sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Debate Carlos Rafael Carlos Gildemar Pontes e Carlos Antônio


O portal de notícias Diário do Sertão realizou na tarde desta quinta feira (27) o segundo debate entre os candidatos a prefeito da cidade de Cajazeiras.
A câmara municipal foi mais uma vez o local escolhido para realização do debate que teve como mediador o radialista Levi Dantas da cidade de Sousa.
As regras elaboradas pela organização seguiram os mesmos critérios do debate anterior realizado pelo sistema Paraíba de Comunicação, sendo que o portal inovou com blocos abertos para perguntas de representantes de entidades, e para perguntas enviadas pelos internautas.
Os três candidatos a prefeito Carlos Rafael Medeiros (PTB), Carlos Gildemar Pontes (PSOL) e Carlos Antônio Araújo de Oliveira (DEM), compareceram acompanhados de suas respectivas assessorias.
Convites também foram distribuídos para ambas as coligações em número de vinte cada, para assistir ao debate no auditório Maria do Carmo, bem como para autoridades civis, militares e religiosas.
A Praça das Oiticicas mais uma vez ficou lotada de correligionários dos três candidatos, que travaram uma verdadeira “guerra” de agitos e comemoração defendendo as suas cores partidárias.
Já o debate em si não foi muito diferente do anterior, e mais uma vez teve seus momentos mais acalorados nas discussões entre os candidatos Carlos Rafael e Carlos Antônio, que como já era esperado voltaram a trocar acusações entre si. Já Gildemar Pontes, aproveitou a troca de farpas para vez por outra cutucar os seus dois adversários.
No final, o debate acabou com algumas perguntas não sendo respondidas e outras  desconversadas, os candidatos avaliaram o debate como bastante positivo e se colocaram a disposição para participar de outros futuros.
Veja os vídeos das saídas dos candidatos após o debate:
.
Saída de Carlos Rafael:
Saída de Carlos Antônio:

OBS: Nossa reportagem não conseguiu gravar o momento da saída do candidato Gildemar Pontes.
.
Acompanhe as avaliações de cada candidato:
.
Carlos Antônio:
Carlos Rafael:
Carlos Gildemar:

Audios cedidos pela rádio Oeste da Paraíba
Blogdofurao.com

Vital, Veneziano e Nilda Gondim conclamam população para participar da 2ª Passeata e Carreta 15 em CG





O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o prefeito Veneziano Vital e a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) estão conclamando toda a população de Campina Grande para participar da 2ª Grande Passeata do Povo que acontece nesta sexta-feira (28), e a carreata 15 a ser realizada no sábado (29) com doutora Tatiana Medeiros candidata a prefeita da cidade pela coligação “Pra Campina Seguir em Frente”.

Vital não tem dúvidas de que os dois eventos marcarão de vez a campanha de Tatiana, Bruno Roberto que tem crescido a cada dia de forma surpreendente. Certo de que a onda vermelha se formará em torno do Parque do Povo e se espalhará pelo Centra da cidade, o senador já adiantou que a tarde de sexta-feira será especial e histórica. “É impressionante como é visível o crescimento da campanha de Tatiana. Isto é visto nas ações da campanha, com a nossa militância que estará presente batendo o recorde de público da primeira passeata que já entrou para a história politica da cidade como a maior mobilização cívica desta campanha até então. Vamos vestir a nossa camisa vermelha e caminhar com a doutora Tatiana, com o vice Bruno, com o prefeito Veneziano e todos os candidatos a vereador pelo PMDB e partidos aliados”, afirmou Vital.

Diferente dos eventos realizados por outros candidatos, Vital reafirmou que na passeata da Coligação “Campina Segue em Frente”, não terá ônibus de fora nem distribuição de camisas. O povo vai as ruas porque aprova o modelo de gestão de Veneziano e já optou em votar pela continuidade do governo de mudança.

O prefeito Veneziano por sua vez, acredita que mais uma vez os campinenses vindos de todos os bairros da cidade, ajudarão a formar o grande exercito 15 que tem tornado a campanha da doutora Tatiana candidata a prefeita de Campina Grande e do vice Bruno Roberto, uma das mais belas e empolgantes campanhas deste ano. “Vamos para as ruas vestido de vermelho para expressar o sentimento que tomou conta de toda a cidade”, conclamou.

Entusiasta da campanha do PMDB, a deputada federal Nilda Gondim, disse que a Passeata do Povo e a Carreata 15, as maiores mobilizações deste primeiro turno da campanha 2012 em Campina Grande e reviverá as grandes e memoráveis passeatas de 2004 e 2008. “Vamos encher o Parte do Povo e colori as ruas centrais da cidade e expressar o mesmo sentimento pelo desejo da continuidade desse modelo de gestão que deu certo”, pediu a deputada.

A Passeata 15 no Centro acontece nesta sexta-feira no Parque do Povo com concentração a partir das 14h. Já a Carreata 15, será realizada no sábado (29) com concentração a partir das 09h15minh na Avenida Manoel Tavares no Alto Branco.

Senador Vital destaca importância do Plano Juventude Viva lançado pela presidente Dilma




Parlamentar buscará implementar na PB iniciativa que reúne medidas de prevenção à violência e ao preconceito contra jovens negros

Envolto nas atividades de campanha como coordenador geral da campanha do PMDB e dos partidos aliados na Paraíba, além das suas atividades que o mandato lhe confere, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ressaltou a importância do recém-lançado Plano Juventude Viva, com articulação interministerial e parceria com estados, municípios e a sociedade.
O senador avaliou como um importante avanço o plano que mudará a face do dos homicídios que são hoje a principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no Brasil, especialmente entre jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.
Na condição de vice-líder do governo, Vital destacou que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem demonstrado ter muito interesse no combate a essa violência. Construído por meio de um processo participativo, o plano reúne medidas de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física. Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República e apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o parlamentar paraibano já articula a implementação do programa aqui na Paraíba, que tem sido destaque constante na mídia nacional pelos elevados índices de homicídios e em taxas de homicídios contra negros no País.
Municípios - O elevado índice de homicídios de jovens negros acontece em todo o País, mas há uma concentração em 132 municípios, que terão prioridade na execução do plano. A proposta, que integra a estratégia do governo prevista no Plano Plurianual 2012/2015, responde a uma decisão da 1ª e 2ª Conferência Nacional de Juventude, realizadas em 2008 e 2011.
Segundo o Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no Brasil atingem jovens, dos quais mais de 75% são negros e de baixa escolaridade, sendo a grande maioria do sexo masculino.
Ações se concentram em 4 eixos
Fim da Cultura de Violência
Sensibilização da opinião pública sobre banalização da violência e a necessidade de valorização da vida da juventude e da garantia de seus direitos. Além de campanha de comunicação, será construída uma rede de mobilização para fortalecer entidades ligadas a esta causa e engajar outras instituições.
Inclusão, Emancipação e Garantia de Direitos
Programas para pessoas de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade fomentarão trajetórias saudáveis e oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo, com a atuação dos jovens na superação da cultura de violência.
Transformação de territórios
Ampliação da presença do Estado nos bairros com mais homicídios, por meio de espaços de convivência. Além dos programas Usinas Culturais e Estação Juventude, criados para atender as demandas do plano, há outras iniciativas como: Academias de Saúde, Praças da Juventude, Pontos de Cultura, Mais Educação e Centros de Economia Solidaria.
Aperfeiçoamento institucional
Prevenir discriminações na escola, no sistema de saúde, na polícia, no sistema penitenciário e de justiça é central para a superação dos estigmas sobre os quais se fundamenta a violência. Para o enfrentamento ao racismo institucional, está prevista a qualificação de servidores.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

EXCLUSIVO Grupo CAOA desiste de implantar montadora de automóveis na Paraíba e decide instalar fábrica em Pernambuco


O Blog obteve na manhã desta terça-feira (25), com exclusividade, a informação de que o Grupo CAOA não irá mais instalar a sua montadora de automóveis em solo paraibano. A notícia foi repassada ao Blog por uma fonte fidedigna, que goza da amizade pessoal com o empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, um dos sócios do grupo, que é leitor assíduo do Blog.

Segundo informou a fonte, o empresário disse ter ficado de mãos atadas em relação à instalação da montadora em solo paraibano, quando questionado pelo sócio sobre o tratamento que o grupo vem recebendo na Paraíba. “Como é que o grupo CAOA pode implantar uma montadora em solo paraibano se nem aqui nós podemos vender nossos carros”, disse Carlos Alberto.

O empresário se referiu a decisões judiciais que provocaram o fechamento de duas lojas do grupo na grande João Pessoa, sendo uma na Avenida Epitácio Pessoa, na capital e outra na cidade de Cabedelo. “Por mais que eu advogasse que o investimento deveria ser feito no meu estado, meu sócio foi contra e eu não posso discordar dele”, disse o empresário Carlos Alberto.

A fonte informou ao Blog que Carlos Alberto estava muito chateado com o ocorrido e que a decisão de não mais instalar a fábrica em solo paraibano, optando por levar o investimento para o vizinho estado de Pernambuco, é definitiva.

Para os que acham que a vinda de uma montadora de automóveis para a Paraíba não representaria muito, ele citou o exemplo da cidade de Anápolis-GO. “Antes de instalarmos uma montadora do grupo, Anápolis tinha cerca de 300 mil habitantes. hoje tem mais de 500 mil e a fábrica é a principal fonte de renda da cidade e da região”, afirmou ele.

Carlos Alberto disse que já mandou comunicar a decisão ao governador Ricardo Coutinho.

Do Blog

Advogado de Neguin do Mondrian chama de “descabidas e desmedidas” atitudes da direção do PDT


Mediante toda confusão que vem sendo gerada entre a direção municipal do PDT (Partido Trabalhista Brasileiro) e Neguin do Mondrian, o advogado Rivaldo Correia Lima que defende os direitos do candidato a vereador, se reportou sobre o assunto nesta terça feira.
Para Rivaldo o que está acontecendo no caso é uma “retaliação severa”, uma vez que Neguin sequer pode usar o seu espaço que tem por direito no guia eleitoral da coligação. “É como se estivéssemos voltando aos tempos da Ditadura”, ressaltou o advogado.
Ele disse que já foi remanejado um requerimento a 68ª zona eleitoral, solicitando o direito do candidato participar do guia eleitoral, bem como que lhe seja fomentado o material necessário de campanha, o que será feito posteriormente, frisou.
Dr. Rivaldo Correia Lima lembrou ainda que não se pode punir um filiado que está cumprindo fielmente as diretrizes e princípios partidários. Ele salientou que Neguin não subiu em nenhum palanque de oposição, ou tomou qualquer atitude que infringisse os princípios do PDT, afirmou.
O advogado disse ainda que está havendo pressões descabidas e desmedidas, em detrimento da liberdade e da possibilidade de levar as ruas a candidatura de Neguin do Mondrian.
.
Relembre o caso:
Jr. Araújo ainda secretário da atual administração, reuniu um bom número de lideranças e propôs o fortalecimento do PDT, que estava apagado e sem poder político na cidade de Cajazeiras.
A proposta segundo uma boa parte dos candidatos, seria formar um grupo forte e que desse condições de eleger um maior número de vereadores, garantindo o apoio ao candidato da situação Carlos Rafael.
Com a aproximação da data das convenções, Jr. Araújo mudou de ideia e resolveu apoiar o candidato das oposições Carlos Antônio, vindo a ser escolhido como candidato a vice na chapa.
A mudança da água para o vinho não foi “digerida” por vários candidatos a vereador do partido que resolveram continuar ao lado do prefeito Carlos Rafael, indo de encontro à decisão de Jr. Araújo.
.
Ouça o audio da reportagem feita pelo repórter J. França:
Blogdofurao.com 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

MPF denuncia ex-prefeito Carlos Antônio por desvio de cerca de R$ 300.000,00 de convênio com a FUNASA


O Ministério Público Federal deu entrada desde o dia 15 de Agosto de 2012 na 8ª Vara Federal na cidade de Sousa-PB, a uma denúncia contra o ex-prefeito Carlos Antônio Araújo de Oliveira, por desvio de recursos federais na ordem de mais de trezentos mil reais, de convênio firmado pela prefeitura municipal de Cajazeiras com a FUNASA no ano de 2007.
Os recursos, eram destinados a construção de sistemas de abastecimento de água através de adução, reservação, distribuição e ligações domiciliares.
O procurador Bruno Barros de Assunção, cita na denúncia que as obras não foram executadas e chama de “manobra criminosa” empreendida pelo denunciado Carlos Antônio Araújo de Oliveira, para desviar recursos públicos.
.
Veja todo teor da denúncia:

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Geraldo Lira desmente boatos do Facebook e reafirma apoio a Carlos Rafael


O empresário Geraldo Lira (O Rei das Confecções) reafirmou o seu apoio à candidatura de Carlos Rafael, e recepcionou o prefeito como também o seu candidato vice Adjamilton Pereira, com um café na manhã desta segunda feira 24.
Com o gesto, Geraldo desmente alguns boatos gerados na rede social Facebook de uma suposta adesão à candidatura do ex-prefeito Carlos Antônio Araújo de Oliveira, publicada na semana que passou.
Quem esteve acompanhando a comitiva do prefeito foi o também empresário Lira do Mondrian Motel, que pousou para a foto fazendo o V da vitória.
Durante a reunião, Geraldo Lira conclamou o seu apoio e dos seus funcionários a candidatura de Carlos Rafael, e disse que os boatos que circularam na internet não passam de especulações de pessoas que querem tumultuar o pleito, afirmou.
Segundo os dois candidatos a prefeito e vice, novas adesões deverão ser anunciadas no próximo evento da coligação que será realizado na próxima sexta feira 28.
Blogdofurao.com

Vital garante que Tatiana deu show em debate e estar mais preparada para governar Campina Grande




O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu neste sábado (22), que a doutora Tatiana Medeiros, candidata do PMDB a Prefeitura Municipal de Campina Grande, demonstrou em todos os debates realizado até o momento, que é a mais preparada e tem condições de governar a cidade, dando continuidade ao modelo de gestão implantado por Veneziano.
Coordenador geral da campanha do PMDB na cidade, Vital citou como exemplo, a participação da peemedebista no debate deste sábado promovido pela TV Borborema em parceria com a TV Tambaú e Rádio Clube. No debate, transmitido direto da Câmara de Vereadores, Tatiana, conforme observou Vital, deu um show em relação aos concorrentes, apresentando as melhores propostas que pretende implantar a partir de 1º de janeiro de 2013.
Conforme observou o senador, a candidata da coligação “Campina Segue em Frente”, respondeu com segurança as perguntas dos jornalistas e dos candidatos concorrentes, e ainda teve autocontrole para não deixar de levar pelas provocações. “Sem dúvida a candidata Tatiana demonstrou em todos os debates que tem as melhores propostas e estar preparada para governar os destinos de Campina Grande”, afirmou.
No debate deste sábado, Tatiana respondeu a perguntas sobre vários temas como transportes, saúde, educação, segurança, geração de emprego, moradia e turismo. Destacou algumas de suas propostas e garantiu que irá dá continuidade as ações realizadas pelo modelo de gestão implantado na cidade pelo governo do PMDB.
Tatiana falou de sua trajetória como coordenadora do Samu 192, tendo consolidado o serviço e como Secretária de Saúde quando ajudou a ampliar o Programa de Saúde da Família – hoje com mais de 90 equipes funcionando -, além de ter tido participação decisiva na implantação do Hospital da Criança e do Adolescente e na UPA.
Firme em suas respostas, disse que estava preparada para governar Campina e que o governo Veneziano recuperou a auto estima da população com obras estruturantes em toda a cidade. Segundo ela, o governo de Veneziano também recuperou a capacidade de investimentos na cidade. Nesse sentido, citou a Feira da Prata, a Vila Olímpica Plínio Lemos, o vias abertas que calçou e pavimentou  mais de 500 ruas, as farmácias, cozinhas e restaurantes populares, a criação do Hospital da Criança e do Adolescente e da UPA, o laboratório do Povo,   a construção e reformas de creches e escolas, entre outras ações que elevaram a qualidade de vida da população. “Eu quero dá continuidade a essas ações”, disse.
Sem se intimidar com as provocações dos adversários, lembrou que o prefeito Veneziano já implantou na cidade o ensino integral em duas escolas e o “Mais Educação em 40 unidades. Se comprometeu a avançar nesse campo, expandindo o modelo de gestão que deu certo. Lamentou a incoerência de alguns candidatos que mesmo o seu grupo tendo passado anos governando a cidade e nada tendo feito, criticam a gestão atual tem ser conhecimento. Enfática, disse que iria valorizar os servidores públicos, realizando novos concursos públicos e criando novos Planos de Cargo e Carreira.
No debate da Rádio Campina FM e associações locais no início da sexta-feira, 21, no Campina Grill, a candidata Tatiana Medeiros, também se sobressaiu melhor em relação aos concorrentes, o mesmo tendo acontecido em outros debates realizados por veículos de comunicação do Estado como a TV Clube.

Restando menos de 15 dias para as eleições Vital, Nilda e Veneziano intensificam agenda de campanha pelo Estado




Vital destaca que multidões vêm acompanhando os eventos onde o cabeludo que se mostra como a esperança da Paraíba

Coordenador geral da campanha do PMDB e dos partidos aliados na Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que vem cumprindo intensa agenda política no Estado fez um balanço positivo das inúmeras campanhas que vem participando conjuntamente com seu irmão o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e sua mãe a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) por todas as regiões da Paraíba.
Restando menos de 15 dias para o processo eleitoral o senador intensifica sua agenda política a da deputada federal e a do seu irmão confirmando suas participações em diversos eventos de campanha por todo o Estado. Ontem (22) o senador peemedebista esteve em João Pessoa junto ao futuro prefeito José Maranhão, em caminhada no bairro do Castelo Branco. Logo após gravou participação para seu guia de TV.
Ainda no período da manhã o congressista se deslocou a Patos. Na companhia do deputado federal Hugo Motta, onde seguiu para atividade do PMDB em Santana dos Garrotes. À noite esteve em Piancó e Rio Tinto, participando ativamente das atividades de campanha ao lado de Hugo. “Em todos os eventos que estou participando observei, também, que há uma forte vinculação da campanha deste ano com a de 2014 e que o povo paraibano já observa Veneziano como a esperança do Estado voltar a se desenvolver e acabar com as perseguições” escreveu Vital.
Já o prefeito Veneziano Vital do Rêgo participou ativamente das campanhas de Maturéia e Catolé do Rocha em apoio aos seus candidatos na companhia do deputado estadual Gervásio Maia (PMDB). Dando importância todas as regiões do Estado a deputada federal Nilda Gondim (PMDB) que preside o PMDB Mulher na Paraíba, esteve integrando as atividades de campanha em Picuí e São Vicente do Seridó, fortalecendo o partido em todo o Estado.
Há alguns dias, integrando a Nação Vermelha que realizou a maior passeata da história de Patos Vital destacou o desempenho da deputada Francisca Mota (PMDB) candidata a prefeitura de Patos, que vem implantando um ritmo de campanha impressionante com arrastões, adesivagens, inaugurações dos comitês: Mulher do Bem e Jovem do Bem, dentre outras ações em todos os recantos do município. Ainda nesse período o senador se fez representar através do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e da deputada federal Nilda Gondim do grande comício do candidato a prefeito de Fagundes Júlio César Cabral (PMN).
Vital que já percorreu mais 1,7 mil km, em dezenas de cidades paraibanas onde pode observar uma forte ligação da campanha deste ano com a de 2014, quando o PMDB terá como candidato ao governo do estado o prefeito Veneziano Vital do Rêgo.
Em Guarabira, o senador Vital e o prefeito Veneziano já foram recebidos pelo povo nas ruas e pela prefeita Fátima Feliciano. Vital e Veneziano percorreram as ruas da cidade e sentiram o calor e a alegria da população. Em Araruna, Vital do Rêgo também ficou impressionado com a força do povo que confirmou nas ruas, o desejo de voltar pela reeleição de Wilma Maranhão. “Em Araruna e confirmei, pela força do povo, a vitória de Wilma Maranhão, pelos serviços prestados à cidade e espontaneidade do povo”, postou. Já em Itabaiana uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade, que culminou com um grande comício, traduziu esse sentimento da população.
O mesmo entusiasmo foi registrado em Sousa, também no Sertão, onde o congressista participou de evento político e ficou impressionado com o crescimento da candidatura do deputado estadual e candidato a prefeitura pelo PMDB André Gadelha.
Diante das inúmeras manifestações de carinho da população aos candidatos do PMDB e dos partidos aliados, Vital não tem dúvida de que a legenda está se fortalecendo para as disputas de 2014.

Vital não concebe que briga entre o Governo do Estado e a PMJP penalize 15 mil pessoas com a suspensão do programa Pão e Leite






Oh, mundo tão desigual / Tudo é tão desigual / De um lado esse carnaval / De outro a fome total”. Foi com essa estrofe da música “A Novidade”, interpretada pela banda Paralamas do Sucesso, com versos de Gilberto Gil e melodia de Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone, que o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) cobrou serenidade aos chefes dos executivos estadual e da capital que devido a uma suposta guerra política que estão travando vem prejudicando milhares de pessoenses com a suspenção do programa Pão e Leite.

Visando fortalecer as políticas de combate à fome na Paraíba, o senador Vital do e a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) não concebem que brigas políticas levem a penalizar mais de 15 mil pessoas que ficaram sem essa fonte de alimento. O senador apoiou a atitude do deputado estadual Trócolli Júnior que propôs deve realizar na próxima semana uma audiência pública para discutir a funcionamento do Programa Pão e Leite na Capital paraibana. “A Assembleia Legislativa, através de sua agenda positiva, e do compromisso que tem com a cidade de João Pessoa e com todo o Estado vai buscar uma solução digna para estas pessoas e que as autoridades federais, estaduais e municipais, que regem o programa, tenham o desprendimento necessário para saber que não dá para brincar com a miséria dos outros”, declarou o deputado.

Vital do Rêgo afirmou que buscará informações por parte do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que repassa as verbas federais para o Governo do Estado comprar o pão e o leite e entrega aos mais de 60 pontos de distribuição da PMJP. “Se as verbas estão sendo repassadas cabe aos gestores estadual e municipal se sensibilizarem e não prejudicarem milhares de paraibanos.”

Recentemente Vital e Nilda foram recebidos em audiência pelo representante da ONU na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO, Helder Muteia. Durante a oportunidade, o senador paraibano explicitou as vantagens do órgão em estabelecer a sede do escritório representativo da Região Nordeste na Paraíba.

Vital do Rêgo tem debatido a urgência da erradicação da fome no mundo com os demais parlamentares do Senado. Em diversos discursos no plenário da casa, o senador falou sobre a fome e os avanços do País no combate à essa problemática. “A Paraíba é o segundo Estado nordestino com índices mais graves de fome,” lamentou Vital do Rêgo.