0,6905 e, no setor de Emprego e Renda, que ficou com 0,7644. A secretária municipal da Saúde, Marisa Agra, acredita que os investimentos na Saúde da Família foram o grande diferencial para o crescimento dos últimos anos.
De acordo com os dados divulgados pela Firjan, um sistema composto por cinco organizações para o desenvolvimento de empresas, o IFDM de Campina Grande teve 0,7521, onde apresentou crescimento, quando comparado ao ano de 2000, que teve índice de 0,5481. Foram divulgados os resultados de desenvolvimento em três áreas. Na área da saúde, houve um crescimento de 0,6091 (considerado moderado), em 2000, para 0,8014 (considerado alto), em 2010.
Conforme a secretária municipal de Saúde, muitos investimentos foram feitos na área nos últimos anos, com a expansão e reforma de unidades de saúde e de equipes do Programa de Saúde da Família, que propiciou o aumento no número de atendimentos, assim como a qualidade dos serviços. “Hoje, 83% da população está coberta na área da saúde. Contamos com 94 equipes do PSF; funcionamento do Hospital da Criança, que realiza cerca de 210 consultas diárias; atendimento às gestantes, que são acompanhadas desde os primeiros meses de gravidez; funcionamento da UPA e outros projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com o governo federal”, informou.
Educação – Na área da Educação, a cidade passou de 0,5624, em 2000, para 0,6905, em 2010, o que, para o secretário Walber Colaço, “é fruto dos investimentos feitos tanto na formação de professores como na estrutura física das escolas, levando a um desenvolvimento de todos os programas da área educacional implantados pela gestão municipal, a exemplo da formação continuada de professores, que passaram a ter condições de cursar especializações, mestrados e doutorados”.
Para Vital, o selo e o crescimento apresentado por Campina no IFDM são reconhecimentos de órgãos importantes que a gestão de Veneziano mudou para melhor a vida dos campinenses. “A Unicef e o índice da Firjan reconhecem em Campina a recuperação e construção de escolas e creches, PCCR dos profissionais da educação, aumento dos PSF,s, UBSF´s dentre outras ações. O selo e a comprovação da Firjan foram conquistadas por Campina, graças a ações da Administração de Veneziano em favor da Educação e da Saúde das crianças campinenses.” Em nível de comparação o parlamentar peemedebista destaca que o Governo da Paraíba no mesmo índice da Firjan ficou somente na 20ª posição entre os estados da federação, notas essas obtidas pela Paraíba nas áreas da educação e saúde que ficaram abaixo da média nacional, segundo o estudo da IFDM.

Câmara Municipal de CZ homenageia na próxima QUI ex- prefeito Chico Rolim


CONVITE

Ultima semana de inscrições para Vestibular 2013.1 da Faculdade Santa Maria


A COCVES – Comissão Concurso Vestibular da Faculdade Santa Maria informa que as inscrições do Vestibular 2013.1 para os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Serviço Social e Administração serão encerradas no dia 07 de dezembro de 2012.
Assim sendo os candidatos que estiverem com seus boletos com a data de vencimento vencida podem baixar outro através do site www.fsm.edu.br, no link Status Inscrição.
Informamos também, que as provas do Vestibular 2013.1 serão realizadas nos dias 13 e
14 de dezembro de 2012, com início às 08 horas (horário local).
Angelo Roncalli