sábado, 14 de janeiro de 2012

Confira Carta de renúncia do prefeito de João Pessoa Luciano Agra

“Sigo os caminhos de São Francisco, ao voltar das Cruzadas, renegando as batalhas vencidas”

  O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), divulgou neste sábado (14) uma carta renúncia justificando os motivos que o levaram a desistir de disputar à reeleição a prefeitura da Capital.

Agra inicia o documento dizendo que no momento em que deveria anunciar à população a coordenação de campanha, “preferi os caminhos diferentes de um São Francisco de Assis, ao voltar das Cruzadas, renegando as batalhas vencidas e a vida de conforto. A paz consigo mesmo é o melhor ensinamento diante da guerra permanente, da beligerância em cada esquina que figuras de almas atormentadas tramam contra mim e a cidade que me adotou como filho”, disse Agra na carta.

O prefeito disse ainda que " a paz consigo mesmo é o melhor ensinamento diante da guerra permanente, da beligerância em cada esquina que figuras de almas atormentadas tramam contra mim e a cidade que me adotou como filho".



Confira carta na íntegra

CARTA ABERTA AOS PESSOENSES


“Os ideais que cultivamos, nossos maiores sonhos e esperanças mais ardentes podem não se realizar durante nossa vida. Mas isto não é o principal. Saber que em seu tempo você cumpriu o seu dever e viveu de acordo com as expectativas de seus companheiros é em si uma experiência compensadora e uma realização magnífica”. (Mandela, 1985)


Nesse momento, em todo país, partidos e candidatos dão a largada para o processo eleitoral, faltando menos de nove meses para as disputas municipais. Na Paraíba não é diferente. Pelo contrário. Aqui não é apenas o sol que chega primeiro. Eleições chegam antes e insistem em nunca visitar o poente. Vivemos eternamente um período eleitoral. Neste cenário, seria normal eu chegar para meus concidadãos e correligionários, no início do ano, para anunciar a coordenação de campanha, eixos do programa de Governo e as etapas a serem cumpridas até o dia 6 de outubro de 2012.

Preferi outro caminho. Prefiro os caminhos diferentes de um São Francisco de Assis, ao voltar das Cruzadas, renegando as batalhas vencidas e a vida de conforto. A paz consigo mesmo é o melhor ensinamento diante da guerra permanente, da beligerância em cada esquina que figuras de almas atormentadas tramam contra mim e a cidade que me adotou como filho.

Cheguei ainda menino na João Pessoa que aprendi a descortinar e amar. Doei grande parte da minha vida a servir a esta cidade, como legítimo servidor público. Tudo começou nos anos 70, com o engenheiro Hermano Almeida, que projetou esta cidade para o futuro, passando pela primeira gestão de Ricardo Coutinho, de quem fui secretário e vice-prefeito, e culminando agora com minha passagem pelo cargo mais importante da cidade de Nossa Senhora das Neves.

Na vida temos que fazer escolhas. Elencar prioridades. E é isso que estou anunciando neste momento. Vou priorizar a gestão, o modelo administrativo, a continuidade de um projeto que vem mudando a face da nossa Capital e que não pode ser interrompido, muito menos retroceder no tempo. Precisamos avançar no processo de mudança estrutural empreendido desde 2005 e, para isso, se faz necessário concentrar todos os nossos esforços na ampliação e consolidação deste modelo. E para concretizá-lo é fundamental que eu dedique todas as minhas energias tão somente na gestão administrativa.

João Pessoa passou por uma transformação extremamente significativa nos últimos anos. Redescobrimos a capacidade de investimento com recursos próprios, além de firmarmos parcerias importantes que nos trouxeram desenvolvimento urbano, econômico e social, com inclusão e democracia participativa. Assim, pudemos pagar quase toda nossa dívida, acumulada em décadas, e investir em obras, novos programas, projetos ousados e ações que nos enchem de orgulho e alegria.

Com a régua e o compasso a me conceder o encontro imaginário entre o Sanhauá e o Cabo Branco, pudemos redesenhar a velha-nova João Pessoa e assim, também projetando-a para o futuro. Este ano, iremos executar as obras de ampliação das Avenidas Epitácio Pessoa e Beira-Rio, além de implantar um binário no Castelo Branco e duplicar a Avenida Panorâmica, no Altiplano. Obras do projeto ‘Caminho Livre’, que está promovendo o recapeamento asfáltico de mais de 70 quilômetros e realizando a pavimentação de 200 ruas em diversos bairros da nossa cidade.

O sonho da casa própria já se tornou realidade para 6,5 mil famílias pessoenses, graças aos projetos realizados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal desde 2006, quando criamos a Secretaria de Habitação. Hoje estamos com 6.478 casas sendo construídas e outras 4.473 em processo de licitação.

Em 2011, implantamos o modelo de Tempo Integral em seis escolas e este ano ampliaremos para mais seis unidades. Iremos construir duas novas escolas padrão com ginásios poliesportivos e cinco Centros de Referência da Educação Infantil (Creis), incluindo ainda reforma e ampliação de 14 escolas.

A população da nossa cidade ganhará 36 novas Unidades de Saúde da Família. Dez já estão sendo construídas e 16 sendo licitadas. Os novos prédios abrigarão 70 equipes de saúde e os bairros de Cruz das Armas e Valentina de Figueiredo ganharão Unidades de Pronto Atendimento (UPA), semelhante da que foi construída no Retão de Manaíra.

Dois mil e doze também será o ano que o município irá implantar os serviços especiais de cardiopatia e hemodiálise no Hospital Santa Isabel; a UTI pediátrica no Hospital do Valentina; a Casa de Parto e a Casa de Apoio à Gestante na Maternidade Cândida Vargas, além de uma Central de Abastecimento de Medicamento.

Entregaremos os parques Cuiá e Parahyba; concluiremos as obras da Estação das Artes do Complexo Estação Cabo Branco, bem como da Vila Olímpica, no bairro do Valentina; finalizaremos as obras nos Mercados da Torre e Cruz das Armas e continuaremos com as obras de construção e revitalização de nossas praças.

A concretização de todas essas obras revela o foco da gestão no respeito à coisa pública e na melhoria da qualidade de vida dos pessoenses. Revela ainda nosso olhar para a inclusão social, geração de emprego e renda, identidade cultural e a dignidade dos nossos servidores, que este ano serão contemplados com a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração da Guarda Municipal e STTrans. Também realizaremos concurso para as respectivas áreas e ainda para a Procuradoria Geral do Município.

João Pessoa respira novos ares e para manter esse clima é que quero focar na gestão, priorizar a continuidade desses e de vários outros projetos em execução e não deixar que qualquer processo eleitoral contamine esse momento singular que a cidade vive.

Confesso aos meus amigos e amigas desta cidade que não sou afeito ao jogo bruto da política, aos sofismas e frases de efeitos para escamotear o que se pensa ou não falar a verdade. Também não sou afeito a política dos tapinhas nas costas, da politicagem em geral. Sou um técnico, um planejador, um arquiteto. E tenho orgulho disso. Fui vítima de ataques frontais, de denúncias absurdas, tudo porque resolvi dedicar-me integralmente à administração, a cuidar bem da cidade e de seus habitantes.

Tudo que tenho é meu nome limpo, a dedicação dos meus pais em me formar para o mundo sempre ensinando a respeitar o próximo, ajudar os semelhantes e amar a Deus. Deixo o julgamento do que fiz ou deixei de fazer para quem tem o poder de fazê-lo, no futuro, longe das paixões partidárias e da sanha terrível de adversários que pensam apenas no poder pelo poder.

Prefiro o caminho da conclusão deste projeto único e cheio de perspectivas. Apoiarei sem titubear alguém que sempre esteve com a gente e represente essa ideia transformadora, se comprometendo em representá-la junto à comunidade. Esse é o meu desejo. Meu pensamento. Minha decisão.


Luciano Agra

Prefeito


João Pessoa, 14 de janeiro de 2012.

Viva seu tempo sem escravizar sua própria vida


- Publicado por Robson Pires, na categoria A cada ano que passa escutamos a mesma conversa de sempre: todos dizendo que esse ano passou mais rápido do que os outros. Também tenho essa sensação, embora saiba que o eixo da terra tenha se deslocado e que os dias realmente estão ficando mais curtos. São milésimos de segundos imperceptíveis. A explicação científica recai nessa possibilidade, porém, não deixa de ser um fato que o mundo anda mais acelerado por causa do avanço da tecnologia e da ansiedade de querer realizar cada vez mais tarefas que antes não existiam.   A pressa do homem, nesse caso, é que na verdade provoca essa sensibilidade.
Já diz o ditado que o “tempo é o senhor da razão”. É a sabedoria dos que tem paciência e sabe cultivar a esperança da hora certa. Só o tempo, por exemplo, poderá curar uma dor, fazer uma revelação ou clarear uma dúvida.
Existe o tempo cronológico e o histórico. De acordo com a cronologia das horas o tempo é mutante e está ligado diretamente à natureza das coisas. Determina a colheita. Dá vida aos astros. Provoca os ciclos das marés e as fases da lua. O tempo constrói eternidades. Recicla, determina, impõe. O tempo revela a verdade e a mentira. É sistemático, matemático e cientificamente explicado. Obedece a um calendário pré-estabelecido. Na medida em que esse calendário enquadra nossas vidas numa relação estipulada entre o dia e a noite, ele se dilui com os acontecimentos da alma e as elucubrações da vida. Por essa razão só o tempo tem o poder de construir histórias e revelar fatos.
O tempo é a reação das horas e minutos que vivemos. Quem tem hora geralmente não tem tempo e quem tem tempo não tem noção dos momentos que muitas vezes passam despercebidos e sem nenhuma intensidade.
Particularmente aproveito meu tempo valorizando ao máximo as horas, minutos e segundos que ele me proporciona. Cada segundo é único na nossa existência e o próximo poderá sequer existir.  Quando aquele momento passa, jamais voltará da mesma forma que outro vivido. O momento seguinte certamente será diferente e assim sucessivamente.
Quando não temos pressa ou estamos vivendo alguma situação prazerosa, o tempo urge. Quando temos pressa, no entanto, o tempo parece ficar lento como se quisesse provocar a paciência de cada um de nós. O tempo é sábio e concreto. Ninguém poderá acelerar sua hora. O tempo é como um rio correndo sozinho e por essa razão não se deve apressar a correnteza.  É só fazê-lo navegar de acordo com a sua vontade e deixar-se levar em seu espaço que inevitavelmente saberemos entender todos os seus momentos.
Na vida há tempo para tudo, mas o homem faz questão de sobrecarregá-lo e não se dá conta de que está vivendo contra o tempo. Como se quisesse atropelar a vida encara-o como uma lástima vivida e reclama de sua falta. Mas ele é único e ininterrupto. O tempo renova. O tempo envelhece. O tempo reanima. O tempo entristece. O tempo alegra e mutila. O tempo mata e perdoa.  O tempo tem seu tempo e nada, portanto, mudará sua trajetória.
O ciclo da nossa existência, a ansiedade e o estresse da humanidade, parece acelerar com o tempo. Daí a sensação de rapidez, da falta de tempo. Ele determina o início, o meio e o fim. Nessa perspectiva, não adianta correr contra o tempo. Tudo acontece na hora dele. Mesmo que o homem insista em acelerar a sua existência, tudo só acontecerá no seu próprio tempo. No tempo da vida! No tempo de Deus! Para que pressa então?
Faça seu tempo acontecer com as melhores intenções que a alma conclama. Viva seu tempo sem escravizar sua própria vida. Só assim saberemos valorizar todos os momentos e não seremos reféns de horas sufocantes que nos deixa sem tempo para entender a verdadeira razão de nossa existência.
Por Flávio Eduardo Majora Ribeiro

Senador preocupado com índice que aponta João Pessoa como uma das 50 cidades mais violentas do mundo


Conselho Cidadão coloca a capital paraibana como a 29ª cidade mais violenta do planeta

Em comunicação inadiável na manhã deste sábado (14), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou a 29ª posição conquistada por João Pessoa no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo. Através de seu microblog o parlamentar revelou estar chocado com os dados apresentados ontem (13) pela organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal que colocam a capital paraibana nesta deplorável posição.

Segundo ele, os dados apresentados mostram que João Pessoa atualmente detém uma taxa de 48 homicídios para cada 100 mil habitantes, superior a capitais de maiores populações como Fortaleza (43), Curitiba (38), Goiânia (37) e Belo Horizonte (34). “Não podemos continuar aceitando que a falta de um governo eficiente na Paraíba agrave nossos problemas a ponto de chegarmos a situações como esta. Os dados, do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, nos aponta para que medidas urgentes sejam tomadas”, disse.
Vital indaga que nos últimos meses acontecimentos nunca dantes vistos nas cidades interioranas da Paraíba passaram a ser matéria constante nos programas jornalísticos e nos jornais impressos do nosso cotidiano. Atentados aos caixas eletrônicos executados por bandidos de alta periculosidade e, também, com alto nível de sofisticação da prática criminosa passaram a ser corriqueiros, como também um considerável aumento de assaltos a postos de combustíveis na Paraíba em especial em Campina Grande.
O estudo, que elege as 50 cidades mais violentas do mundo, leva em conta todos os municípios com mais de 300 mil habitantes e onde haja informação estatística sobre homicídios acessíveis pela Internet.

Em Cajazeiras, Vital anuncia revitalização do Açude Grande e mais R$ R$ 13 milhões para 16 cidades da região





O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou neste final de semana em Cajazeiras a destinação de R$ 13.046.016,37 para investimentos em 16 cidades da Região do Alto Piranhas. Foi durante reunião com Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais e representantes destas cidades, seguida de entrevista coletiva, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras.

Durante a reunião, Vital também anunciou a inclusão, no Plano Plurianual – PPA 2012-2015 de Emenda de sua autoria para garantir a revitalização do Açude Grande, uma das propostas de seu Programa de Ações, apresentado no Guia eleitoral durante a campanha de 2010. “Eu mesmo estive aqui, no Açude Grande, conversando com as pessoas que moram próximo e gravando para o guia eleitoral”, lembrou.

Vital detalhou para os presentes – dentre eles o Prefeito Carlos Rafael e o Deputado Vituriano de Abreu – a destinação de R$ 30 milhões para revitalização e despoluição do Açude Grande e revitalização das áreas do entorno; e R$ 500 milhões para adequação da infra-estrutura dos aeroportos de Patos, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Castro Pinto (Bayeux), para promover reforma e ampliação dos terminais de passageiros, implantação de terminal de cargas em Bayeux, melhoria tecnológica para segurança de voo e autonomia em operações noturnas e capacidade de processamento de aeronaves de maior porte.

O Senador também garantiu R$ 1,29 milhão para a inclusão do Ramal Paraibano (EF-225) na Nova Transnordestina, com cerca de 516 km, entre Cabedelo e Cajazeiras, até o entroncamento com a EF-116, em Lavras da Mangabeira-CE. “A Nova Transnordestina adotará bitola larga ou irlandesa (1,6m), e a ferrovia na Paraíba possui bitola métrica. A adequação, pois, é fundamental para tornar o trecho apto a receber as composições do restante da malha e distribuir as cargas em Itabaiana, em direção a Cabedelo, Recife e Natal”.

Ainda em relação a Cajazeiras, Vital anunciou a liberação de R$ 1.467.561,39 mais recursos para a construção de duas creches padrão e de duas quadras poliesportivas, fruto de sua atuação em Brasília. O detalhamento desta verba é o seguinte:

- R$ 362.243,89 para a reforma de 8 Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSFs;
- R$ 238.875,00 – na rubrica ‘Infra-Estrutura Esportiva’, para investimento na reforma do Estádio Perpetão;
- R$ 621.442,80 para a aquisição de dois Ônibus Escolares.

Em relação ao Orçamento Geral da União, Vital detalhou para os presentes as verbas destinadas por ele, em cada órgão ou Ministério, para 16 cidades da região: Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna. Eis o detalhamento:

Funasa - R$ 1.494.897,00
Ministério da Saúde – R$ 1.921.468,35
FNDE – R$ 4.360.126,65
Ministério do Turismo – R$ 752.500,00
Ministério da Agricultura – R$ 1.394.250,00
Ministério da Ciência e Tecnologia – R$ 619.302,66
Ministério da Cultura – R$ 587.795,53
Ministério das Cidades – R$ 523.569,00
Ministério dos Esportes – R$ 484.500,00
Ministério do Desenvolvimento Social – R$ 447.562,18
Ministério do Desenvolvimento Agrário – R$ 360.045,00
Ministério da Pesca e Aquicultura – R$ 100.000,00

Total Empenhado – R$ 13.046.016,37

Acesse: www.senadorvitaldorego.com.br

Acidente fatal na BR 343 deixa 7 vitimas fatais

Iguatu.net

No início da manhã deste sábado (14/01) por volta das 5h, aconteceu um grave acidente na BR 343 resultando na morte de sete pessoas. O acidente foi próximo à entrada da cidade de Amarante (a 160 Km de Teresina).
Segundo informações do inspetor Oliveira da Polícia Rodoviária Federal, a colisão aconteceu entre um ônibus e uma caminhonete de modelo Hilux de cor verde, de placa HXC 1134/Teresina-PI.

De acordo com informações preliminares do inspetor do Posto de Floriano, o acidente teria ocorrido por volta das 5h de hoje, sendo uma colisão frontal. Com o impacto a caminhonete ficou totalmente destruída e sete ocupantes tiveram morte imediata e uma pessoa ferida em estado grave foi encaminhada para o hospital.
Informações dão conta que os ocupantes da Hilux voltavam de um carnaval fora de época que estava sendo realizado na cidade de Angical.
Uma equipe do corpo de Bombeiros de Floriano, juntamente com ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e duas equipes da PRF foram enviadas ao local.
Ainda segundo o inspetor Oliveira da PRF, a Hilux ia sentido Angical-Amarante. Sobre os passageiros do ônibus, a informação é que não houve feridos. Todas as vítimas são de São Francisco do Maranhão (MA).

O ocorrido se deu quando a Hilux, vinha da cidade de Angical, em alta velocidade e foi tentar ultrapassar uma carreta e bateu frontalmente com um ônibus da empresa Real Barroso que vinha de São Paulo, do município de Casa Verde com destino à cidade de Piripiri.

CONFIRA OS NOMES DAS VÍTIMAS

Wallison Mendes, Estefany Brito, Morais Júnior, Aldetina, Leudenberg, Cleiton e Bernardo (este último, veio de Salvador (BA) e estava passando férias em São Francisco do Maranhão).








sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

líder comunitário Thadeu Alves desiste de candidatura e apoiará Raimundinho

Após a reunião realizada nesta quinta feira (11) com todos os pré-candidatos a vereador do PTB que elegeu o novo diretório municipal do partido, outras decisões também foram tomadas.
Entre elas, a desistência do líder comunitário Thadeu Alves de disputar uma vaga na câmara municipal de Cajazeiras nas eleições deste ano.
Thadeu que já foi presidente da Associação Comunitária do conjunto Ronaldo Cunha Lima, deverá agora apoiar a candidatura do suplente de vereador Raimundo Lira (Raimundinho) também filiado ao PTB.
O líder comunitário não revelou os reais motivos de sua desistência, mas confirmou o apoio a Raimundinho por acreditar e confiar no trabalho desempenhado na luta pelo direito dos idosos.
Blogdofurao.com

SAMU de Cajazeiras apronta esquema para o Carnaval com ponto fixo no Posto de Saúde Simão de Oliveira





Os foliões que forem à Avenida Juvêncio Carneiro durante o Carnaval 2012 poderão ficar tranqüilos quanto ao atendimento médico de emergência com a instalação de um ponto fixo do SAMU no Posto de Saúde Simão de Oliveira, vizinho ao Banco do Brasil.


De acordo com o coordenador do SAMU em Cajazeiras, dr. Celso Nóbrega dos Santos, o ponto fixo contará com três médicos plantonistas e uma equipe de suporte para atender a todos os casos emergenciais verificados no “Corredor da Folia” e adjacências.


O coordenador anunciou também a vinda de mais seis ambulâncias para o SAMU, sendo duas para Cajazeiras e quatro para as unidades das cidades da região, e duas motocicletas para serem usadas no suporte avançado de atendimento à população, além da capacitação de todos os profissionais que atuam na região.


Por outro lado, o relatório divulgado pelo SAMU apontou 3.049 atendimentos na Regional de Cajazeiras, entre orientações médicas (902), atendimentos clínicos de USB (1.280), atendimentos clínicos de USA (248), acidentes de trânsito de USB (341), acidentes de trânsito de USA (111), atendimentos obstétricos de USB (54), atendimentos obstétricos de USA (31), atendimentos pediátricos de USB (32), atendimentos pediátricos de USA (19), atendimentos psiquiátricos de USB (25) e atendimentos psiquiátricos de USA (16).


Por fim, o coordenador regional do SAMU voltou a lamentar o grande número de trotes para o 192 passados por desocupados e até crianças, totalmente sem noção da importância de um serviço emergencial, gerando despesas com combustíveis, desgaste de ambulâncias, perda de tempo das equipes e, principalmente, prejudicando o atendimento aos casos reais.



SECOM, com fotos de Ângelo Lima

Caminhão tanque capota, explode e motorista Cajazeirense morre carbonizado na BR 230 em Patos; VEJA FOTOS


Caminhão tanque capota, explode e motorista Cajazeirense morre carbonizado na BR 230 em Patos; VEJA FOTOS
Corpo de bombeiros, policiais rodoviários, equipes do SAMU e agentes de trânsito estão nesse exato momento na BR 230 tentando conter o incêndio a um caminhão tangue que capotou logo após o contorno localizado vizinho a Concessionária Chevrolet em Patos. As chamas do incêndio podem ser visualizadas de diversas partes da cidade.

Conforme informações do Portal czn, o Caminhão tanque Mercedes de cor azul e placa MOB 7255 que transportava gasolina, de propriedade do empresário cajazeirense Vicente do Posto, capotou e explodiu matando carbonizado o motorista Cajazeirense Adriano Nilson Araújo de Sousa, 33 anos.

As primeiras informações demonstram que o veículo estava em direção ao sertão quando capotou logo após o contorno da BR 230 em Patos. O veículo estava carregado com combustível. Durante o combate as chamas foram presenciadas algumas pequenas explosões.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária estão tendo dificuldades para afastar a multidão de curiosos presentes ao local. O trecho da BR 230 está totalmente interditado e os veículos estão tendo de adentrar na cidade de Patos para poder seguir viagem.

FOLHADOSERTAO manteve contato com o Corpo de Bombeiros da cidade de Patos, onde nos informou que uma testemunha declarou que quando na área perimetral de Patos, um automóvel ainda não identificado teria cruzado a pista de rolamento rapidamente, e o condutor do caminhão tentou desviar, mas perdeu o controle do veículo que veio a tombar e incendiar em seguida.

Esta já é a 12ª morte registrada em acidentes na BR 230 nos 13 primeiros dias de 2012, segundo a PRF.


Até o momento as informações ainda vagas do que teria provocado o acidente. Os bombeiros confirmaram como vítima o motorista do caminhão que teria morrido em consequência das chamas que tomaram conta de todo veículo. Os bombeiros estão tendo bastante trabalho para conter as chamas.




quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Em Sousa, Vital presta contas de seu mandato e anuncia mais de R$ 13 milhões para 9 cidades da região



Em Sousa, Vital presta contas de seu mandato e anuncia mais de R$ 13 milhões para 9 cidades da região

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) participou de encontro na cidade de Sousa com prefeitos e secretários municipais de 9 cidades da região. O objetivo foi prestar contas de seu mandato e, ao mesmo tempo, repassar informações importantes para os gestores sobre como acessar recursos federais, sejam eles orçamentários ou extra-orçamentários, sem perdas. Depois do encontro, ele concedeu entrevista coletiva à imprensa da região.

Estiveram presentes gestores das seguintes cidades: Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, Sousa, Vieirópolis e Pombal. Ao todo, para estes nove municípios, Vital do Rêgo conseguiu R$ 13.110.142,79.

Só para a cidade de Sousa, onde ocorreu a reunião, Vital anunciou recursos conseguidos através de sua atuação em Brasília, da ordem de R$ 1.506.061,23 – além de mais 4 creches e emendas para o Vale dos Dinossauros e para o Perímetro Irrigado de São Gonçalo. Os recursos para a cidade de Sousa são os seguintes:

- R$ 1.267.186,23 – para garantir a reforma de 11 Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSFs;
- R$ 238.875,00 – Na rubrica ‘Infra-Estrutura Esportiva’, para garantir a reforma do Estádio Marizão.

O encontro e a entrevista coletiva foram realizados na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Sousa. Vital foi recebido pelo presidente da OAB local, Advogado Cláudio Roberto Diniz. Para os 9 municípios que compõem a região polarizada por Sousa, os recursos conseguidos pelo Senador Vital do Rêgo são os seguintes:

- Funasa – R$ 8.750.000,00
- Ministério da Saúde – R$ 1.726.000,00
- Ministério da Agricultura – R$ 568.000,00
- Ministério das Cidades – R$ 750.000,00
- Ministério dos Esportes – R$ 238.000,00
- Ministério do Desenvolvimento Social – R$ 225.806,00
- Ministério do Desenvolvimento Agrário – R$ 850.000,00

Em Sousa, durante o encontro e na entrevista coletiva, Vital se colocou à disposição dos prefeitos da região para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto, visando garantir recursos para a região. “O que quero é uma relação com todos os prefeitos, independente da questão política. Em Brasília, meu gabinete está à disposição de todos”, disse.

Acesse: www.senadorvitaldorego.com.br

Presidente da FPF elogia senador Vital por disponibilizar verba para reforma de estádios de futebol



A presidente da Federação Paraibana de Futebol Rosilene Gomes, elogiou na tarde desta quarta-feira (11), a postura do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que afirmou ter a disposição junto ao Ministério dos Esportes uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 1 milhão  para ser destinada especificamente na reforma de infraestrutura dos estádios de futebol da Paraíba. A media dota as praças de esportes do Estado de uma logística capaz de permitir a realização de grandes eventos esportivos.

Rosilene Gomes disse que os recursos anunciados por Vital vão ajudar ao Estado a estruturar as suas principais praças esportiva e assim garantir que no futuro que a Paraíba tenha condições de realizar competições nacionais e até internacionais. Ela ressaltou que hoje a situação da Paraíba é crítica em relação as condições estruturais das praças de esportes pertencentes ao Estado. A presidente ressaltou que o Campeonato Paraibano 2012, corre o risco de não ser realizado em decorrência das péssimas condições dos estádios de futebol existentes no Estado. “Infelizmente a Federação não tem estádio. Quem tem estádio é o Estado”, observou.

Rosilene Gomes disse que a verba disponibilizada por Vital poderá ajudar o Estado a realizar as reformas exigidas pelo próprio estatuto do torcedor. “Todo dinheiro que vir é bem vindo. Eu quero conversar pessoalmente com o senador Vital do Rêgo para relatar a situação de nosso futebol”, observou.

A presidente também elogiou a atitude de Vital de mesmo sendo de oposição, disse que iria procurar o Governador Ricardo Coutinho  para colocar a sua emenda à disposição do Estado. Para Rosilene Gomes, o futuro da Paraíba não só no futebol depende da união da classe política. Ela lembrou que a Paraíba perdeu a condição de ser sub sede da Copa do Mundo por conta da falta de união da classe política. “Eu participei de uma reunião no Rio Grande do Norte e presenciei como eles se uniram em torno do projeto da Copa do Mundo”, descreveu.

A confirmação da existência de uma de R$ 1 milhão de reais para ser utilizada pelo Governo do Estado para a reforma dos estádios de futebol, foi feita pelo senador Vital do Rêgo durante visita ao Cariri paraibano. Em sintonia com a presidente Rosilene Gomes ele disse que os estádios de futebol da Paraíba hoje estão em situação precária, comprometendo a realização do Campeonato Paraibano de Futebol 2012. “Vou procurar o Governador e colocar a minha emenda à disposição dele, para as reformas devidas e necessárias”, afirmou o Senador paraibano.


Venha Pra Cajazeiras !!!!!!

Prefeitura de Catolé do Rocha anuncia que não vai realizar o Carnaval 2012

Como é de conhecimento de todos os catoleenses, assumiu a administração do município catoleense em 2009 e como afirmou algumas vezes, na eleição foi o candidato da maioria, mas após a posse passou a ser o prefeito de todos, tratando e procurando atender os pleitos justos de todos os catoleenses, sem se importar com condição social, cor ou preferência política.

Foi com esta filosofia de não fazer nenhum tipo de discriminação ou perseguição que procurou administrar o município de Catolé do Rocha/PB com a execução de diversas atividades e obras de extrema importância para população, dentre as quais podemos destacar: a renovação e ampliação da iluminação pública, construção e doação de casas populares, pavimentação paralelepípeda de diversas ruas, recuperação de prédios públicos, implantação de serviços da saúde como o SAMU, o NASF e o CAPS, revitalização da Praça Jerônimo Rosado, pavimentação e recuperação do Cemitério Frei Damião de Bozzano, criação do Hospital Municipal Ermina Evangelista ao incorporar o patrimônio da Fundação Manoel Vitoriano de Freitas, cortes de terras para agricultores carentes, ciranda de serviços, diversas ações na área social em apoio aos idosos, crianças e pessoas carentes, implantação do Telecentro Digital.

Dentre tantas ações já desenvolvidas, procurou sempre incentivar o turismo, a cultura e os esportes, apoiando e realizando campeonatos de futebol, o consagrado encontro de motociclistas, eventos religiosos, quadrilhas e São João nos bairros, mas sobretudo o show de talentos de nossa cidade conhecido como o Fest Can e o melhor carnaval do estado da Paraíba, realizado em nossa cidade, realizações estas com recursos próprios do município e apoio de alguns pequenos patrocinadores particulares, já que apesar de insistentes apelos aos órgãos de turismo tanto do Governo do Estado como do Governo Federal, não obtivemos nenhum êxito. Desde primeiro carnaval, em que o convênio celebrado havia sido deferido mas com a mudança do governo em 2009, o repasse foi cancelado e nos anos seguintes pouco ou nenhum recurso foi liberado.

Neste ano de 2010 não foi diferente, protocolamos diversos ofícios e requerimentos, encaminhamos projetos mas a resposta que obtivemos foi negativa, ou seja, se quiséssemos realizar o melhor carnaval do estado, teríamos que realizá-lo com recursos exclusivamente municipais.

Para conhecimento de todos, nos últimos anos os repasses de FPM vem gradativamente diminuindo enquanto que as despesas aumentando, atrelado ainda aos parcelamentos com a ENERGISA e a CAGEPA de gestões anteriores que mensalmente a prefeitura paga, além de parcelamentos com INSS e reclamações trabalhistas e cobranças judiciais também de gestões anteriores, a muito custo a edilidade vem tentando manter as contas públicas equilibradas, pagando em dia funcionários e fornecedores, que dão esteio a nossa administração e os gastos com uma festividade do porte do carnaval, onera bastante os cofres públicos.

Assim, estávamos enfrentando um dilema: manter equilibrada as contas públicas, com pagamento em dia do funcionalismo, manutenção das ações administrativas e pagamento de fornecedores ou realizar, durante 04 dias, a festividade que colocou nosso município no mapa do turismo estadual?

Após muita reflexão, conselhos e consultas administrativas e jurídicas, é com muito pesar que, sem ajuda financeira de outros segmentos públicos (Governo do Estado e Governo Federal), não estamos em condições de realizar a nosso tradicional carnaval no ano de 2012, em detrimento do bem estar de nossos funcionários e desenvolvimento das ações administrativas que duram o ano inteiro.

Desta forma, caso nos próximos dias o quadro não seja revertido, com o município firmando parcerias com o Governo do Estado, o Governo Federal ou uma grande parceria privada, estamos impossibilitados de realizar o carnaval de 2012.

Na certeza da compreensão de todos os amigos e foliões, rogamos à Deus que os administradores do Governo Estadual e Federal sejam sensíveis aos anseios da população, esperando que nas próximas gestões problemas como este possam ser sanados e o nosso tradicional carnaval possa continuar brilhando e divulgando o nome de nossa bela cidade além dos nossos limites geográficos.

Para finalizar, agradecemos à Deus pela força e luz que nos tem dado, às nossas famílias e amigos e a todos que nos apóiam neste árdua decisão.

Senador Vitalzinho se reúne com Prefeitos, Vereadores e lideranças comunitárias na cidade de Sousa. Veja entrevista

Senador Vitalzinho se reúne com Prefeitos, Vereadores e lideranças comunitárias na cidade de Sousa. Veja entrevista
O Senador Peemedebista, Vital do Rêgo Filho, esteve em audiência pública no auditório da OAB da cidade de Sousa com as presenças de lideranças políticas locais, Vereadores da Região, comunitárias, e também a imprensa.

Vitalzinho aproveitou para fazer uma espécie de prestação de conta do primeiro ano de seu mandato no Senado da República. Aproveitou também para ouvir reivindicações dos representantes comunitários, do Prefeito de Aparecida, Deusimar Pires, Vereadores de Marizópolis, o vice-prefeito de Vieirópolis, Antônio de Braga,  Colonos do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, Várzeas de Sousa, representante do Prefeito de Santa Cruz, de São Francisco, e colocou a disposição do Secretário de Planejamento da Prefeitura de Sousa, Rodrigo Gurgel para continuar a colocar no orçamento federal, emendas do interesse da Cidade.

O Senador foi claro ao afirmar que em Brasília, os prefeitos inteligentes, conseguem tudo, desde que levem projeto correto.


- O nosso Gabinete está aberto para todas as prefeituras da Paraíba. Foi eleito por essa gente para representar esse povo no senado federal, disse o Senador.

Vitalzinho declarou que colocou no orçamento federal verba destinada à revitalização do Vale dos Dinossauros.


Relatou que não tem nada contra a administração do Prefeito Fábio Tyrone, o que importa é o Município ganhar beneficio para o bem está da sociedade, embora levando em consideração, que recebeu votos dos companheiros do PMDB na cidade Sorriso.

A Agenda do Senador no Sertão começou bem cedo na Cidade de Patos, a noite foi em Sousa. Durante o dia desta quinta-feira, o congressista permanece na região de Cajazeiras.

Escolha do vice por Vituriano e Carlos Rafael terá todo apoio de Vitalzinho















Em sua coletiva prestada nesta quinta-feira,dia 12,na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Cajazeiras, o senador Vitalzinho (PMDB) fez uma retrospectiva de suas ações durante o ano de 2011. Ele respondeu às diversas perguntas dos radialistas que se fizeram presentes. A coletiva contou com a presença de vários prefeitos da região, principalmente o prefeito Carlos Rafael, que recebeu do senador a informação sobre muitas emendas colocadas por ele no orçamento de 2012 para a cidade de Cajazeiras como, por exemplo,duas creches, dois ginásios e a revitalização e despoluição do Agude Grande, dentre outras. Perguntado sobre as sucessões eleitorais municipais e,especialmente ,sobre a indicação do vice-prefeito para compor a chapa da situação com Carlos Rafael e sendo citado o nome do radialista Adjamilton Pereira,por estar hoje filiado ao PMDB, foi direto: “Seria bom que esse nome saísse do meu partido, mas isso quem deve decidir são Vituriano e o prefeito e eu assino em baixo”.

Espaço Livre PB.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ALUISIO LIMA E SALES FERNANDES

Senador Vital do Rêgo disponibiliza emenda de R$ 1 milhão para governador reformar estádios


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou nesta quarta-feira (11) que tem à disposição junto ao Ministério dos Esportes uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 1 milhão com a destinação específica para infra-estrutura de praças esportivas. Em visita ao Cariri paraibano, Vital afirmou que vai procurar o Governador Ricardo Coutinho (PSB) para colocar a sua emenda à disposição do Estado.

Segundo ele, a verba poderá ser utilizada pelo Governo do Estado para a reforma dos estádios de futebol que estão em situação precária, comprometendo a realização do Campeonato Paraibano de Futebol 2012. “Vou procurar o Governador e colocar a minha emenda à disposição dele, para as reformas devidas e necessárias”, afirmou o Senador paraibano.

Vital esteve ontem na cidade de Sumé, reunido com prefeitos de cidades da região. Na oportunidade, ele reafirmou a sua disposição de trabalhar em prol da Paraíba, sem levar em consideração questões políticas e partidárias. “Quero uma relação paraibana com o Estado e com as prefeituras, não uma relação política e partidária”, disse ele.

Nesta quarta-feira pela manhã Vital do Rêgo visita a cidade de Patos, onde será recebido pelo Deputado Federal Hugo Mota e vai se reunir com prefeitos da região. À tarde, a reunião será em Sousa, com Prefeitos e lideranças. Na quinta-feira Vital segue para Cajazeiras, onde será recebido pelo Prefeito Carlos Rafael e participará de reunião com outros prefeitos da região.

Imagens muito fortes! Homem é degolado na zona rural de Araçagi/PB

Um bárbaro assassinato com requintes de crueldade foi registrado na madrugada desta quarta-feira (11), na cidade de Araçagi, na Região Metropolitana de Guarabira.
De acordo com informações do Cabo PM Martins, do destacamento local, uma pessoa que preferiu não se identificar informou que um homem havia sido encontrado morto em cima da ponte que dá acesso à localidade rural de Mulunguzinho.
Pedro Cosmo da Silva, 23 anos, residente à Rua Adolfo Muniz de Medeiros, no Bairro Castelo Branco, foi assassinado com pelo menos 20 perfurações de faca peixeira, na barriga, peito e rosto.
O que mais chamou a atenção, no crime, é que além das facadas a vítima ainda teve o pescoço degolado.
Duas pessoas já foram detidas, acusadas do crime. Um homem até o momento identificado como Diego e uma mulher. Outro homem da cidade de Santa Rita também está sendo procurado. Ele foi visto correndo nas imediações do local do homicídio.
Em entrevista à imprensa, o pai da vítima, João Cosmo da Silva, disse que o seu filho era viciado em crac e que já havia sido preso por roubo de galinhas. Ele acredita que o crime tenha sido motivado por dívida no tráfico.
O Cabo Martins esteve no local com seus homens, fez o isolamento do local até que o delegado de plantão chegasse e tomasse as providências.

Prefeito envia ofício à Câmara suspendendo concurso público de Cajazeiras


De acordo com informações divulgadas na imprensa radiofônica de Cajazeiras, na tarde desta quarta-feira(11), o prefeito municipal de Cajazeiras Carlos Rafael, teria enviado à Câmara Municipal um ofício informando da suspensão do Concurso Público.
A informação foi repassada pelo Presidente da Câmara, Vereador Marcos Barros, que teria recebido um telefonema do Procurador do Município, Dr. Pedro Neto, informando desta decisão do Prefeito, mas, mesmo com essa informação, a Câmara irá se reunir hoje para debater o assunto.

O concurso da Prefeitura do município de Cajazeiras deveria ser realizado nos dias 12 e 19 de junho de 2011, para 1.734 vagas.

ESPORTE

COMUNICADO


    A Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo comunica a todos os desportistas, presidentes de clubes e associações da zona rural e urbana que estão abertas as inscrições da 3ª copa municipal de futebol amador da zona rural e zona urbana 2012 com um total de 80 (oitenta) vagas, sendo 40 (quarenta) vagas  para as equipes da zona rural e 40(quarenta) vagas para as equipes da zona urbana. As inscrições estão abertas no período de 16 de janeiro de 2012 à 04 de fevereiro de 2012 na secretaria de Juventude, Esporte e Turismo, situada na praça cardeal arco Verde, em frente ao palácio do bispo, no horário das 08h:00 às 12h:00, de segunda à sexta. O congresso técnico está previsto para o próximo dia 11 de fevereiro de 2012 no centro cultural Zé do Norte, a partir das 09h:00 da manhã.
Atenciosamente,


Humberto de Abreu Pessoa
Secretário

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Jovens geram polêmica com foto ao ironizar imagem de Jesus

O uso do Facebook é cada vez mais comum, e crescente, entre os jovens. A rede social é hoje uma das maiores e mais democráticas, por reunir diferentes perfis, crenças e gostos. Devido a tantas diferenças chega a ser comum postagens que gerem polêmicas.

Um grupo de jovens evangélicos da cidade de São Raiumundo Nonato, interior do estado do Piauí, postaram uma fotográfica na rede social Facebook, aonde acenavam com negatividade a uma imagem natalina do menino Jesus. A fotográfica causou muita revolta a vários usuários da rede.

Um jovem evangélico fala que é isso é um fato isolado e que o grupo evangélico de São Raimundo Nonato são todos do bem e respeitam todas as outras religiões. -´Esse fato é isolado, nossa igreja respeita a todos´, diz o jovem.

Em um email enviado pelo internauta Ângelo Jose de Negreiros Neto ele descreve que o ato é uma ignorância religiosa.

Prisão preventiva dos envolvidos no caso da `mulher ketchup´ é solicitada

O delegado Marconi Almino de Lima da cidade de Pindobaçu, a 400 km de Salvador, pediu a prisão preventiva dos três envolvidos no caso da `mulher ketchup´. De acordo com o delegado, o inquérito foi concluído no ano passado, mas devido ao recesso de final de ano, o pedido só foi encaminhado ao Ministério Público na sexta-feira (6).

Segundo Marconi, o suspeito de planejar o falso assassinato da mulher ketchup, Carlos Roberto, e a mulher que seria a vítima, Iranildes Aguiar de Arruda, foram indiciados por crime de estelionato, já que os dois induziram a mandante do crime, Nilza Pereira Simões, a erro e a extorquiram. O delegado informou que a pena prevista para estes casos pode chegar a cinco anos.

Já a mandante do crime foi indiciada por `denunciação caluniosa´, termo jurídico utilizado quando a pessoa faz uma denúncia falsa. A mandante prestou queixa contra Carlos Roberto alegando que ele a teria assaltado. Ela também deve responder por ameaça de morte, e, caso seja condenada a suspeita pode pegar uma pena de até nove anos, informou Marconi Almino de Lima.

Ainda segundo o delegado, Carlos Roberto está preso há cerca de um mês na cidade de Senhor do Bonfim após cometer furto e assalto na região. O delegado também informou que aguarda o parecer do Ministério Público para que as prisões sejam efetuadas.

O caso
A polícia de Pindobaçu, município a 400 km de Salvador, foi surpreendida com uma história inusitada a partir de uma queixa de roubo. Uma mulher teria procurado a delegacia da cidade alegando que R$ 1 mil teriam sido tomados durante assalto realizado um homem. Ao encontrar o suspeito, a polícia descobriu que o homem tinha sido contratado pela mulher para assassinar uma pessoa.

No entanto, em acordo firmado com aquela que seria sua vítima, o homem optou por não cometer o crime e decidiu encenar a morte usando molho de ketchup e uma faca. Em seguida, ele tirou uma fotografia da `morta´, entregou à mandante como prova da ação e recebeu o pagamento. A trama foi descoberta quando a mulher que deveria estar morta foi avistada pela mandante, na feira da cidade.

O caso aconteceu no dia 24 de junho e movimentou a cidade com pouco mais de 20 mil habitantes. Segundo o delegado Marconi Almino de Lima, o homem alegou que teria aceitado o serviço porque estava sem emprego e precisava de dinheiro. No entanto, ao perceber que a vítima era sua “conhecida”, resolveu bolar o plano.

Para dar mais realidade à fotografia apresentada como prova do crime, o homem levou a vítima para um matagal, amarrou seus braços e pernas e a amordaçou, além de inserir uma faca entre o braço e o peito da mulher, simulando um esfaqueamento. O ketchup serviu para forjar o sangue.

Fonte: G1

Criança de dez anos é atropelada e tem cabeça esmagada por ônibus em João Pessoa; imagens fortes

Uma criança de dez anos morreu no inicio da tarde desta terça-feira (10), após ser atropelada e teve a cabeça esmagada por um ônibus em João Pessoa. A fatalidade ocorreu no bairro Cruz das Armas.
Corpo do menino
Corpo do menino ( foto: @aguinaldomota)
De acordo com a polícia, Emannuel Marques, 10 anos, vinha numa bicicleta e quando saia da Rua José Tavares, em alta velocidade, entrou bruscamente na Avenida Cruz das Armas colidindo violentamente com um ônibus da empresa Mandacaruense.
Vítima do ônibus
Vítima do ônibus ( foto: @aguinaldomota)
O impacto foi tão forte, que a criança teve a cabeça esmagada. Populares que estavam no local disseram que o motorista não teve culpa pelo acidente já que o sinal estava verde para o coletivo. A perícia está no local para a remoção do corpo.
Criança atropelada em JP
Hyldo Pereira

Robinho soltando o que sobrou depois da cadeia.MP4

Camarotes do carnaval só poderão ser vendidos através da Secretaria de Cultura de Cajazeiras

Camarotes do carnaval só poderão ser vendidos através da Secretaria de Cultura de Cajazeiras
COMUNICADO

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através das Secretarias Executivas de Cultura e de Comunicação Institucional, comunica que NENHUMA PESSOA ou EMPRESA está autorizada a VENDER ou RESERVAR camarotes ou qualquer outro espaço comercial ou de mídia em nome da coordenação do CARNAVAL 2012.

Esclarece, ainda, que toda e qualquer negociação ou informação neste sentido somente poderá ser feita ou obtida junto à Secretaria Executiva de Cultura, à Rua Victor Jurema, por trás da Biblioteca Municipal, ou com o secretário JÚNIOR TERRA, coordenador do evento, pelos telefones (83) 9182-4950 ou 8809-4979.

Cajazeiras (PB), 09 de janeiro de 2012

Cordialmente,

Jarismar Pereira de Araújo
Séc. Executivo de Comunicação

Rildo Maciel desmente site e diz que não existe renúncia e sim afastamento para disputar eleição do sindicato

O secretário de agricultura da prefeitura municipal de Cajazeiras Rildo Maciel desmentiu na manhã desta terça feira (10) uma matéria veiculada em um portal de notícias de Cajazeiras de que estaria renunciando ao cargo.
Rildo explicou que pediu um afastamento para que possa trabalhar a eleição do sindicato dos trabalhadores que acontecerá no mês Março.
“O que eu disse foi que me afastaria da secretaria para disputar a eleição do sindicato, não existe renúncia, o que colocaram na imprensa é pura distorção de informação de pessoas que querem fazer politicagem em tudo”, disse Rildo.
Quanto ao seu substituto, o secretário de agricultura disse que indicou o nome de Maria Lúcia Cartaxo que reside no assentamento Santo Antônio e que é bastante preparada para assumir a função. Ele lembrou, que mesmo afastado estará acompanhando os trabalhos da secretaria como forma de assessorar Lúcia.
Rildo disse ainda que passado o período da eleição, caso o prefeito entenda que ele deva retornar para a secretaria estará pronto para continuar a frente da pasta, pois é um trabalho que gosta de fazer, resaltou.
Blogdofurao.com