sábado, 10 de dezembro de 2011

Vital do Rêgo é escolhido o senador do ano


Em noite festiva o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) estiveram presentes ontem (09) na entrega do ‘Prêmio Executivos de Verdade 2011’, da revista Paraíba Verdade que já atua no mercado especializado há mais de seis anos. Na ocasião ambos foram homenageados com respectivas comendas pelas suas atuações e receberam o prêmio da noite em nome do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que não pode estar presente.
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vem a público agradecer a lembrança do seu nome como parlamentar do ano. O nome de Vital foi escolhido em pesquisa pública, onde foi analisada sua atuação ao longo deste ano, o peemedebista é o único senador da Paraíba na lista dos premiados.
“Para mim é motivo de orgulho representar a Paraíba. Fui eleito para honrar o cidadão e estou trabalhando para tanto. Nestes oito meses de trabalho, procuramos fazer um mandato participativo, ouvindo a população sobre temas relevantes como meu substitutivo sobre a redistribuição da partilha dos royalties, minha atuação na CMO visando promover o orçamento mais democrático da história do país, entre outros.”, afirmou o parlamentar, que preside a Comissão Mista do Orçamento (CMO).
“Sinto-me orgulhoso em nome de todos os paraibanos de receber essa honraria em nome do senador Vital do Rêgo que vem fazendo em Brasília um trabalho profícuo por um Brasil mais justo em especial pelos 223 municípios paraibanos”, disse Veneziano.  
A escolha dos parlamentares vencedores do Prêmio Executivos de Verdade 2011 foi dividida em várias categorias.  Na premiação que ocorreu nesta sexta-feira (09) no restaurante Campina Grill – foram escolhidos ainda o melhor, vereador, prefeito, deputado, empresários, profissionais liberais e agentes públicos do ano.




Um pouco de sua história
Vital do Rêgo foi vereador em Campina Grande por dois mandatos, passando por três mandatos de Deputado Estadual, sendo líder da oposição e líder do governo, até chegar à Câmara Federal como o deputado mais votado da Paraíba. Formado em Medicina e Direito, iniciou sua trajetória política movido por formação genética, visto que carrega em sua vida a herança de políticos da estirpe de Argemiro Figueiredo e Vital do Rego.
Como deputado federal, foi considerado o 4º deputado do país entre os 513 que mais apresentou proposituras na sua passagem pela Câmara dos Deputados. “Em nosso mandato dividimos nosso tempo trabalhando muito e dividindo o tempo entre as atividades legislativas e buscando incansavelmente recursos e investimentos para o Estado”.

Tags: , , , ,

Acidente em Sousa deixa saldo de um morto e outro ferido.







Por volta de 00:40h da madrugada deste sábado (10), na Estrada para o Lastro, precisamente, nas imediações da Estátua de Frei Damião, morreu vítima de grave acidente de Moto, o Comerciário, Heleno Amadeus da Silva, 26 anos, casado, que residia no Sítio Logradouro, Município de Sousa.

Conforme as informações repassadas pela Polícia Militar que esteve no local do sinistro, a vítima teria participado da confraternização de sua Empresa, Lacerda Material de Construção em uma da Churrascaria da Cidade de Sousa.

Após a festa, Heleno seguiu com destino a sua moradia no Sítio Logradouro, pilotando uma Moto, Vermelha, 125CC, placa MOE 1449, tendo como passageira, sua Esposa, Maria dos Remédios da Silva, 22 anos.

Um Boi teria atravessado a pista de rolamento da PB que liga: Sousa ao Lastro. Heleno Amadeus da Silva, ao tentar desviar do animal, bateu, perdeu o controle de sua Moto, caiu ao solo, e teve morte no local.
A Esposa, Maria dos Remédios da Silva, foi socorrida momentos depois, pela Equipe do SAMU para o Hospital Regional, apresentando apenas escoriações leves pelo corpo. Ela Medicada, e ficou em observação.

A Delegada plantonista, Dra. Patrícia Forny, juntamente com sua Equipe, também foi até o lugar do acidente para tomar as devidas providências ao caso.
O Corpo de Amadeus, depois foi encaminhado para a necropsia.
Fontes: Folha do Sertão e Sertão Informado.
acidente-estrada-do-lastro-animal-na-pista46


Estreante no Senado, Vital recebe prêmio de melhor senador em 2011

Estreante no Senado, Vital recebe prêmio de melhor senador em 2011

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vem a público agradecer a lembrança do seu nome como parlamentar do ano, a homenagem será concedida pelo 'Prêmio Executivos de Verdade 2011', da revista Paraíba Verdade que já atua no mercado especializado há mais de seis anos. O nome de Vital foi escolhido em pesquisa pública, onde foi analisada sua atuação ao longo deste ano, o peemedebista é o único senador da Paraíba na lista dos premiados.
"Para mim é motivo de orgulho representar a Paraíba. Fui eleito para honrar o cidadão e estou trabalhando para tanto. Nestes oito meses de trabalho, procuramos fazer um mandato participativo, ouvindo a população sobre temas relevantes como meu substitutivo sobre a redistribuição da partilha dos royalties, minha atuação na CMO visando promover o orçamento mais democrático da história do país, entre outros.", afirmou o parlamentar, que preside a Comissão Mista do Orçamento (CMO).
A escolha dos parlamentares vencedores do Prêmio Executivos de Verdade 2011 foi dividida em várias categorias.  Na premiação que ocorrerá nesta sexta-feira (09) no restaurante Campina Grill - a partir das 20h serão escolhidos ainda o melhor, vereador, prefeito, deputado, empresários, profissionais liberais e agentes públicos do ano.
Um pouco de sua história
Vital do Rêgo foi vereador em Campina Grande por dois mandatos, passando por três mandatos de Deputado Estadual, sendo líder da oposição e líder do governo, até chegar à Câmara Federal como o deputado mais votado da Paraíba. Formado em Medicina e Direito, iniciou sua trajetória política movido por formação genética, visto que carrega em sua vida a herança de políticos da estirpe de Argemiro Figueiredo e Vital do Rego.
Como deputado federal, foi considerado o 4º deputado do país entre os 513 que mais apresentou proposituras na sua passagem pela Câmara dos Deputados. "Em nosso mandato dividimos nosso tempo trabalhando muito e dividindo o tempo entre as atividades legislativas e buscando incansavelmente recursos e investimentos para o Estado".

Professora da UFCG de Cajazeiras morre vítima de infarto. Veja

A Direção do Centro de Formação de Professores, Campus de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande vem a público manifestar, em nome de toda a comunidade acadêmica, os votos de pesar pelo falecimento da Professora LUÍZA MOISÉS DE SOUSA, professora do Departamento de Educação do Campus V da UFPB, correspondente à atual Unidade de Acadêmica de Educação da UFCG, Campus de Cajazeiras. 

O falecimento ocorreu na madrugada desta sexta-feira no Hospital Regional de Cajazeiras. Seu corpo está sendo velado na residência dos familiares, situada a Rua Padre Rolim, ao lado do Colégio Comercial. A missa de corpo-presente ocorrerá na Catedral, às 16:00 hs desta sexta-feira, dia 09 de dezembro de 2011.

A professora Luíza Moisés, como era habitualmente conhecida, tinha sólida formação teórica em filosofia, tendo prestado relevantes serviços educacionais a esta Instituição de Ensino. 

A Direção do Centro de Formação de Professores, ao tempo em que manifesta os pêsames a familiares e amigos, neste dia 09 de dezembro de 2011, expressa o sentimento de pesar por irreparável perda humana. 

Cajazeiras, 9 de dezembro de 2011.

José Cezario de Almeida
Diretor

NOTA  DE  PESAR DA UFCG

A Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande vem a público manifestar, em nome de toda a comunidade acadêmica desta instituição, o mais profundo pesar pelo falecimento da professora aposentada LUÍZA MOISÉS DE SOUSA – do Centro de Formação de Professores, Campus de Cajazeiras - ao mesmo tempo em que presta condolências a familiares e amigos enlutados pela irreparável perda ocorrida nesta sexta-feira, 9.
Campina Grande, 9 de dezembro de 2011.
Thompson Fernandes Mariz
Reitor

O velório acontece na residência -  Rua Padre Rolim, ao lado do Colégio Comercial  e a  missa de corpo-presente ocorrerá na Catedral de Cajazeiras, às 16 horas.



FOLHADOSERTAO com Ascom
Foto: Claudiomar Rolim

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

III Seminário de Educação e Convivência com o Semiárido Brasileiro, Cultura e Agroecologia é realizado com sucesso em Cajazeiras

O III Seminário de Educação e Convivência com o Semiárido Brasileiro, Cultura e Agroecologia é uma realização da Comissão Pastoral da Terra – CPT do Sertão que neste ano, foi realizado no Auditório da FAFIC, no município de Cajazeiras, durante os dias 05 e 06 deste mês. Para realizar este III Seminário, a CPT contou com o apoio exclusivo do CESE, Kinder MISSIONSWERX DIE STERNSINGER, RESAB, aktions Kreis pater beda, Prefeitura de Cajazeiras, UFCG, Prefeitura de Bonito de anta Fé, Prefeitura de Poço Dantas e Prefeitura de Aparecida.
Este evento, tinha por objetivo, proporcionar aos professores e estudantes da rede de educação do campo no semiárido, a oportunidade de refletir sobre a educação para convivência, como que esse processo educativo tem trabalhado as relações com a terra, água, ar e todas as fontes de vida no planeta. O desafio é buscar mudanças para o sistema educacional, para que tenhamos um modelo educacional que coloca no centro de suas preocupações a formação de cidadão críticos, conscientes, capazes de compreender a sua realidade, seus desafios e de ter a capacidade de construir alternativas para a solução de seus problemas para que se torne possível viver com qualidade nas terras do nosso semiárido nordestino, em especial, do semiárido paraibano. Cuidar da formação da população, para conseguir gerar suas próprias fontes de renda de maneira mais sustentável, com mais resultados econômicos, sociais e culturais e menos obstrução dos recursos naturais, da cultura popular e menos desigualdade social.
Tanto no primeiro, quanto no segundo dia, o seminário começou, sempre as 08h00min, com uma mística para ambientar o público e os organizadores das temáticas a serem debatidas, sobre a coordenação de Socorro Ferreira, sendo que o primeiro dia (05) foi marcado por um Painel Temático e quatro Oficinas Temáticas, Atividades Cultural e lançamento de livros. Já o segundo dia, com uma dinâmica bem diferente, foi trabalhado com um Carrossel de experiências (apresentação por municípios), uma plenária para discussão das experiências apresentadas pelos grupos no carrossel, encerando o seminário com uma Mesa de encerramento.
Para o painel temático que teve como tem “Educação Escolar, Cultura e Agroecologia no Semiárido brasileiro”, foi convocado à mesa, o professor Francisco Nogueira (IFPB) para falar do tema O semiárido Brasileiro na atualidade, bem como fazer breves exclamações sobre a Agroecologia no Semiárido brasileiro. Também, foi convocada a mesa o professor Rovilson José Bueno (UFCG) para apresentar o tema Educação para Convivência com o Semiárido brasileiro. E para moderar o debate, bem antes dos professores, foi convocada a professora Maria Moreira Neto (UFCG).
No ato das inscrições, bem no inicio do seminário, cada participante se inscreveu também para participar de uma das quatro oficinas temáticas oferecidas no turno da tarde. As oficinas oferecidas foram as seguinte: 1 – Materiais didáticos e paradigmas nas escolas do Semiárido brasileiro, conduzida pelo prof. Rovilson Bueno; 2 – Tecnologias Sociais de convivência com o Semiárido: o diálogo de saberes na escola – conduzida pelo professor Hugo Vieira (IFPB); 3 – Arte e educação  nas escolas dos Semiáridos – orientada pela professora Maria das Graças Cavalcante (Bahia); 4 – Cultura no Currículo das escolas do Semiárido – orientado por Valber Matos (ASPTA).
O Carrossel de experiências apresentadas pelos quatro municípios habilitados, foi moderado pelas professoras Adelaide Pereira da Silva (CPT) e Albertina Ribeiro B. Araújo (UFPB), fechando com uma Plenária sobre as quatro experiências apresentadas, moderada por Ana Célia Menezes (CPT) e Maria Cleidismar Oliveira – Secretária de Educação de Cajazeiras.


Para encerramento do seminário, foi realizado uma mesa com o tema “Perspectivas de inclusão da Educação para a Convivência com o Semiárido nos Sistemas Municipais de Ensino em 2012”. Para debater, chamaram a participar da mesa: Maria do Carmo Vale Leite (Sec. de Cajazeira), Heliana Leandro Araruna (Sec. de B. de Santa Fé), Edna Oliveira (Sec. de Aparecida), Gilderlândia Oliveira (Sec. de Poço Dantas) e Maria do Socorro Ferreira (CPT). Para moderar o debate, convocaram Adelaide Pereira da Silva (CPT). Quem também prestigiou o último dia de seminário, fazendo a abertura, foi o Bispo diocesano de Cajazeiras, Dom José González.

Senador Vital apresenta ao Ministro Pimentel seu Manifesto de Repúdio ao bloqueio do mercado de trabalho pernambucano



Profundamente insatisfeito com o bloqueio do mercado de trabalho pernambucano aos trabalhadores da Paraíba, o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) apresentou ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, um manifesto de repúdio às ações, fomentadas por relações políticas que – como avalia o parlamentar – afetam negativamente a Paraíba.
“Há uma timidez muito grande do Governo da Paraíba junto ao Governo de Pernambuco. Independente de relações políticas, nós vamos entrar no processo cobrando do Governo Federal uma relação que não discrimine nosso Estado,” pontuou Vital.
O senador pediu o apoio da Assembléia Legislativa da Paraíba em se manifestar a respeito do assunto.
Confira, na íntegra, o Manifesto de Repúdio que Vital do Rêgo apresentou ao Ministro Pimentel:
“Senhor Ministro,
Como Senador da República, representando o Estado da Paraíba e, diante da indiferença do Governador do meu Estado, Ricardo Coutinho, e da sua disposição em acatar as orientações do Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, venho à presença de Vossa Senhoria manifestar meu total repúdio ao bloqueio do mercado de trabalho pernambucano aos trabalhadores paraibanos.
Esclareço a Vossa Excelência que será instalada no município de Goiania, em Pernambuco, a 62 Km de distância de Recife, capital do Estado, uma fábrica da multinacional italiana FIAT ao custo de R$ 3 bilhões. A referida cidade faz divisa com o estado da Paraíba e fica pouco mais de 50 Km da capital, João Pessoa.
No entanto, na última segunda-feira, 05 de dezembro do corrente, o Diário de Pernambuco publicou nota informando que a nova fábrica abrirá 6 mil vagas para contratação imediata de funcionários. Porém, as vagas serão direcionadas por ordem de inscrição, para pessoas que recebem Bolsa Família e Seguro Desemprego, que residam, apenas, em Goiania e em 13 cidades do Estado de Pernambuco. Além disso, os cursos de capacitação, oferecidos pelo SENAI, serão restritos aos trabalhadores daqueles municípios.
O mesmo com o “Sistema S” da capital da Paraíba, João Pessoa, Constituído por entidades como o SESI, SENAI, SENAC, SESC entre outras, encontrar-se mais perto do município de Goiania, em Pernambuco, onde a nova Fábrica será instalada, os trabalhadores paraibanos não terão acesso as mais de seis mil vagas disponibilizadas pela referida Fábrica.
A decisão da montadora FIAT e a orientação do Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, em proibir a contratação de paraibanos é uma afronta direta ao art. 3o da Constituição Federal.
Diante disso, procuramos sempre, em atendimento aos preceitos constitucionais, promover o bem de todos. Lutamos para reduzir as desigualdades sociais e regionais, sem qualquer forma de discriminação.
Vivemos, hoje, em um País que procura ingressar milhões de brasileiros, que sempre estiveram à margem do desenvolvimento nacional, no mercado de trabalho. E diante desse Brasil que se apresenta, é inadmissível que ideologias partidárias unam o governador do meu Estado e do estado de Pernambuco, impedindo a cooperação entre os estados e o progresso do País.
Portanto, solicito a Vossa Excelência providências para que o estado da Paraíba não sofra com a discriminação de seus trabalhadores, para que possamos, realmente, avançar rumo a um Brasil mais igualitário e em constante desenvolvimento.
Atenciosamente,
Senador Vital do Rêgo”

homem é morto com vários tiros em Cajazeiras

Um homicídio aconteceu nesta sexta-feira (08) na Avenida Desembargador Boto na cidade de Cajazeiras. De acordo com informações, um menor de 16 anos, identificado por testemunhas como "Corrozinho " atirou por várias vezes com um revólver calibre 38 assassinando um popular identificado como Rodrigo. O fato ocorreu na calçada do “Bar do Miúdo”.
O crime teria acontecido por vingança, pois o menor teria sido agredido esta semana pela vítima Rodrigo e por seu irmão Rodolfo, depois de uma tentativa de assalto.
Segundo informações, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Cajazeiras ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O menor de idade autor do crime foragiu do local. A Polícia Militar já realiza diligências na busca do acusado. Este é o segundo homicídio em Cajazeiras em menos de 42 horas.
Mais detalhes sobre o crime, em instante.








Caminhão desgovernado invade procissão e mata 9 pessoas em Feira Grande (AL)

Entre os mortos estão o caminhoneiro e uma menina de 3 anos; veículo explodiu

 Um caminhão, do tipo caçamba, desgovernado, carregado de areia e tijolos, invadiu uma procissão, às 16h45 de quinta-feira, 8, e deixou um saldo, até o momento, segundo os bombeiros e o Instituto Médico Legal (IML), de pelo menos 9 pessoas mortas e diversos feridas em Feira Grande (AL), a 150 quilômetros de Maceió, no agreste alagoano. O veículo desceu uma ladeira e atingiu uma multidão que havia acabado de chegar do cortejo religioso e estava parada em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição - padroeira da cidade - na praça central, onde ocorria uma missa.
Oito pessoas morreram no local, a maioria carbonizada, pois o veículo, ao se chocar contra a praça, tombou e explodiu. Muitas pessoas, com ferimentos leves, nem chegaram a ser socorridas ou então foram atendidas em unidades médicas de pequeno porte. As vítimas com ferimentos mais graves, pelo menos 15, foram encaminhadas pelos bombeiros e pelo SAMU, para a Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly, em Arapiraca, cidade vizinha. Entre os feridos estava Bruniele, de 3 anos, que já teria chegado morta. Doze vítimas foram atendidas e até o início desta madrugada de sexta-feira, 9, já haviam sido liberadas. Paloma, de 8 anos, continua internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Uma senhora permanece sob observação.
Entre as vítimas está o motorista do caminhão. Preso nas ferragens, o caminhoneiro, ainda não identificado, também morreu carbonizado. Testemunhas contam que o veículo, com placas de Arapiraca, teria ficado sem freio. O condutor ainda desviou o máximo que pode, acessando a contramão da ladeira, para não atingir um número maior de pessoas. Mais de 1.000 pessoas participavam da procissão. O caminhão também atingiu três carros e cinco motos que estavam parados próximo à praça.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Senador Vitalzinho será homenageado pela AMASP com medalha Dr. Souza Bandeira

Senador Vitalzinho será homenageado pela AMASP com medalha Dr. Souza Bandeira

Em reunião realizada na manhã dessa quarta-feira (07), os prefeitos filiados da AMASP – Associação dos Municípios do Sertão da Paraíba – definiram o homenageado que receberá a medalha Ex-prefeito Dr. Souza Bandeira.
A comenda foi criada para homenagear políticos e pessoas que contribuem com o desenvolvimento da região compreendida pela entidade. Além do senador Vitalzinho, também será homenageado o deputado estadual Wilson Braga que ainda não recebeu a medalha do ano passado.
Os homenageados receberão as comendas em solenidade que será realizada no dia 27 de janeiro de 2012, onde acontecerá a posse da mesa diretora.

Redação Portal CZN

Mulher é assassinada com tiro de 12 no rosto por dupla em moto preta na zona sul de Cajazeiras



Dois homens em uma moto Broz de cor preta assassinaram a mulher Vanusa Nazário de Sousa, 31 anos, residente na zona sul da cidade. O crime aconteceu na noite dessa quarta-feira (07), por volta das 23h00 na Rua Fausto Rolim onde residia a vítima.
Segundo informações, os dois acusados chegaram em uma moto quando a vítima estava sentada na calçada, e dispararam um tiro de espingarda calibre 12, atingindo o rosto e pescoço da vítima, que foi socorrida com vida pelo SAMU, vindo a falecer no Hospital Regional de Cajazeiras. A mulher estava em companhia do popular “Pretinho de Biu” que não foi atingido.
Até o momento não se tem pistas quanto aos acusados, e a população que estava nas proximidades não forneceu nenhuma informação dificultando o trabalho da polícia. A suspeita é que o crime foi motivado por acertos de contas por envolvimento com drogas.

Água da CAGEPA mais parece lama e população de Cajazeiras cobra explicação

A população de Cajazeiras teve uma surpresa indesejável na manhã desta quinta feira (08) ao ligar as suas torneiras.
Não, desta vez não é o grande problema de falta d`agua que a tempos assola toda cidade a muito tempo, é que a cor do líquido precioso causou espanto as pessoas que não se arriscaram sequer a tomar banho por temer a qualidade da água que mais parece ferrugem.
Na foto acima enviada por um popular, você pode acompanhar a água oferecida a população de Cajazeiras por parte da CAGEPA, que apesar de diversas denúncias nas emissoras de rádio até as primeiras horas da manhã desta quinta, não havia se pronunciado sobre o assunto.
Essa não é a primeira vez que um fato dessa natureza acontece, em outras oportunidades a população também ficou preocupada com a cor da água oferecida pelo órgão de abastecimento.
Espera-se que uma explicação acompanhada de uma solução seja dada pela direção da CAGEPA local, para tranqüilizar a população.
Blogdofurao.com Foto Ângelo Lima

AMASP elege mesa diretora para 2012 e reconduz prefeito Erivan Guarita a presidência

Adiada por duas vezes, a reunião ordinária convocada pela Associação dos Municípios do Alto Sertão da Paraíba (AMASP), foi realizada na manhã dessa quarta-feira (07), com a presença de sete prefeitos que compõem a entidade municipalista sertaneja.
Durante a reunião, foi discutida a renovação da mesa diretora da AMASP, tendo o nome do prefeito de Monte Horebe Erivan Dias Guarita – atual presidente – reconduzido a presidência para a gestão 2012.
A composição da mesa diretora ficou a seguinte:
Presidente: Erivan Dias Guarita (Monte Horebe)
1º Vice-presidente: Itamar Moreira (Poço Dantas)
2º Vice-presidente: Manuel Dantas Venceslau (Bom Jesus)
Diretora Patrimônio: Alderi Cajú (Bonito de Santa Fé)
Erivan Guarita agradeceu a todos os prefeitos presentes que lhe confiaram mais um ano de mandato, e afirmou ser uma grande responsabilidade, mas, se comprometeu em trabalhar buscando benefícios para todos os municípios da região.
Durante a reunião, foi definido pelos prefeitos que o senador Vital do Rêgo Filho será o homenageado da entidade recebendo a comenda medalha Dr. Souza Bandeira.
Blogdofurao com CZN
Foto: Radarsertanejo

Vital aceita desafio de Cássio, defende Dilma e diz que governo vai investir mais na Saúde em 2012 “do que quis a oposição de Cássio”



O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse na noite desta quarta-feira (07) ao Blog que aceita o desafio feito na tribuna pelo Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) para que a Saúde brasileira saia ganhando com a aprovação da Emenda 29. Segundo Vital, a proposta apresentada pelo governo é bem melhor que a defendida por Cássio, pois injetará, logo em 2012, mais R$ 12,5 bilhões na Saúde.

Na tribuna do Senado, Cássio Cunha Lima desafiou os Senadores da base do governo a “ficar submissos aos interesses do governo ou votar a favor da melhoria da qualidade da Saúde Pública”. A proposta defendida pelo tucano propunha o percentual de 10% da receita, de forma escalonada. “Desta forma, teríamos um incremento de apenas R$ 7,5 bilhões e a proposta que defendemos injeta, de imediato, R$ 12,5 bilhões”, afirmou.

Vital do Rêgo, que é Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional – CMO afirmou ao Blog que o OGU 2012 será o Orçamento da Saúde. “O Orçamento de 2012 pode, muito bem, ser chamado de o Orçamento da Saúde, pois saímos de uma proposta do governo de R$ 86 bilhões para alcançarmos R$ 98,5 bilhões, com o Fudneb incorporado e com o trabalho desempenhado na CMO”.

Vital disse que, para se chegar ao incremento de R$ 12,5 bilhões na Saúde, além da incorporação do Fundeb, foi necessário um trabalho intenso da Comissão de Orçamento. “Com a proposta, inovadora, pioneira, de destinar recursos, através de emendas, aos municípios com menos de 50 mil habitantes, e condicionar estes recursos à saúde, conseguimos mais R$ 2,2 bilhões”, lembra.

Ele também citou a ampliação das Emendas Individuais, que passaram de R$ 13 milhões para R$ 15 milhões – em recursos para aplicação única e exclusiva para a Saúde – gerando mais receita. “Desta forma, estamos mostrando que o governo investe mais do que quis a oposição de Cássio”, afirmou Vital.

Do Blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

TRANSPOSIÇÃO: CONVOCAÇÃO GERAL.








MOBILIZAÇÃO PELA RETOMADA DAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO E INCLUSÃO DO RIO PIANCÓ

Em alguns lotes, as obras da transposição pararam. Por quê? Falta de dinheiro? A transposição deixou de ser prioridade? E agora, o que fazer? E o rio piancó, não será incluído nesse projeto de transposição? Por que tanto silêncio?

O rio piancó, vai ou não vai receber águas do velho “Chico”?

Como reação à paralisação dessas obras e ao silêncio sepulcral sobre a inclusão do rio piancó no projeto de transposição, será realizada uma grande mobilização popular visando chamar a atenção do governo federal para essas duas situações.

Chegou a hora do povo cobrar,exigir do governo federal agilidade na execução desse projeto tão salutar para a região do semi-árido nordestino,de modo bem particular,para nossa Paraíba.

O povo sofrido do vale do piancó quer que o rio piancó seja incluído, de qualquer forma, nesse projeto de transposição.

Nessa mobilização popular, o povo do vale do piancó vai gritar, clamar, para que o sonho de receber águas do rio São Francisco,através do rio piancó, torne-se uma realidade concreta e existencial.

DATA: 13 DE DEZEMBRO (Terça-feira)

LOCAL: À BEIRA DO RIO PIANCÓ, EM BOAVENTURA-PB

HORA: 9:00h DA MANHÃ

Fone (83) 8779-2218

Pedra Branca-Pb, 05 de novembro de 2011


Padre Djacy Brasileiro, no vale do piancó.

CENAS FORTES: PM’S AMARRADOS E EXECUTADOS A TIROS.









Policiais militares de todo o Brasil estão indignados com o assassinato de dois PMs em Juazeiro, na Bahia. A barbaridade com que o crime aconteceu chocou todo o estado bahiano e agora está sendo estopim para um protesto da PM em todo o Brasil, que inclusive, já demonstrou adesão dos PMs do Piauí. Os policiais bahianos foram levados por bandidos, membros de guangues, para um local distante das residências, onde tiveram mãos e pés amarrados em uma estaca de madeira, junto a uma cerca, e então, foram executados a tiros na cabeça. Os corpos foram encontrados em uma cena lastimável. As fotos da cena do crime estão sendo usadas em protesto por policiais militares de todo o Brasil, visando chamar a atenção das autoridades governamentais para o risco que corre o profissional da Segurança Pública.

Na manhã desta quinta-feira (1º), a redação do Portal ai5piaui recebeu as palavras de protesto de um policial militar do Piauí e mostra as fotos do crime que vitimou fatalmente dois PMs em Juazeiro, na Bahia.

Nas poucas palavras fica registrado o protesto e indignação do policial militar piauiense: ‘Covardia é isso, cadê os direitos humanos agora? DEUS ampare estas famílias. O Brasil precisa ver o nosso risco.’



Fonte e fotos: ai5piaui

Secretário Jucinério Félix participa em Brasília da VIII Conferência de Assistencia Social.


O Secretário de Ação Social do município de Cajazeiras – PB Jucinério Félix, está em Brasília participando da VII Conferência Nacional de Assitência Social que aconte nos dias 07 a 10 de dezembro.
Segundo o secretário a discussão é sobre a implementação da Assistência Social em todo país e os programas sociais com o aumento do bolsa família dos Cras e creas e o PETI e a implantação dos Fundos municipais de Assistência Social. Como a saúde a Assistência Social tem que ter um fundo municipal independente.
Para Jucinério é importante está representando o estado da Paraíba e principalmente a cidade de Cajazeiras, pois são várias pessoas de estados diferentes que estão participando do evento.
Fonte Alô Sertão 

Confirmado: secretária de Estado é internada na Capital com suspeita de infarto


Iraê Lucena
Iraê Lucena
O Hospital da Unimed, em João Pessoa, confirmou a internação da ex-deputada estadual e atual secretária da Mulher e da Diversidade Humana do Estado, Iraê Lucena.
De acordo com o serviço social da unidade hospitalar, Iraê deu entrada no setor de emergência do hospital, por volta das 17h desta quarta-feira (7).
Informações iniciais apontam que a ex-deputada apresentava ter sofrido um infarto.
Mais detalhes em instantes
Hyldo Pereira

Acidente na BR 230: Exército é convocado para periciar material explosivo; espuma é espalhada na pista; fotos


Acidente na BR 230: Exército é convocado para periciar material explosivo; espuma é espalhada na pista; fotos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou na tarde desta quarta-feira (7) na BR 230, próximo ao trecho de Café do Vento, acidente envolvendo dois caminhões – um deles carregado de material explosivo. A faixa no sentido João Pessoa-Campina Grande está interditada.

As Forças Armadas estão indo para o local fazer uma perícia no material explosivo. O Corpo de Bombeiros espalhou espumas pela rodovia federal para evitar possivel explosão. Os motoristas estão utilizado apenas uma faixa da BR 230.

De acordo com a PRF, um caminhão com material explosivo ( pólvora ) que vinha de Recife com sentido a Campina Grande estava parado no acostamento, quando um outro caminhão bateu na traseira do veículo.Com o impacto, o ajudante Wanderley Gomes dos santos, 39 anos, teve a perna decepada e morreu na hora.

O motorista do caminhão que provocou o acidente identificado como sendo Marcos Antônio Araújo de Macedo ficou ferido e socorrido para o Hospital de Trauma de João Pessoa.





 
Adriana Bezerra/Portal Correio
Foto: Aguinaldo Mota

Federação Paraibana de Futebol supreende e marca jogo no dia 30 de fevereiro

Da redação
Federação Paraibana de Futebol supreende e marca jogo no dia 30 de fevereiroFPF

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) foi motivo de gozação na manhã de hoje em redes sociais. O motivo foi o mato de constar no catálogo dos jogos para 2012 duas partidas no dia 30 de fevereiro, sendo esta uma data que não existe.
Os dois jogos em "data fantasma" são: Esporte X Flamengo e  Autoesporte X CSP.
Veja o documento:
big

ESPORTE




                A LIGA CAJAZEIRENSE DE FUTEBOL DE SALÃO ENCERRA A PRIMEIRA FASE DO CAMPEONATO DA CIDADE NA CATEGORIA ABERTO


A  Liga Cajazeirense de Futebol de Salão – LCFS, encerra a primeira fase do Campeonato Cajazeirense de Futebol de Salão na categoria aberto, estando classificado para a segunda fase as seguintes equipes:
CHAVE C                                                                            CHAVE D
AABB                                                                                  EMELEC
MANCHESTER                                                                  SANTA MARIA
AABB/REAL                                                                       LEIA LIVRARIA

Tendo Inicio a segunda fase no próximo dia 19 de dezembro de 2011, na categoria aberto com início às 19h00 no Ginásio Irmã Nirvanda – Casas Populares. Tendo os seguintes jogos:
1º  JOGO:  AABB    X     AABB/REAL (C )
2º JOGO:   FACULDADE SANTA MARIA   X   LEIA LIVRARIA  (D)





Francisco Carlos Ferreira
Presidente


Extraordinário: Aprovados outros 15% de crédito suplementar orçamentário pela Câmara a pedido do Executivo cajazeirense

Extraordinário: Aprovados outros 15% de crédito suplementar orçamentário pela Câmara a pedido do Executivo cajazeirense
Em Sessão Extraordinária realizada na manhã dessa terça-feira (6), na Câmara Municipal de Cajazeiras, a pedido do Poder Executivo local, para análise e aprovação do Projeto de Lei Nº 83/2011 que solicitava em caráter urgente pela suplementação orçamentária equivalente a outros 15% a fim de ajustamento de despesas declaradas pela administração do Município, o referido crédito fora aprovado por unanimidade.

Após leitura da matéria, lida pelo presidente daquele poder – Vereador Marcos Barros de Souza, o Vereador Severino Fernandes Dantas (PT), solicitou a palavra e, pediu que os demais pares não pusessem obstáculos para a aprovação do projeto.

A Vereadora Léa Silva fora a segunda oradora e, trouxe informações, entendimentos e questionamentos em relação ao assunto; Abertura de crédito. A vereadora citou ainda, os momentos vivenciados por ela no passado, quando a oposição reprovava projetos de pedido de suplementação orçamentária do ex-prefeito Carlos Antonio. A vereadora se referia naquele momento aos vereadores Severino Dantas, Chagas Amaro e ex-vereador e hoje, prefeito Carlos Rafael Medeiros de Souza.

Para a aprovação do crédito, a Vereadora Léa Silva supôs que fosse feito o pagamento da folha dos servidores até o dia 29 de dezembro em curso, já que a finalidade é pôr em dia o pagamento da classe.

Como terceiro orador, o Vereador Chico Bianor (PP) usou a tribuna da Casa, para informar que esteve ouvindo nos últimos dias a voz da população indignada, pois os parlamentares-mirins estão sendo taxados como verdadeiros empecilhos ao não pagamento dos servidores que se encontra em aberto. Chico Bianor ressaltou também que à Câmara Municipal não haveria de ter entendimentos contrários quanto à aprovação da matéria, porém, mesmo fazendo oposição o crédito suplementar vem para beneficiar toda uma classe de servidores.

Para o Vereador Raimundo Nonato Rolim de Lira (PTB), a tribuna da Casa fora usada a fim de agradecer á imprensa cajazeirense pela sua atuação e divulgação dos trabalhos do Legislativo durante todo o ano de 2011. Na continuidade de sua fala – Raimundo Lira pediu em comum acordo pela aprovação do projeto.

Nilson Meireles Lopes Filho (PSD) usou a tribuna da Casa e lembrou-se do aniversário de treze anos da morte do irmão Neurisberto Meireles. Na continuidade da fala o vereador tinha intenção de prejudicar á administração de Carlos Rafael. “Sou professor e diversos amigo me pediram para votar pela aprovação da matéria”, finalizou Nilsinho.

Severino Dantas interveio mais uma vez trouxera que a administração do ex-prefeito Carlos Antonio empurrava de goela abaixo as matérias de suplementação de crédito para aprovação.

O presidente da Câmara Municipal – Vereador Marcos Barros de Souza proferiu a leitura de emenda modificativa de 20% para 15% como havia na mensagem do Executivo.

Obs.: Por pouco quatro dos dez vereadores não se retiraram do recinto porque reclamavam dos vereadores Severino Dantas e Raimundo Lira de impedir a continuidade da leitura do referido projeto, que fora aprovado com unanimidade de votos.

Ascom

Carlos Magno diz que Romero Rodrigues não tem moral para criticar PCCV: “eles pagavam salários com abono”


 O Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno, lamentou nesta quarta-feira (07) declarações do Deputado Federal Romero Rodrigues (PSDB), contrárias à aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os servidores da Saúde. Segundo Magno, Romero “não tem moral para criticar o PCCV, pois eles pagavam salários com abono”.

Carlos Magno lembrou que, quando Veneziano assumiu a Prefeitura, em 2005, se deparou com uma “relação crítica da Prefeitura para com os servidores”. Ele lembrou que o grupo político do qual Romero Rodrigues faz parte pagava salários com abono. “A Prefeitura de Campina Grande era, na época, uma das poucas do país que não pagavam nem o salário mínimo. Os servidores tinham um vencimento pequeno, que era completado com o tal do famigerado abono”, provocando prejuízos enormes.

De acordo com o Coordenador, assim que assumiu a PMCG, Veneziano determinou o aumento salarial para todas as categorias, eliminando de vez o abono. “E, nestes últimos quase oito anos, os servidores deixaram de conviver com o abono, defendido por Romero Rodrigues e seu grupo”, lembrou.

Carlos Magno lembrou que quando Veneziano assumiu, também se deparou com um quadro de precariedade na contratação dos servidores da Saúde. “Os médicos eram contratados pelas Sociedades de Amigos de Bairro, as SABs. Não havia estabilidade para Agentes de Saúde ou Agentes de Vigilância Ambiental e foi Veneziano quem resolveu a situação desse povo todo, com a realização de concursos públicos”.

O Coordenador lembrou ainda outras conquistas dos servidores na gestão Veneziano, a exemplo do calendário de pagamento. “Hoje o servidor sabe com muita antecedência o dia que vai receber o salário mensal e o 13.º. Veneziano também adotou o pagamento dentro do mês trabalhado e num só dia, para todas as secretarias. Tudo muito diferente do que vinha ocorrendo nas duas últimas décadas”, disse.

Ganho real de 43% - Magno lembrou que a gestão Veneziano concede reajustes salariais sempre acima dos percentuais inflacionários, o que gerou para os servidores um ganho real de 43%, desde 2005. “É bom lembrar que nos 20 anos anteriores à administração Veneziano houve uma perda real para os servidores de 15,7%”.

Veneziano também efetivou, através de concursos públicos, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Vigilância Ambiental; e realizou concursos públicos para os profissionais do Programa Saúde da Família - PSF, que recebiam seus salários através de contratos precários com as SABs; implantou o Piso Nacional do Profissional Médico (R$ 3.060,00) e, agora, o PCCV dos profissionais da Saúde.

Carlos Magno lembrou ainda a capitalização do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais - IPSEM, que estava prestes a fechar porque, desde a sua criação, a Prefeitura descontava os valores do IPSEM nos contracheques dos funcionários, mas quase sempre não os repassava ao instituto, gerando uma dívida de aproximadamente R$ 80 milhões, sem contar com a atualização financeira monetária da dívida.

“Com isso, Veneziano passou a garantir o futuro dos nossos servidores”, disse ele. “Hoje o IPSEM é o segundo melhor instituto da Paraíba, em termos de superávit financeiro, após o instituto de previdência de Cabedelo. O IPSEM de Campina Grande tem cerca de R$ 25 milhões de recursos financeiros aplicados no Mercado Financeiro, à frente do de João Pessoa, que tem cerca de 14 milhões e do próprio Instituto de Previdência do Estado, o IPEP, que tem R$ 13 milhões”.

Carlos Magno finalizou dizendo que “seria bom que os servidores da Saúde e a população campinense, em geral, lembrassem no ano que vem as posturas que Romero adota agora”.

Ass.Com Comunicação & Marketing

6º BPM RECEBE VISITA DO SECRETARIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA

No último dia 07 de dezembro (quarta), o 6º Batalhão da PM, com sede em Cajazeiras, recebeu a visita do Secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba, Dr. Cláudio Coelho Lima. Além de comunicar à  Unidade o elogio do governo estadual pelos índices de segurança do 6º BPM (que compreende 15 cidades do Alto Sertão), o Secretário parabenizou o Tenente-Coronel Ronildo (Comandante) e sua tropa, a qual se reuniu pela manhã para recepcioná-lo.

Após visitar as instalações da Unidade e conhecer o Staff (Corpo de Oficiais do Estado Maior), o Secretário visitou o COPOM (Central de Operações, que aciona as viaturas para as ocorrências) e conheceu o Sistema PREVIU, de monitoramento das vias urbanas de Cajazeiras através de câmeras, o qual foi também bastante elogiado. O sistema é uma parceria da sociedade civil organizada (tendo à frente o SINDIBENS) e do Tenente-Coronel Ronildo.





Em suas considerações finais o Secretário de Segurança enfocou os incrementos logísticos que a Unidade vem apresentando ao longo do Governo do Dr. Ricardo Coutinho e garantiu que tal valorização humanística terá continuidade.

Veneziano agradece elogios do Presidente Nacional do PSDB à sua gestão: “foi um reconhecimento insuspeito”



O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo telefonou para o Senador Cícero Lucena (PSDB) pedindo que transmitisse ao Presidente Nacional do PSDB, Sérgio Guerra, os agradecimentos pelos elogios feitos à sua gestão. Veneziano disse que recebeu a notícia do elogio “com muita alegria, feliz e honrado”. Sérgio Guerra elogiou a administração de Veneziano durante entrevista em rede nacional, na noite do último domingo.

Veneziano disse que não tem qualquer relação com Sérgio Guerra, motivo pelo qual se mostrou bastante agradecido pela citação. “Já o cumprimentei, formalmente, uma ou duas vezes. Há apenas uma relação formal entre nós, razão pela qual considero que foi um registro muito importante, um reconhecimento, mesmo que à distância, do trabalho por nós desenvolvido aqui em Campina”.

Ele agradeceu as palavras elogiosoas, em seu nome e em nome dos demais integrantes da administração municipal e disse que a declaração do presidente tucano foi “um reconhecimento insuspeito” ao que vem sendo desenvolvido em Campina Grande.

“Como não tenho contato com o presidente Sérgio Guerra, liguei para o Senador Cícero Lucena, que tem com ele uma relação muito forte, e pedi para que transmitisse-lhe o meu agradecimento pelo gesto de espontaneidade, gesto voluntário”.

Veja a declaração de Sérgio Guerra acessando o link:

O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo telefonou para o Senador Cícero Lucena (PSDB) pedindo que transmitisse ao Presidente Nacional do PSDB, Sérgio Guerra, os agradecimentos pelos elogios feitos à sua gestão. Veneziano disse que recebeu a notícia do elogio “com muita alegria, feliz e honrado”. Sérgio Guerra elogiou a administração de Veneziano durante entrevista em rede nacional, na noite do último domingo.

Veneziano disse que não tem qualquer relação com Sérgio Guerra, motivo pelo qual se mostrou bastante agradecido pela citação. “Já o cumprimentei, formalmente, uma ou duas vezes. Há apenas uma relação formal entre nós, razão pela qual considero que foi um registro muito importante, um reconhecimento, mesmo que à distância, do trabalho por nós desenvolvido aqui em Campina”.

Ele agradeceu as palavras elogiosoas, em seu nome e em nome dos demais integrantes da administração municipal e disse que a declaração do presidente tucano foi “um reconhecimento insuspeito” ao que vem sendo desenvolvido em Campina Grande.

“Como não tenho contato com o presidente Sérgio Guerra, liguei para o Senador Cícero Lucena, que tem com ele uma relação muito forte, e pedi para que transmitisse-lhe o meu agradecimento pelo gesto de espontaneidade, gesto voluntário”.

Veja a declaração de Sérgio Guerra acessando o link:

Vital do Rêgo estimula debates sobre a proibição a aditivos e novas embalagens de cigarros

“Quem vê cara não vê coração”, diz o ditado popular, totalmente verdadeiro no caso do cigarro. A maioria dos fumantes não imagina que as consequências do fumo sobre o aparelho circulatório são devastadoras. Como médico o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) está empenhado em implementar medidas para diminuir o tabagismo e apoiar os agricultores produtores de tabaco na busca de alternativas de produção.
Entre as medidas estão seu apoio as discussões com a sociedade sobre as consultas públicas (CP) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que ocorrem esta semana na capital federal e já tiveram ampla divulgação até março pela internet. Ele cita como exemplo a CP 112/2010, que propõe a proibição de aditivos que conferem sabor doce, mentolado ou de especiarias aos produtos derivados do tabaco. Já a CP 117/2010 prevê regras para a impressão das imagens de advertências sanitárias, para a restrição da propaganda aos pontos de venda e na internet. “Com essas medidas pretendemos diminuir a atratividade desses produtos e impedir que jovens e adolescentes comecem a fumar”, afirma o senador.
Antifumo – Vital lembra que o Brasil ratificou, em novembro de 2005, sua participação à Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT/OMS), comprometendo-se a implementar medidas para diminuir o tabagismo e apoiar os agricultores produtores de tabaco na busca de alternativas. Entre as medidas estão o “apoio a atividades alternativas economicamente viáveis” à cultura do fumo (Artigo 17) e “proteção do meio ambiente e saúde das pessoas” na cultura do fumo (Artigo 18).
Males do fumo - Ao dar uma tragada, há um imediato aumento dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e constrição dos vasos, o que obriga o coração a exercer maior esforço para bombear o sangue. Com o tempo, eleva-se a probabilidade de desenvolvimento de doenças coronarianas, como angina, infarto, derrame, espasmo, arritmia cardíaca e morte súbita. Não é demais lembrar que quase todas as pessoas com até 35 anos que sofrem infarto são fumantes.
Segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Dr. Marcos Fábio Lion, cardiologista, fundador e ex-presidente da Sociedade Paulista de Cardiologia, quando se pára de fumar, o risco de infarto decresce rapidamente nos primeiros cinco anos, caindo 50% logo no primeiro ano. Para quem consumia menos de 20 cigarros diários, a chance de infarto se iguala às de não-fumantes no final de 10 anos. Porém, para os fumantes de mais de 20 cigarros por dia, serão necessários 15 anos de abandono do vício para ter as mesmas chances de uma pessoa que nunca fumou. E mais, as conquistas da medicina e de melhores condições sociais, que visam ao aumento da vida média, estão sendo de certo modo anuladas pelo tabagismo.

IMAGENS FORTES: Veja fotos EXCLUSIVAS das 13 vítimas no momento do acidente na BR 230

IMAGENS FORTES: Veja fotos EXCLUSIVAS das 13 vítimas no momento do acidente na BR 230
As imagens foram registradas minutos após o sinistro de trânsito na BR 230 próximo a Patos que deixou 13 pessoas mortas. O único sobrevivente da van foi um adolescente de 16 anos, que foi arremessado para fora do veículo. Os outros dois feridos estavam em um Fiat Palio e foram resgatados por bombeiros.

O casal de Sousenses Yanne e Wescley Santos, vinham de Campina Grande em direção a cidade de Sousa,  quando se depararam com o acidente minutos após o ocorrido e ficaram chocados com a cena, em seguida clicaram algumas imagens.

Veja abaixo imagens repassadas EXCLUSIVAMENTE ao Site FOLHADOSERTAO

Atenção: CENAS FORTES