sexta-feira, 20 de abril de 2012

Senador Vital é agraciado com comenda Ordem do Mérito Militar do Exército Brasileiro


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) recebeu na manhã desta quinta-feira, a comenda da Ordem do Mérito Militar do Exército Brasileiro. A entrega da comenda ocorreu na solenidade de comemoração dos 364 anos do Exército Brasileiro, no Quartel General do Exército, Setor Militar Urbano em Brasília. A condecoração é a mais alta honraria concedidas pelo Exército brasileiro.“ É uma alegria muito grande, é um momento de grande emoção  em um dia tão importante, que é o dia do Exército Brasileiro,  receber em nome do povo da Paraíba essa honraria tão importante”, agradeceu o senador dividindo com toda população paraibana a comenda.

Durante a cerimônia Vital agradeceu a homenagem e defendeu o fortalecimento do Exército Brasileiro que tem a missão de garantir a ordem e um país de vocação pacífica e democrática que valoriza o diálogo e o respeito aos direitos humanos. Ele ressaltou que as tropas da força terrestre em permanente prontidão são a garantia indispensável da segurança do país.
Por meio do seu microblog Vital manifestou a sua gratidão e a honra de ser agraciado com a comenda. “Fiquei muito lisonjeado quando fui informado do Decreto Presidencial que nos concedeu esta homenagem, em nome do Exército Brasileiro”, postou.

Para o senador paraibano, a posição estratégica do Brasil no cenário internacional aponta para a necessidade de fortalecimento de nosso Exército; seja para defender a nossa soberania como também para estender seu braço forte, sua mão amiga, nos momentos de tragédias ambientais, no combate ao crime organizado ou na defesa de nossas riquezas naturais, ou levando sua assistência social às nossas mais remotas fronteiras, como na Amazônia brasileira. Ele lembrou que no Nordeste e particularmente na Paraíba o Exército realiza uma grande missão que é coordenar o programa emergencial batizado de Operação Pipa que distribui água para as populações dos semiáridos afetadas com a seca.

O comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Martins Peri, lembrou da histórica Batalha dos Guararapes, em 1648, marco fundador do Exército e da nacionalidade brasileira, e destacou a importância estratégica do Exército quando o Brasil se alinha entre os principais atores globais. “Isso impõe, entre tantas outras urgências, a necessidade de um escudo para o nosso desenvolvimento, um aparato de dissuasão defesa que dê visível musculatura à estatura do Brasil”.
Além de Vital do Rêgo foram homenageados com a Comenda os senadores Ciro Nogueira Lima e Paulo Roberto da Davim; as ministras de Estado Gleisi Helena Hofmann e Izabella Mônica Vieira Teixeira e o Ministro Wagner Bittencout de Oliveira.

Ordem do Mérito

A Ordem do Mérito Militar foi criada pelo Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934, e regulamentada pelo Decreto nº 3522, de 26 de junho de 2000. A comenda é concedida a militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e das Forças Auxiliares, assim como a militares estrangeiros, cidadãos nacionais e estrangeiros que, pelos serviços prestados à sociedade e ao Exército se tenham tornado credores de homenagem do Exército.
A insígnia da Ordem é constituída por uma cruz, no modelo da tradicional Cruz de Aviz, com quatro braços iguais. É a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Por isso, o dia em que se comemora o Dia do Exército Brasileiro é considerado a data oficial para a entrega de tão significativa condecoração.
Acesse: http://www.senadorvitaldorego.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário