sexta-feira, 13 de abril de 2012

Senador Vital do Rêgo apoia instalação de internet gratuita nos aeroportos


Vital destaca que sinal está disponível em caráter de teste nas salas de embarque


O relator da Subcomissão Temporária de Aviação Civil do Senado, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que veem defendendo o fortalecimento da aviação no Brasil especialmente para o Nordeste, não só com a estruturação e modernização dos aeroportos como na criação de novas rotas de voos, recebeu com satisfação a conquista por ele defendida da instalação de internet sem fio, grátis e ilimitada que começou a ser oferecida, em caráter de teste (operação assistida), nos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo.

Vital do Rêgo que também integra a Subcomissão Temporária da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016, disse que o sinal já está disponível nas salas de embarque dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Fortaleza, Galeão, Santos Dumont, Recife e Pampulha. Para se conectar, o usuário deve buscar o sinal e abrir o navegador da operadora parceira. O acesso será liberado após o preenchimento de um cadastro e o fornecimento do código do cartão de embarque. O senador paraibano busca ampliar o benefício para os demais aeroportos das cidades subsedes da Copa. “As empresas que prestarem o serviço poderão colocar anúncios nas salas de embarque e nas páginas de internet de autenticação, conforme critérios da convocação pública. Essa é uma contrapartida acertada entre a Infraero e as empresas para remunerar os serviços oferecidos”, afirma Vital.

O parlamentar paraibano que está cotadíssimo para assumir a relatoria do projeto da Lei Geral da Copa (PLC 10/2012), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, voltou a demonstrar preocupação com a fragilidade apresentada pelas conexões ofertadas nos aeroportos da Paraíba. Vital apesar de entender que a infraestrutura aeroportuária é algo muito caro, pois deve primar pela segurança operacional e por equipamentos de alta tecnologia, já propôs vários projetos para criar as condições favoráveis para o fortalecimento dos aeroportos paraibanos. Recentemente se reuniu com o Superintendente Regional da Infraero Fernando Nicácio a quem solicitou a liberação de recursos para a ampliação do aeroporto Presidente João Suasuna, a exemplo da celeridade na após a instalação o ILS. “Não faz sentido um voou de João Pessoa para Aracaju, o passageiro vai enfrentar oito horas de viagem, fazendo conexões em Brasília e Salvador, gastando R$ 805 só na passagem de ida. Já embarcando em Recife, o custo diminui para R$ 165 e a viagem reduz mais da metade do tempo, sendo de três horas e 40 minutos. Proponho como solução o incentivo à aviação regional, estimulando a exploração de linhas que não interessem às empresas maiores”, disse.


Prefeito de Caridade renuncia ao mandato

O prefeito de Caridade, Júnior Tavares, eleito pelo PSDB, renunciou na Quinta-feira Santa o mandato de chefe do executivo. Ele alegou problemas pessoais e disse ansiar por renovação no Município.

Em entrevista coletiva no gabinete da Prefeitura, Júnior Tavares disse que estava deixando o cargo para "dar vez a sangue novo na política de Caridade". "Deixo a Prefeitura, mas não deixo a política, vou continuar ajudando a minha terra natal. Passarei a visitar com mais frequência as comunidades e os amigos que fiz ao longo do período que estive como prefeito", afirmou o ex-prefeito.

"Desde minha primeira gestão em 1996 que criamos um projeto de infraestrutura para Caridade, com ações sociais e muito zelo com os recursos que chegavam ao Município. Prova maior é que o prefeito Ary Botelho terá recursos suficientes para fazer um governo técnico. O Ary Botelho conhece por dentro e por fora a nossa maneira de administrar, portanto tenho toda confiança no novo gestor que irá dar sequência ao nosso programa de governo", ressaltou.

Ary Botelho assume o cargo com a renúncia de Júnior Tavares, por conta da morte do vice-prefeito, Nilton Franco. "Quero fazer um mandato voltado para os interesses do povo de Caridade. Nosso governo será de parcerias com a Câmara Municipal, com o povo e o que é mais importante com os Governos Federal e Estadual", disse.

Família registra filhos com nomes como Némide, Resfa e Sétura



A família Feitosa é famosa no distrito de São Paulino, no município de Acopiara, interior do Ceará. A ´fama´ começou quando o casal de nome bem simples, Antônio e Estelita, decidiu batizar os filhos com nomes diferentes.

Os irmãos continuaram a tradição e, depois de três gerações, Nabucodonosor, Nabupolasar, Némide, Cleópatra, Sétura, Gefon, Atália, Resfa e Selomite fazem parte do mesmo ´clã´ na cidade no interior cearense.

Uma das filhas do casal Antônio e Estelita, Djanira Feitosa, conta que a inspiração para a maioria dos nomes da família veio da Bíblia. Apesar de ter criatividade e das referências históricas, Estelita lembra das dificuldades na hora de registrar os nomes dos filhos.

´Quando eu disse que queria colocar o nome de Nabucodonosor, que foi rei da Babilônia. O funcionário do cartório dizia: ´Esse nome é muito feio. A senhora sabe que Nabucodonosor foi um rei mau e passou anos comendo capim´. Aí, eu dizia: ´Mas isso não quer dizer que meu filho vai comer capim´. Ele nunca comeu até hoje´, conta.

As histórias e constrangimentos da família Feitosa são inúmeros. Quando Cleópatra Feitosa, filha de Djanira e irmã de Nabucodonosor e Nabupolasar, conheceu o marido, o pretendente na época perguntou logo se podia chamar a namorada de ´Cleo´.

´Eu já tive problemas com esse nome dela. Eu fui abrir uma conta conjunta e o gerente perguntou como eu tive coragem de casar com uma mulher com esse nome´, diz o professor universitário Francisco Teles Neto.

Gefon Feitosa, tia de Cleópatra, nome da famosa rainha do Egito, precisa soletrar o nome quando conhece alguém. ´Tenho que dizer letra por letra toda vez´, conta.

Mesmo com os problemas e brincadeiras, o advogado Nabucodonosor Feitosa já se acostumou com o nome. ´É como se a gente tivesse nomes quase com exclusividade´. ´Não existe Feitosa que não tenham partido do mesmo ponto. Não importa o nome, mas o sobrenome é comum a todos´, complementa Nabupolasar.

Presidente do TJ recebe em audiência Juízes e autoridades e garante implantação da 5ª Vara e construção do Fórum de Cajazeiras

                                                        O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, atendendo pelito dos Juízes de Direito de Cajazeiras e do Deputado Estadual Vituriano de Abreu, recebeu em audiência na tarde desta quita-feira (12), os Juízes da Comarca de Cajazeiras e vários representantes da sociedade civil da cidade, além de membros da classe política e da imprensa.
 
  A audiência teve como objetivo encontrar soluções administrativas urgentes para a construção do novo Fórum da Comarca de Cajazeiras e a instalação da 5ª Vara da Comarca.
 É de conhecimento de toda sociedade Cajazeirense que as instalações físicas atuais do Fórum Ferreira Júnior não comportam mais a demanda de ações judiciais ajuizadas diariamente.
A Comarca possui atualmente instaladas e em funcionamento 04 (quatro) Varas e 01 (um) Juizado Especial Cível e Criminal. 
A construção da atual sede do Fórum de Cajazeiras teve inicio no ano de 1976, na administração do ex-Prefeito e advogado Antonio Quirino de Moura e do então Governador do Estado, natural de Cajazeiras, Ivan Bichara Sobreira, cujo terreno foi doado ao Poder Judiciário pelo Município de Cajazeiras.
No ano de 1977, o atual prédio foi inaugurado com apenas uma Vara instalada. A edificação foi projetada para abrigar mais 02 (duas) Varas e 01 (um) auditório para realização das sessões do Tribunal do Júri.
No decorrer do tempo, foram instaladas mais 03 (três) Varas e 01 (um) Juizado Especial Misto e não houve mais qualquer ampliação ou reforma. Não existe sala para os advogados que militam na  Comarca e nem depósito judicial destinado à guarda dos processos arquivados e de bens apreendidos pelo Poder Judiciário.
Atualmente nestas Varas e no Juizado Especial tramitam aproximadamente 14.000 (quatorze mil) processos.
No ano de 2010, o Município de Cajazeiras, na gestão do ex-Prefeito de Cajazeiras, Leonid Sousa de Abreu, adquiriu e efetuou a doação de um terreno com área de 10.000 m² (dez mil metros quadrados), destinado a edificação da nova sede do Fórum Ferreira Júnior. O ex-proprietário do imóvel, Sr. Francisco Gomes, também doou ao TJ-PB, uma área de mais de 1.000 (mil) m², vizinho à área doada pelo município. Mas as obras não foram iniciadas.
No inicio da audiência, a Juíza Diretora do Fórum de Cajazeiras, Drª Silvana Carvalho Soares, apresentou ao Presidente do TJ-PB um relatório circunstanciado, inclusive com fotografias, sobre a situação precária das instalações físicas do Fórum e destacou a necessidade urgente de construção da nova sede do Poder Judiciário, bem como demonstrou a necessidade da instalação da 5ª Vara com o objetivo de minimizar a quantidade de processos em cada uma das Varas existentes.
O Presidente do TJ-PB, Des. Abraham Lincoln da Cunha Ramos, ficou sensibilizado com o problema e firmou o compromisso de determinar, urgentemente, a elaboração do projeto técnico e em seguida determinar a abertura do processo licitatório para a execução das obras. A Diretora do Fórum deverá remeter urgentemente ao Tribunal de Justiça a documentação necessária para a elaboração do projeto.
Segundo o Des. Abraham Lincoln, a partir de agora o Tribunal de Justiça irá adotar a padronização da estrutura arquitetônica dos Fóruns que serão construídos na Paraíba, como forma de minimizar os custos operacionais com a elaboração do projeto e agilizar a sua aprovação.
A Juíza Silvana Carvalho revelou ainda que o novo Fórum de Cajazeiras terá uma estrutura física para instalação e funcionamento de 15 Varas, informação esta acatada pelo Presidente do TJ/PB e pelos presentes.
No próximo mês de maio, o Des. Abraham Lincoln da Cunha Ramos juntamente com a equipe técnica do Tribunal, irá à Cajazeiras para verificar in loco a situação do atual Fórum, bem como a localização do terreno destinado à construção da nova sede.
Com relação à instalação da 5ª Vara, o Des. Abraham Lincoln firmou o compromisso de instalar a unidade judiciária, independentemente da construção do novo Fórum.  A Juíza de Direito, Drª Silvana Carvalho, aproveitando a oportunidade, pediu ao Prefeito Carlos Rafael, a colaboração do Município no sentido de disponibilizar um local para o funcionamento da Vara. Imediatamente o Prefeito colocou-se à disposição para colaborar no que for possível.    
Diante da quantidade de pessoas que compareceu a audiência, o Presidente do Tribunal de Justiça destacou a unidade da população, da classe política e da sociedade civil organizada cidades de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Bom Jesus em torno da concretização do projeto.
Ao final da audiência, todos pediram ao Presidente do Tribunal de Justiça que o mesmo dê especial atenção para adoção dos procedimentos administrativos necessários para a execução da tão importante e esperada obra para os jurisdicionados sertanejos.
Compareceram a audiência os juízes de Direito da Comarca de Cajazeiras Judson Kildere Nascimento, Silvana Carvalho Soares, Dayse Maria Pinheiro Mota, Higia Porto Barreto, Maria de Fátima Lúcia Ramalho que já atuo na 1ª Vara da Comarca, os advogados Antonio Quirino de Moura, Odon Bezerra, Francinaldo Bezerra Lopes, Dirceu Marques Galvão, Hugo Moreira Feitosa, Eugenio Gonçalves da Nóbrega, os Deputados   Estaduais Antonio Vituriano de Abreu, autor do pedido de audiência, e José Aldemir Meireles, Prefeito Carlos Rafael Medeiros, Vereador Marcos Barros de Sousa, Padre Agripino Ferreira de Assis representante da FAFIC, Exandro Oliveira representando o 6º BPM, Valter Marques Cartaxo representando o SINDIBENS, Ricardo Bandeira de Melo representando a AC3, Emilio Moreira da Nóbrega e esposa representando o Sr. Francisco Gomes, um dos doadores do terreno ao Tribunal de Justiça, além dos jornalistas Abrantes Junior e Elizeu Calixto representando a imprensa de Cajazeiras.
Redação Portal CZN com Ascom
        

Dupla armada assalta agricultores e mata idoso com três tiros na região de Cajazeiras

O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (12/04), na divisa dos estados PB e CE, mais precisamente entre os municípios de Bom Jesus (PB) e Ipaumirim (CE). Dois homens armados e com capacetes abordaram três pessoas que trabalhavam numa plantação, obrigando as vítimas a tirarem suas roupas. O agricultor José de Barros Barbosa, 79 anos, foi atingido por três disparos, atingindo a perna e tórax. Ele ainda foi socorrido com vida para o HRC pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, falecendo após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

 A beira da estrada estava estacionada uma moto Honda, azul, placa: 7019- Ipaumirim- CE, o que chamou atenção dos bandidos.
A Polícia entrou em diligências para tentar localizar os acusados que fugiram após o crime.
A região de Cajazeiras tem registrado nos últimos tempos muitos assaltos a mão armada, e a não captura dos bandidos motivam o aumento do número de crimes como estes.
Redação Portal CZN
URL curta: http://portalczn.com.br/site/?p=9856

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mãe finge ser oficial de Justiça para tirar filho da cadeia no AM, diz Tribunal

Ela não responderá a processo penal por ajudar a dupla a sair da prisão.
Presidente em exercício do TJAM descartou envolvimento de servidores.


'Falsa assinatura é grotesca', disse presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (Foto: Marina Souza/G1)'Falsa assinatura é grotesca', disse presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (Foto: Marina Souza/G1)
A mãe de um detento se passou por oficial de Justiça e entregou os falsos alvarás de soltura que liberaram dois suspeitos de estupro e latrocínio, do Centro de Detenção Provisório de Manaus (CDP), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus - Boa Vista), na manhã de sábado (7). A afirmação é do presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), desembargador Domingos Chalub, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (12). Chalub descartou também o possível envolvimento de servidores do TJ no caso.
Juiza que teve assinatura falsificada está de férias (Foto: Marina Souza/G1)Juiza que teve assinatura falsificada está de férias
(Foto: Marina Souza/G1)
De acordo com o desembargador, a participação da mãe do preso aponta para uma fragilidade no sistema penitenciário. Chalub informou que há suspeitas de que não há controle sobre quem entrega os alvarás ou até uma possível facilitação dentro dos presídios para a liberação de detentos. "Temos que apurar se há 'mutreta' na penitenciária", disse.
O presidente em exercício do Tribunal relatou também que contatou a Casa Civil para tratar do caso. "Solicitei que eles peçam uma investigação realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM)", informou.
Segundo Chalub, a mãe do detento não deverá ser processada por ter fingido ser oficial de justiça. "Se ela fez em benefício do filho, ela não tem responsabilidade penal. A lei é assim. Mãe tem mesmo que proteger o filho, até se ele for bandido", ressaltou. Ainda de acordo com o desembargador, a mãe poderá ser punida de outras maneiras, como com a perda de direito de visita ao filho.

Para nossa alegria - Os Simpsons

Confira a coluna Na Boca do Povo do radialista Eutim Rodrigues desta semana

De ex-prefeito a 1º damo
O ex-prefeito de Cajazeiras Carlos Antônio poderá viver o outro lado da moeda a partir de 2013. Com a desincompatibilização da sua esposa Dra. Denise Albuquerque da FAC (Fundação de Ação Comunitária) dentro do prazo estabelecido pela justiça eleitoral para aqueles que pretendem ser candidato nas eleições de Outubro, está provado que ela deverá mesmo disputar o pleito eleitoral em Cajazeiras. A desculpa de se afastar para se dedicar a campanha do esposo não convenceu ninguém, e as conversas agora dentro do grupo é para saber quem será o pré-candidato a vice. Resta-se saber, qual poder o “Primeiro Damo” teria no governo em caso de uma vitória nas urnas.

Não foi falta de aviso!
Entraram pelo cano! Literalmente é o que podemos dizer dos pré-candidatos a vereador do PDT de Cajazeiras, que confiaram no líder maior do partido Jr. Araújo e se filiaram a legenda com a promessa do mesmo de ficar na base do prefeito Carlos Rafael. Araújo que já está praticamente fechado com o ex-prefeito Carlos Antônio, prometeu que não haveria nenhuma mudança no projeto da maioria que era disputar a eleição no grupo de situação, mas não cumpriu. Com a decisão de Junior, os pré-candidatos do PDT agora ou apoiam Carlos Antônio, ou se não apoiarem ajudarão a eleger os pré-candidatos a vereador da oposição na coligação que o partido entrar. É  mole ou quer mais!

E por falar em câmara
Até que tinha parado! Mas começou de novo, os vereadores haviam dado um tempo na apresentação dos famosos “Títulos de Cidadãos”, que na minha opinião deveria ser chamado Coisa de quem não tem o que fazer! Em meio a tantas reuniões importantes realizadas ultimamente como contra o consumo e tráfico de drogas por exemplo, e outras programadas naquela casa legislativa, um ou outro vereador ainda encontra espaço para essas honrarias sem graça e que os agraciados só vão receber para não magoar o propositor. Senhores vereadores, vão procurar fazer algo de futuro para o povo e parem com essas babaquisses!

É rico? então abafa!
As áreas policiais das emissoras de rádio de Cajazeiras esqueceram de uma manchete nesta segunda feira 09. “Empresário cajazeirense efetua disparo, reage à prisão e é contido pela polícia. Esqueceram? Será essa palavra mesmo que devemos usar? A população está se perguntando por que os disparos efetuados pelo empresário Abdiel Brasileiro de Araújo no último domingo em uma churrascaria da cidade não fez parte dos resumos policiais dos programas de rádio. Será que o mal de Alzheimer caiu sobre os nossos repórteres de repente? E se o caso tivesse sido com “Zé Ninguém” de alguma periferia de Cajazeiras, teria sido divulgado? Como diz Antônio Gobira “A balança tem que pesar os dois lados iguais”

Proposta
A cidade de Cajazeiras deve ter hoje pelo menos uns 50 postos de moto-taxis ou mais com cerca de 10 motos cada. Se fizermos a multiplicação, chegaremos ao número de 500 motoqueiros no mínimo. Mas Infelizmente poucos desses trabalham após as 23:00h, e desse período em diante fica difícil para quem precisa fazer uma corrida na nossa cidade. É certo que a noite o perigo de assaltos contra os motoqueiros é bem maior, mas já estava na hora de se criar um plantão noturno de moto-taxis, pelo menos dois postos por noite e os 50 se reversando durante o mês. Vamos alimentar essa proposta.

Igual à cantiga da perua
Para quem achava que o problema das filas em Cajazeiras era privilégio apenas dos bancos, agora está vivendo uma realidade preocupante. Além de sofrermos com o péssimo atendimento bancário, hoje também convivemos com inúmeras filas nas loterias, bancos alternativos, e até em loja estamos penando com a espera. Quer um exemplo? Vá ao Armazém Paraíba pagar ou comprar alguma coisa para ver o tamanho da fila! Enquanto isso, o PROCON não age, a lei aprovada na câmara não vigora, e temos apenas que lamentar e penar! Fazer o que?

“UMA NOVA ACI”
Será a partir deste sábado (14) que a Associação Cajazeirense de Imprensa (ACI) começará a viver uma nova era. A chapa “UMA NOVA ACI” que é formada por integrantes de todos os seguimentos da imprensa local, com novas ideias, vontade de trabalhar, e principalmente compromisso com os sócios, traz uma opção de qualidade para que a associação volte a se tornar forte como em outrora. “Estamos a caminho da vitória e viva a ACI”

Eutim rodrigues é radialista e apresentador dos programas Jornal da Manhã e Na Boca do Povo da rádio Oeste da Paraíba e diretor do Blogdofurão

É rico? então abafa!


As áreas policiais das emissoras de rádio de Cajazeiras esqueceram de uma manchete nesta segunda feira 09. “Empresário cajazeirense efetua disparo, reage à prisão e é contido pela polícia. Esqueceram? Será essa palavra mesmo que devemos usar? A população está se perguntando por que os disparos efetuados pelo empresário Abdiel Brasileiro de Araújo no último domingo em uma churrascaria da cidade não fez parte dos resumos policiais dos programas de rádio. Será que o mal de Alzheimer caiu sobre os nossos repórteres de repente? E se o caso tivesse sido com “Zé Ninguém” de alguma periferia de Cajazeiras, teria sido divulgado? Como diz Antônio Gobira “A balança tem que pesar os dois lados iguais”

Prefeito de cidade do Ceará é alvejado a bala e tiro atingiu peito esquerdo

O prefeito Hellosman Sampaio de Lacerda (PMDB), 61 anos,  do município de Milagres foi vítima de uma tentativa de homicídio no final da manhã desta quinta-feira (12/04), quando estava em sua residência com várias pessoas,  invadida pelo acusado do crime Emanuel Silva ex-secretário de Esportes, Infância e Juventude já que foi exonera. Ele foi atingido com um tiro no peito, sendo socorrido para o Hospital São Vicente de Paula em Barbalha. Após se submeter a uma cirurgia concluída ás 14h00, o prefeito será transferido ainda hoje para um apartamento, e seu estado de saúde é considerado regular.
A polícia está em diligências tentando localizar e prender o acusado do crime que até o presente é desconhecido o motivo do atentado contra o gestor cearense.
Em virtude dos seus serviços como médico humanitário, tornou-se uma grande liderança em Milagres a ponto de se eleger prefeito pela primeira vez nas eleições de 1988 promovendo uma boa administração. Em 1996, voltou ao cargo com idéias simples, mas proveitosas para a comunidade. De forma tal que conquistou a reeleição quatro anos depois. Em outubro de 2008, foi eleito pela quarta vez prefeito de sua terra natal recebendo 56,51% dos votos válidos.
Redação Portal CZN
Com Miséria

Em Plenário: Vituriano cobra explicações sobre oferta de venda do prédio da SAZAKI

O deputado estadual Antônio Vituriano de Abreu usando o plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta feira (11), cobrou explicações sobre a oferta de venda do prédio da CINEP onde funcionou a montadora de motos da SAZAKI em Cajazeiras.
O Leão pediu que a estatal se pronunciasse sobre o assunto, pois segundo ele tanto o governo como a população precisa saber quem está por trás disso tudo.
Os deputados de oposição, também acompanharam Vituriano no pedido, e uma consulta mais apurada no cartório Antônio Holanda em Cajazeiras será feita para que os parlamentares possam saber a quem na verdade pertence o prédio.
“Se de fato ainda pertencer a CINEP, ela tem todo direito de vender afinal de contas é uma estatal, mas porque colocar uma empresa particular para realizar as negociações? Temos que investigar isso a fundo porque pode ter gente querendo vender o que é público”, disse Vituriano.
Já nesta quinta feira (12) também em plenário, o deputado abordou o problema da seca no nosso estado e a situação em que se encontram os nossos agricultores com a falta de chuvas principalmente no sertão.
Vituriano também fez um apelo ao governo federal para que neste ano os agricultores possam receber 14 salários família, como ao governador Ricardo Coutinho que pague um mês do bolsa família, além da criação de um crédito especial para rações dos animais.
Blogdofurao.com

Câmara aprova projeto que torna a lei seca mais rigida

bafometro.1
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) texto que endurece a Lei Seca e aumenta as ferramentas para que a polícia comprove a embriaguez dos motoristas. O texto aprovado ainda precisa passar por votação no Senado e só depois segue para sanção presidencial.
O principal ponto do texto é a ampliação das possibilidades de provas, consideradas válidas no processo criminal, de que o condutor esteja alcoolizado. A lei atual ficou enfraquecida pela decisão tomada no fim de março pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a embriaguez só poderia ser comprovada pelo teste do bafômetro ou por exame se sangue. Na prática, muitos motoristas se recusam a realizar os exames.
Segundo a versão aprovada pelos parlamentares, não será mais necessário que seja identificada a embriaguez do condutor, mas uma “capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência”.
Pelo texto, a comprovação dessa condição poderá ocorrer por “teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito”. O texto também prevê o chamado direito à contraprova – ou seja, caso o condutor não concorde com os resultados destes testes, poderá solicitar que seja realizado o teste do bafômetro, por exemplo.
Via G1

Geraldo Lira bate o martelo e aceita dirigir o Atlético de Cajazeiras

O empresário Geraldo Lira ( O Rei das Confecções) confirmou na manhã desta quinta feira (12) que aceita o convite por parte do conselho deliberativo do Atlético de Cajazeiras, para a direção do clube, que deverá disputar a segunda divisão do Campeonato Paraibano de Futebol 2012.
Geraldo que esperava uma definição sobre a participação do Trovão na competição, tomou a decisão após o anuncio nesta quarta feira por parte do presidente do conselho deliberativo Gutemberg Cardoso, do pagamento das pendências do time junto a Federação Paraibana de Futebol.
Dessa forma a eleição do clube que foi adiada para o próximo dia 21 de Abril, deverá mesmo acontecer com uma chapa de consenso, e uma única candidatura tendo o nome de Geraldo Lira como presidente.
A expectativa agora, gira em torno dos patrocínios que o Trovão Azul do Sertão poderá conseguir junto a Niran e Zirap jeans, marcas as quais Geraldo Lira é representante em Cajazeiras e região.
Blogdofurao.com

O ex-coletivo Girassol está divido em quatro; porém, apenas a decisão de RC deve prevalecer

O ex-coletivo Girassol está divido em quatro; porém, apenas a decisão de RC deve prevalecer Essa brincadeirinha dizer que está tudo sob controle no ex-grupo que impunha um Girassol como símbolo já não cola mais. É conversa para boi dormir. O PSB não está conseguindo mais sustentar a máscara da amizade e os rebeldes já começaram a se rebelar.
O ex-núcleo sindicalista/republicano está divido em torno de quatro candidaturas em João Pessoa: a de Luciano Cartaxo, a de Luciano Agra, a de Nonato Bandeira e a da favorita do Rei, Estelizabel Bezerra.
E ninguém venha dizer que existe "amizade" nesse grupo porque já está notória a guerra instalada.
Rossana Honorato e Fernando Abath são do grupo que defendem abertamente uma aliança com o PT em torno da candidatura de Cartaxo. Esses dois são os mais rebeldes, pois conhecem de perto o "jeito socialista de governar" e pularam para o lado oposto deixando uma nuvem negra suspensa no ar.
Roseana Meira, Luciano Agra e, hoje, declaradamente insatisfeito o vereador Bira uniu-se ao grupo que quer ver Agra de volta na disputa. Digo Luciano Agra porque ele quer voltar, mas quer que o Rei reconheça que ele é o mais forte, o dê autonomia e chame-o para voltar. Depois das desfeitas de Ricardo é o único jeito do prefeito perdoar, com um pedido público de "volta Agra".
Posição que certamente não passa pelos planos de Ricardo. Mas a roda da vida gira de pressa demais e uma hora estamos em cima, em outros minutos embaixo. Quem sabe, mais para frente, Luciano não será a única solução?
Os que não topam Estelizabel, mas não quiseram ser tão radicais em peitar o comandante lançaram a candidatura de Nonato Bandeira. Tentaram reunir forças com partidos, joguinhos de mídia. Contudo, não teve photoshop que pudesse maquiar o fracasso na candidatura do ex-secretário de Comunicação.
Nonato está sendo boicotado pelo próprio Ricardo Coutinho nos bastidores. O jornalista, que antes cuidava em dizer que estava tudo bem, hoje já nem pronuncia o nome de Estelinha. Durante entrevista ontem, se referiu a ela como "a outra candidata".
A bandeira de Bandeira não subiu nem para conseguir deixar o comparsa Luís Tôrres em sua vaga na Secom. E agora, Nonato vai com fumaça no nariz atrás do tempo perdido sendo "amiguinho" de Estela. E olhe que se ele encontrar o tom certo, pode até passar Estela nas pesquisas, basta revelar alguns segredinhos da gestão da ex-secretária e desmascará-la publicamente.
E por ultimo está o soberano. Ricardo Coutinho leva a candidatura de Estelizabel praticamente sozinho nas costas, salvo pelo super apoio político das vereadoras Sandra Marrocos e Raissa Lacerda e da primeira dama, Pâmela Bório: únicas que fazem campanha e a julgar pela experiência das "cabos eleitorais", podemos imaginar a quantas vai essa candidatura. A maior contribuição delas até agora foi ensinar a pré-candidata a se maquiar como menininha.
Raíssa está sempre por perto porque almeja a vaga de vice ao lado de Estela, mas não encontrou ainda alguém que interceda por ela junto ao Rei.
Não adianta observar o cenário. O Rei só enxerga seu próprio umbigo. Vamos ver até quando Ricardo vai insistir na candidatura de Estela e qual a estratégia dos insatisfeitos do ex-coletivo para minar o PSB. Nas eleições 2012, Ricardo vai enfrentar os velhos adversários e os velhos amigos, agora adversários disfarçados e declarados.

Blog do Dércio 

Prefeitura de CZ paga 1ª parcela a PAMIC e IJB pode ser escriturado em nome da UFCG

A prefeitura municipal de Cajazeiras efetivou na tarde desta terça feira (10) o pagamento da primeira parcela da dívida com a PAMIC, entidade que administrava o antigo Hospital Infantil, hoje IJB (Instituto Materno Infantil Júlio Bandeira)
Com o pagamento a oficialização da doação do hospital a UFCG através da escritura pode ser feita, e a universidade a partir de agora poderá receber todos os recursos destinados a casa de saúde, de cerca de R$ 2.600.000,00 podendo chegar a R$ 3.200,000,00
A notícia foi repassada ao diretor do IJB Dr. Francisco na tarde desta terça feira pela assessoria da prefeitura, e recebida com muita alegria pelo administrador do instituto, que a partir de agora poderá fazer todos os investimentos necessários para uma revitalização total da estrutura física como ampliação de leitos, e principalmente na aquisição de mais equipamentos que representarão um grande avanço na saúde de Cajazeiras e região.
Segundo Dr. Francisco, investimentos na ordem de R$ 1.600,000,00 já foram feitos pela UFCG na compra de equipamentos, e recentemente o instituto adquiriu uma nova lavanderia industrial, uma ambulância e um aparelho de ultrasom com tonner 3D.
Ele revelou ainda, que a meta é que até o final do ano, o instituto possa contar com 80 leitos disponíveis, sendo que a capacidade almejada é de 120 leitos para as áreas clínica, obstétrica e cirurgias eletivas.

Mais uma sucessão de fatos e a Paraíba continua a se perguntar: Porque Cássio não rompe com Ricardo Coutinho - Parte II



Recentemente comentei aqui neste espaço o clima que paira na relação entre o Governador Ricardo Coutinho (PSB) e o Senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Citei exemplos de momentos em que as rusgas comuns aos dois e aos assessores foram externadas, através do relato de testemunhas que presenciaram a ira do Senador com o modo como RC governa a Paraíba.
O comentário foi um dos mais acessados dos últimos meses e após ele ser postado, vi Cássio defendendo Ricardo num debate entre os três senadores paraibanos, em rede nacional, veiculado pela TV Senado. O tema era ‘Desenvolvimento da Paraíba', mas o que chamou a atenção dos apresentadores do programa e de quem assistia Brasil afora foi Cássio defender o fechamento das escolas estaduais na Paraíba.
Enquanto isso, os outros dois participantes, Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) criticaram a posição do Governador. “Sou seu aliado, Cássio, mas não posso defender isso”, disse Cícero. “Peraí, Cássio, defender fechamento de escolas não dá, né?”, arrematou Vital. Cássio apenas riu. E o sorriso provocou comentários...
Outro dia, perguntado sobre o que achava de o Governador Ricardo Coutinho desrespeitar os Planos de Cargos de diversas categorias, efetivados no seu governo, ou até mesmo sobre a decisão do governador de desrespeitar a autonomia financeira da UEPB, Cássio se saiu com a desculpa – amarela – de que “o Governador sabe o que faz”.
No caso da TV Senado, talvez Cássio tenha escolhido um momento não oportuno para tentar demonstrar que a relação entre ele e o Governador vai boa. Inoportuno por que, naquele momento, teve que defender algo que não se defende normalmente: fechar escolas num Estado que carece de uma Educação eficaz.
Como Ricardo, nos últimos meses, tem dado mostras de que sabe retribuir quem lhe faz um afago, recentemente nomeou aliados de CCL, após as desincompatibilizações naturais, forçadas pelo período eleitoral. Voltou tudo ao normal? Será?
Mas o que quero dizer, mesmo, não é isso. Comentei só um pouco do que vimos nos últimos dias, após a publicação do último comentário. Na verdade, o que quero colocar é diferente: Cássio não rompe com Ricardo – além dos motivos citados no comentário anterior – simplesmente porque Cássio vai ter que engolir Ricardo Coutinho goela abaixo, novamente, em 2014.
Seguinte: Ricardo, com governo desgastado ou não, é candidato à reeleição. Se melhorar a imagem até lá, é um forte candidato. Se não, idem, pois terá a seu favor uma estrutura estadual ramificada em todos os municípios paraibanos. E isso não é pouca coisa não.
Cássio, apanhado pela Lei Ficha Limpa, está fora da disputa de 2014. Claro que o discurso já pode estar pronto: foi eleito para ser Senador, quer servir à Paraíba como tal, não pode abandonar o cargo que os paraibanos lhe conferiram, coisa e tal.
Como principal opositor, aparece o Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, tradicional adversário de Cássio em Campina Grande. E, entre ficar do lado de Ricardo ou do lado de Veneziano, Cássio deve, novamente, engolir Ricardo a seco. Por isso a sua torcida para que o Mago acerte as coisas no Governo, o que não fez até o momento, passados quase um ano e meio de mandato.
Para Cássio, é assim: ruim com Ricardo desgastado, pior sem ele. É continuar levando, evitando comentar sobre o governo, driblando os questionamentos da imprensa e tendo que amargar situações vexatórias como a do debate da TV Senado. Aquele sorrisinho, Senador, no momento em que o senhor ficou acuado com a questão do fechamento das escolas, disse tudo...
Carlos Magno

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Prefeito Carlos Rafael empossa novos secretários municipais e deixa para a próxima quarta-feira o anúncio do restante da equipe





Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 11, a solenidade de posse da primeira etapa da reforma administrativa por parte do prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael Medeiros de Sousa.

Foram empossados: Francisco Evangelista Nobre da Silva (Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo), José Gilberto Rolim (Secretaria de Infraestrutura), Geraldo Fabrício – Nego Dias (Adjunto da Infraestrutura), Elizabete Rodrigues Gouveia (Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres) e Francicleide Lira Medeiros de Sousa (Secretaria de Cidadania e Promoção Social).

Na sua fala, o prefeito Carlos Rafael destacou o bom trabalho desenvolvido pelos que estavam deixando as pastas, com vistas a concorrerem às eleições para vereador em outubro próximo, agradecendo a todos, e deu as boas vindas aos novos auxiliares pedindo o mesmo empenho e compromisso com a administração municipal e com o povo de Cajazeiras.

“Os nomes que escolhemos foram de pessoas realmente comprometidas com o trabalho sério, correto e de respeito que já vem sendo desenvolvido pela nossa administração”, ressaltou.

Finalizando, o prefeito cajazeirense anunciou para a próxima quarta-feira, dia 18, a posse do restante dos novos secretários, completando, assim, a reforma administrativa.

SECOM

Vital do Rêgo participa de audiência com Ministro do Turismo e solicita recursos para Maior São João do Mundo



A menos de dois meses para a abertura do Maior São João do Mundo, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) continua buscando recursos para garantir o sucesso da festa na edição 2012. Durante essa quarta-feira (11) Vital manteve novo contato com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira a quem solicitou o empenho dos recursos financeiros no valor de R$ 700 mil destinados à promoção de eventos para divulgação do turismo interno em Campina Grande.
Os recursos são oriundos de emenda individual do senador paraibano ao Orçamento Geral da União de 2012. Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico Gilson Lira, Vital do Rêgo também visitou vários órgãos do governo federal a fim de garantir o patrocínio para a festa junina campinense.
No novo contato com o ministro do Turismo Vital lembrou o São João de Campina Grande tornou-se uma das maiores festas populares do país, tendo inclusive alcançado a condição de ser um dos eventos turísticos que atrai pessoas não só do Brasil mas até de outros países durante os 31 dias de realização.
O senador que já havia participado de uma audiência com o ministro no final do mês passado para tratar do mesmo assunto lembrou que desde o ano passado que o Maior São João do Mundo entrou no processo de internacionalização.
Segundo o senador a internacionalização do evento já faz parte do projeto de divulgação da festa com vistas a Copa de 2014, visto que Campina Grande está se preparando para se tornar a cidade sede da festa do Mundial.
Ele lembrou que o São João de Campina em 2011 foi visto por mais de 150 países através da Record News e da Record Internacional.  “Nos últimos anos, sobretudo após ser inserido no Calendário Anual de Eventos da EMBRATUR e reconhecido pela UNESCO como manifestação autêntica da diversidade cultural brasileira, o São João de Campina tornou-se uma das grandes festas populares do Brasil”, afirmou o parlamentar.
O senador paraibano disse ainda que a festa proporciona um incremento na economia regional, movimentando mais de R$ 100 milhões e estimulando a geração de aproximadamente, 12 mil empregos diretos e indiretos para Campina Grande e cidades da região. 
Nos últimos sete anos Vital do Rêgo se transformou no parlamentar que mais disponibilizou recursos de emendas individuais para a realização do Maior São João do Mundo. No ano passado por exemplo, diante da recusa do governo do Estado de patrocinar a festa, ele liberou uma Emenda na ordem de R$ 1 milhão quer possibilitou a Prefeitura Municipal garantir o sucesso da festa.
O senador que além de buscar recursos, também está correndo para ampliar o alcance de divulgação da festa numa parceria com a Rede Record, não tem dúvida de que este ano o São João de Campina Grande terá a sua a maior e melhor edição de todos os anos. Ele ressaltou que há dois meses a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já trabalha na montagem da estrutura da festa. Além do mais esse ano, o São João conforme observou Vital será realizado com Parque do Povo totalmente reformado. As obras da área referentes a terceira etapa, estão em ritmo adiantado e a reinauguração prevista para o dia 1º de Maio.
A reforma do Parque do Povo está sendo realizada graças a recursos de emendas individuais conseguidos por Vital do Rêgo quando ainda exercia o mandato de deputado federal.
Acesse: http://www.senadorvitaldorego.com.br/

Rádio Oeste: 15 anos de boa informação e entretenimento


Inaugurada no dia 11 de abril de 1997, como mais um empreendimento do Grupo Zerinho, capitaneado pelos empresários José Nello Zerinho Rodrigues e Arlan Rodrigues, a Rádio Oeste da Paraíba já entrou no ar com uma linha jornalística pautada na seriedade e na busca da melhor informação, além de uma proposta inovadora de entretenimento para Cajazeiras e região.

Ao longo destes quinze anos de atuação, a credibilidade conquistada pela Rádio Oeste, a "caçula da cidade", só cresceu junto à população e ao mercado publicitário local e regional, numa prova de que a emissora está no caminho certo desde o início, primando pela qualidade e competência dos seus profissionais e zelando pelo produto final que chega à casa de cada ouvinte.

Neste 11 de abril de 2012, Cajazeiras e todo o Alto Sertão estão de parabéns, juntamente com a Oeste e os seus empreendedores, parceiros e colaboradores, que sempre acreditaram ser possível fazer uma emissora de rádio moderna e comprometida com a essência da boa comunicação.

Com informações da revista DestaquePB

terça-feira, 10 de abril de 2012

Veja Vídeo do acidente da Guanabara

ônibus da Guanabara toma deixando dois mortos e vários feridos


Carlos Rafael lamenta ausência de nome de Cajazeiras no primeiro escalão do Governo do Estado


            A saída da dra. Denise Oliveira da presidência da Fundação de Assistência Comunitária (FAC) deixou a cidade de Cajazeiras, uma das maiores e mais importantes da Paraíba, totalmente órfã de uma representação no primeiro escalão do Governo do Estado.
            Contrariando as expectativas de todos, de que os aliados do governador Ricardo Coutinho iriam emplacar o nome de um cajazeirense para o lugar da ex-primeira-dama, Ramalho Leite foi empossado no último domingo, e, como prêmio de consolação, restou a Cajazeiras um terceiro escalão para a ex-secretária municipal de administração, advogada Josefa Vanóbia Nóbrega, empossada como Secretária Executiva da própria FAC, onde já auxiliava a Dra. Denise Oliveira.
            “É lamentável que uma cidade do porte e da importância política, administrativa e econômica para toda a Paraíba, como é Cajazeiras, seja tão desprestigiada no contexto geral do Governo do Estado, tendo que se contentar com migalhas”, disse o prefeito Carlos Rafael Medeiros de Sousa.
            Para o chefe do executivo cajazeirense, tudo isso vem comprovar a falta de prestígio e de força dos aliados de Ricardo Coutinho em Cajazeiras junto ao governador e só quem perde é a terra do Padre Rolim, que ficará sem nenhuma representatividade no primeiro escalão estadual.

Vital lamenta crescimento de onda de escândalos na Paraíba


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a lamentar a onda de denúncias de corrupção que ainda rondam o governo da Paraíba, e disse que os escândalos denunciados em rede nacional evidenciam viés que aparece fortemente, envolvendo 3 estados governados pelo PSB: PB, PE e CE.
No entendimento de Vital quando as denúncias contra um gestor vem por atacado, como estão sendo feitas pela imprensa nacional é porque a situação está insustentável. Vital lembrou que na semana passada ainda sob os efeitos do JampaDigital, o governador voltou a ser alvo de denúncias de irregularidades nas revistas Veja referente a compra superfaturada de ambulâncias e na revista Época sofre empréstimos consignados. Para Vital o atual momento por que passa a Paraíba é preocupante com as denúncias sobre os escândalos surgindo a cada dia e uma velocidade preocupante. “É um escândalo atrás do outro que só envergonha a Paraíba”, lamentou.
A coluna Panorama da Revista Veja, desta semana, traz mais uma nota contra o governador Ricardo Coutinho (PSB). Desta vez, o alvo é um contrato realizado pelo o governo do estado para aluguel de 32 ambulâncias no valor total de R$ 8,7 milhões por ano. Já a reportagem da Época traz uma referente à empresa que são contratadas para realizarem empréstimos consignados sem licitação e sob influência política.
O parlamentar elogiou a postura corajosa do seu suplente, o vereador Tavinho Santos durante sessão na Câmara de Vereadores de João Pessoa, usou a tribuna para, mais uma vez, mostrar sua indignação com a onda de escândalos que vem assolando a gestão pública do Estado e do Município. Também destacou a postura dos deputados de oposição de propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para investigar as denúncias
Em seu pronunciamento Tavinho revelou que ao longo de sua história política nunca presenciei tantos escândalos em nosso Estado e em nossa cidade como no momento. Ele lembrou que em recente reportagens as revistas Época e Veja tornaram público mais dois escândalos sobre locação de ambulâncias e empréstimos consignados. Para o parlamentar, a população está revoltada, e lamenta não ter uma resposta plausível do governo, só desculpas que não convencem. Em um desabafo ele enfatizou que a insatisfação e o sentimento de impunidade estão generalizados.
O vereador comentou que a justificativa do governador Ricardo Coutinho em relação às locações das ambulâncias foi no mínimo pífia, por afirmar que seria uma locação de serviços. Para Tavinho, só faltou o governador dizer que a locação já trazia, além do veículo, equipamento, médico, e também o paciente. Ele também pediu explicações sobre o custo da locação de uma ambulância ser o mesmo que se ela fosse adquirida.
Sobre os empréstimos, Tavinho comentou que não houve licitação na escolha de uma empresa para realizar empréstimos consignados no Estado, com juros considerados por ele exorbitantes, e sem dar a possibilidade dos clientes poderem escolher as melhores condições para realizar o empréstimo.
Concordando com Tavinho, Vital disse que O “Jampa Digital” foi o estopim para todas as outras denúncias que vêm envergonhando nosso Estado e, que estão sendo expostos em todo país de forma pejorativa, nessa onda de propina, corrupção e irregularidades. Ele lamentou o fato dos escândalos se multiplicarem como aconteceu como o caso da ‘Fazenda Cuiá’, o superfaturamento na Emlur que transformou um gari em milionário’ o escândalo da Merenda, as questões do terreno da Acadepol e o Shopping de Mangabeira, e nada foi apurado. “A Paraíba não suporta mais tantos escândalos” lamentou o senador.

Em Cajazeiras: Prédio do governo do estado é colocado a venda e após denúncias placa é retirada

Em 2006, o governo do estado através da CINEP (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba) comprou um prédio onde funcionava a antiga retifica de Motores (Remotores) localizado em Cajazeiras às margens da BR-230 saída para o Ceará, pelo valor de R$ 500.000,00 e na época sedeu para funcionamento de uma montadora de motos da marca SAZAKI, como forma de incentivo ao desenvolvimento do município.
A montadora foi instalada com a promessa de geração de emprego e renda para a cidade e região, mas após pouco tempo de funcionamento foi vendida e segundo informações atualmente está funcionando no estado do Pernambuco.
Na tarde desta segunda feira (09), o prédio onde funcionava a montadora foi motivo de muita polêmica na imprensa local devido a um fato que chamou a atenção de todos.

Placa retirada após denuncias
É que mesmo sendo patrimônio do governo do estado, uma placa de venda foi fixada no local com diversos números telefônicos para os interessados entrar em contato com a empresa responsável Andréa Corretora de Imóveis que ao ser contactada, estabeleceu um preço de R$ 1.800.000.00 (um milhão e oitocentos mil reais) para venda do prédio.
Após o assunto ser destaque em um programa de rádio local, que questionava como um prédio público pode ser colocado a venda sem que haja a apreciação da Assembléia Legislativa do Estado, a placa foi rapidamente retirada do local.
A pressa para retirada da placa foi estranhada por todos tanto quanto a sua colocação. Na sessão desta segunda feira na câmara municipal de Cajazeiras, o vereador Severino Dantas cobrou explicações e pediu para que a direção da CINEP fosse consultada sobre o caso.
Segundo ele, é preciso saber se a estatal do governo do estado tem conhecimento da venda do prédio e se deu autorização para isso. “Esse prédio poderia servir para instalação do polo de Confecções, ou para uma outra empresa que viesse a se instalar em Cajazeiras gerando emprego e renda, precisamos saber quem está por trás disso”, disse o vereador.
Veja abaixo, a certidão de compra do terreno por parte da CINEP:

 
 Blogdofurao.com

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vital do Rêgo analisa potencial econômico do “Maior São João do Mundo” edição 2012



Senador acredita que festejo junino deva gerar R$ 115 milhões, em Campina Grande


Na condição do parlamentar que mais disponibiliza recursos de emendas individuais para a realização do Maior São João do Mundo, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu nesta segunda-feira (09) que o festejo junino deverá injetar este ano mais de R$ 115 milhões na economia de Campina Grande. O valor supera em quase 18 vezes os investimentos de R$ 6,5 milhões que serão realizados com recursos do Governo Federal, Prefeitura Municipal (PMCG) e iniciativa privada, no evento.

Para o senador peemedebista o valor gerado deve superar em 15% a arrecadação de 2011, quando o impacto econômico da festa foi de aproximadamente R$ 100 milhões em Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. estava lutando juntamente com a Rede Record para expandir ainda mais a divulgação da festa na edição 2012. “Mais de 12 mil empregos diretos e indiretos devem ser criados durante a temporada junina na cidade, que aguarda um público estimado em 2,5 milhões de visitantes. Pois nos últimos anos, sobretudo após ser inserido no Calendário Anual de Eventos da EMBRATUR e reconhecido pela UNESCO como manifestação autêntica da diversidade cultural brasileira, o São João de Campina tornou-se uma das grandes festas populares do Brasil”, afirmou o parlamentar.

Vital lembrou que desde o ano passado que o maior São João do Mundo entrou no processo de internacionalização. Segundo o senador a internacionalização do evento que no mês de junho atraiu milhares de turistas de todo o país, faz parte do projeto de divulgação da festa com vistas a Copa de 2014. Isso porque, a pretensão do parlamentar é ajudar a Prefeitura Municipal a dotar Campina Grande de uma estrutura logística capaz de se tornar a cidade sede da festa do Mundial.

Ele lembrou que o São João de Campina em 2011 foi visto por mais de 150 países através da Record News e da Record Internacional. O senador que foi decisivo para que a emissora levasse as imagens da festa para os mais importantes países do planeta, não tem dúvida de que as transmissões da edição 2012 também repetirá o sucesso do ano passado, devendo inclusive, ficar acima das expectativas.

No começo do mês Vital se reuniu com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira para solicitar o empenho dos recursos financeiros no valor de R$ 700 mil destinados à promoção de eventos para divulgação do turismo interno em Campina Grande. Os recursos são oriundos de emenda individual do senador paraibano ao Orçamento Geral da União de 2012.

Tamanho do evento - O São João em Campina Grande é um empreendimento artístico-cultural, no qual se apresentam mais de 500 atrações- dentre artistas de renome nacional e regional- em espaços específicos, numa infraestrutura completa, com bares, restaurantes, camarotes, palcos, palhoças de forró, onde também se apresentam quadrilhas juninas, grupos folclóricos, repentistas, cordelistas e violeiros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Gilson Lira, as marcas patrocinadoras só deverão ser divulgadas a partir do lançamento da festa, previsto para o dia 20 de abril. Com relação ao impacto econômico, estimado em mais de R$ 115 milhões, Gilson Lira concorda com Vital do Rêgo onde relata que a movimentação começa bem antes da festa, se fortalecendo a partir do mês de abril. “Esta movimentação de recursos começa antes do evento, com a circulação em hotéis, setor de moda, e de alimentação. É um acréscimo fenomenal. A própria arrecadação estadual cresce vertiginosamente no período. A de Campina acaba sendo a maior do estado, todos acabam se beneficiando, da costureira ao pedreiro”, disse o secretário.