sábado, 7 de abril de 2012

Fiéis celebram Sexta-Feira da Paixão




















A  tarde da sexta-feira Santa (6) em  Cajazeiras foi marcada pela homenagem dos fiéis à lembrança do julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. A celebração da paixão e morte do Senhor aconteceu na Catedral de Nossa senhora da Piedade  no centro da cidade. Por volta de 16h desta sexta-feira, centenas de fiéis acompanharam todo o ritual litúrgico e depois seguiram   em procissão junto ao senhor morto até a Paróquia de Nossa Senhora  de Fátima
A celebração litúrgica, diferentemente da missa, não tem oração eucarística, parte mais importante da missa católica. O senhor morto, como é chamado na sexta-feira da paixão, recebe neste dia, toda a liturgia católica em sua homenagem em função da sua crucificação. "Esse é um momento de saudação ao pai, de saudação ao seu amor. Jesus teve um gesto pleno e eterno para com todo o gênero humano", destacou,  Dom José Gonzalez  Alonso
A celebração que foi conduzida pelo bispo Dom José Gonzalez e por Pe.  Agripino Ferreira de Assis , pároco da catedral, a celebração da Paixão atraiu fiéis que vieram dos quatro cantos da cidade.
A sexta-feira Santa representa o drama da morte de cristo no calvário. A paixão e morte do senhor foi celebrada em todas as paróquias de Cajazeiras . Após uma hora e meia de homenagem ao senhor morto, a imagem de jesus crucificado saiu em procissão pelas ruas do centro, momento de muita emoção para os fiéis. Atrás da imagem de Jesus vinha a de Nossa Senhora, que segundo a Igreja Católica, foi uma das poucas pessoas na época, que acompanhou o cortejo do sepultamento de Jesus.

Ao chegar na Paróquia de Nossa Senhora  de Fátima, os fiéis tiveram a oportunidade de se aproximar da imagem. Neste instante o local parecia pequeno para a quantidade de fiéis que aguardavam esse momento. No  final da procissão após a chegada da imagem e da adoração presencial dos fiéis, haveria o fechamento de todas as igrejas católicas, simbolizando o enterro de Jesus Cristo.

"Essa é realmente a repetição do gesto de enterro, de um momento de tristeza e de recolhimento. Somente no sábado de Aleluia, a partir de 18h começam as celebrações para a Páscoa, momento que representa a ressurreição de Cristo.
Pela manhã aconteceu a tradicional  Via Sacra  que levou uma multidão  as ruas da cidade



Fotos Ângelo Lima

Com ajuda de Vital projeto que prevê reserva assentos para pessoas obesas passa na CI



Senador articula celeridade do projeto nas próximas comissões


O senador Vital do Rego (PMDB-PB) preocupado com os direitos das pessoas que sofrem de doenças relacionadas à obesidade mórbida defendeu nesta sexta-feira (07) a celeridade por parte dos integrantes das comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado na aprovação votação do Projeto de Lei 3249/12, do Senado, que estabelece para essas pessoas receber atendimento prioritário e ter assentos especiais reservados no transporte público.

Vital colaborou decisivamente na última quarta-feira (4), dentro da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) na aprovação do projeto, que agora segue par as comissões acima. Manoel procurou o senador para solicitar sua articulação entre os demais membros do Senado para a aprovação da matéria na (CI) ao qual Vital do Rêgo é titular.

Segundo Vital, a proposta do deputado paraibano se une ao Projeto de Lei 3249/12, do Senado já defendido pelo senador, que estabelece para essas pessoas receber atendimento prioritário e ter assentos especiais reservados no transporte público.

Vital do Rêgo sabedor de que a obesidade mórbida é um dos mais relevantes problemas de saúde pública atualmente e provoca muitas limitações como à falta de assentos adequados nos meios de transporte, pois cita estudos segundo os quais o Brasil, se não adotar medidas urgentes, atingirá o mesmo padrão de obesidade da população dos Estados Unidos, em 2022. Ele afirma que a proposta assegura o princípio da proteção à saúde, expresso na Constituição. “Hoje no Brasil, existem cerca de 56 milhões de obesos, que enfrentam dificuldades ao frequentar eventos esportivos e culturais ou ao viajar de ônibus e avião. Muitos deles não conseguem se acomodar nos assentos de tamanho padrão”, disse o senador.

O Ministério da Saúde aponta que a doença, intimamente associada ao aumento de peso, é a terceira causa de mortalidade no Brasil, atrás de doenças cerebrovasculares (como derrame) ou do coração. “Além de favorecer a diabetes, a obesidade também é considerada fator de risco para alguns tipos de câncer. O que desejo é incluir os obesos mórbidos na Lei 10.048/00, que dá prioridade de atendimento – em bancos, repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos- a idosos, pessoas com deficiência, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, além daqueles com criança de colo. A lei também obriga as empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo a reservar assento para essas pessoas”, afirmou Vital.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

6º BPM E BPTran REALIZAM OPERAÇÃO SEMANA SANTA EM CAJAZEIRAS E REGIÃO

Visando garantir a segurança da população de Cajazeiras e região durante o período da Páscoa, o 6º Batalhão da PM, comandado pelo Tenente-Coronel Ronildo, juntamente com a 5ª Companhia do Batalhão de Trânsito (BPTan), a qual é comandada pelo Capitão Bruno Silva, deram início a uma série de blitze de trânsito nas principais vias urbanas e nas rodovias estaduais do entrono de Cajazeiras.

Além de averiguar documentação de condutores e dos veículos, a operação visa coibir o tráfico de drogas e armas, bem como a embriaguez ao volante, para o que, as equipes de militares estão munidas de etilômetro (bafômetro).

Seguem fotos das blitze realizadas nos dias 04 e 05 de abril, sob o comando do Capitão Bruno. A operação continua em locais e horários inopinados e outras cidades da área do 6º BPM também serão assistidas, visando preservar a vida e garantir a paz no trânsito.

Fotos: 3º Sargento Iranilton (Auxiliar da P/5)


          JOÃO FLORINDO B. SEGUNDO – Capitão PM
Chefe da Seção de Comunicação Social e Marketing do 6º BPM (P/5)

Missa do Lava-Pés é realizada na Catedral




A tradicional Celebração da Ceia do Senhor, também conhecida como Missa do Lava-Pés, foi realizada na noite desta quinta-feira (05) na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, localizada no Centro, de Cajazeiras . O bispo da diocese de Cajazeiras , Dom josé Gonzalez Alonso e o padre pároco da Catedral, Pe. Agripino Ferreira de Assis, celebraram o evento.

A Missa é parte da programação da Semana Santa, que termina neste Domingo de Páscoa (8).A celebração do Lava-Pés representa na Semana Santa o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus 12 discípulos e comendo com eles a Ceia derradeira.
A Programação continuou na Catedral com a Adoração Eucarística, até às 24h.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fiéis Católicos participam da Missa do Santo Óleo na Catedral em Cajazeiras. Fotos
















A Diocese de Cajazeiras realizou nesta quinta-feira (05) a Missa dos Santos Óleos na Catedral Nossa Senhora da Piedade. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom José González.
A Santa Missa contou com a presença de quase todos os padres da Diocese que fizeram parte da celebração. A população de Cajazeiras e região também compareceu na missa que faz parte da programação da Semana Santa.
Na sexta-feira (06) às 07 horas, acontecerá Via Sacra, saindo do Morro do cristo, com as participações da Paróquia Sagrada Família e Catedral; às 16 horas, Celebração da Paixão do Senhor; às 18 horas Procissão com as imagens de Nossa Senhora da Piedade e do Senhor Morto, saindo da Catedral para Paróquia Nossa Senhora de Fátima.



Na missa aconteceu a renovação sacerdotal   dos Padres da Diocese de Cajazeiras

Encerrada “Semana Saúde na Escola” na rede municipal de ensino de Cajazeiras








Aberta no dia 26 de março, em solenidade no Centro Pastoral Diocesano, auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), foi encerrada na tarde desta terça-feira, 03 de abril, a programação da Semana Saúde na Escola, promovida pelas secretarias municipais de Saúde e Educação.

A solenidade de encerramento foi realizada no Ginásio de Esportes do CAIC Antônio Tabosa Rodrigues, com as presenças do prefeito Carlos Rafael Medeiros de Sousa, dos secretários Pablo Leião (Saúde), Maria do Carmo Pereira Vale Leite (Educação), demais auxiliares da administração e mais de 400 pais de alunos.

Durante toda a semana, as escolas da rede municipal receberam as visitas de vários profissionais de saúde, como médicos, odontólogos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, que atenderam aos alunos.

De acordo com a secretária de educação do município, professora Maria do Carmo Pereira (Carminha), o programa, que tem como objetivo uma política de atenção, prevenção e promoção de saúde nas escolas, terá continuidade até que todos os alunos sejam atendidos e, em se verificando alguma doença, será feito o devido encaminhamento.

SECOM, com fotos de Ângelo Lima

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Prefeito Carlos Rafael distribui doces e chocolates em comemoração à Páscoa em todas as creches do município









O prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael Medeiros de Sousa, visitou todas as creches do município na manhã desta quarta-feira, dia 04, distribuindo caixas de chocolate  e doces de Páscoa  para as crianças.

Acompanhado pela primeira-dama, Gabriela de Brito, e da secretária municipal de educação, professora Maria do Carmo Pereira Vale Leite (Carminha), o prefeito Carlos Rafael disse ter ficado muito contente com a ação, pela alegria estampada nos rostos das crianças que recebiam as caixas de chocolate  e doces.

“Aproveito para deixar minha mensagem de uma Páscoa muito feliz para todos os cajazeirenses, que todos se confraternizem com suas famílias e amigos nesta época tão especial para todos os cristãos”, disse Carlos Rafael.

SECOM, com fotos de Ângelo Lima