sábado, 29 de outubro de 2011

Emoção toma conta no Sepultamento da Filha do Radialista Gutemberg Cardoso em Cajazeiras.

Emoção toma conta no Sepultamento da Filha do Radialista Gutemberg Cardoso em Cajazeiras. VEJA FOTOS
Aconteceu às 9h deste sábado no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, Zona Leste de Cajazeiras, o sepultamento da Jovem, Ana Carolina Cardoso, Filha do Radialista, e Jornalista, Gutemberg Cardoso, a qual faleceu em Recife/PE vítima de um Acidente Vascular Cerebral, AVC.

Ana Carolina Cardoso, 26 anos, Representante de Vendas estava realizando exercício numa academia quando sentiu-se mal, e foi levada imediatamente para um dos Hospitais de Recife, não resistiu, veio a óbito.

A notícia deixou toda a família abalada, haja vista ser uma Mulher de pouca idade, e apresentando saúde plena.

O Corpo de Ana Carolina foi transladado de Recife para Cajazeiras, aonde aconteceu o sepultamento na manhã deste sábado.
Amigos, parentes, familiares acompanharam as homenagens finais a Filha do Radialista, Gutemberg Cardoso que a todo o momento recebia as condolências, e votos de pesares da população cajazeirenses.

A reportagem da Cajainformado  acompanhou as exéquias finais, e aproveita para presta Voto de solidariedade ao amigo, Gutemberg Cardoso.  

Ex-presidente Lula está com tumor na laringe, diz hospital

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias.
"O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", diz nota do Sírio-Libanês.
A reportagem está tentando contato com a assessoria do ex-presidente para comentar o assunto.
Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome.

Ricardo Stuckert - 27.out.2011/Divulgação
O ex-presidente comemorou seu aniversário no Instituto Lula
O ex-presidente comemorou seu aniversário no Instituto Lula
Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.
Lula também gravou um vídeo em que agradece as mensagens de parabéns recebidas pela internet. "Mais da metade desses 66 anos eu dediquei a luta pela conquista da democracia desse país", disse no vídeo.
Leia a íntegra da nota do hospital
"O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto."

Trote: brincadeira que pode custar uma vida

Banner Samu-JP
Banner Samu-JP
João Pessoa, 15 de outubro de 2011, 23h29: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - 192 (Samu) recebe uma ligação informando que uma mulher precisava de socorro, pois tinha sofrido um acidente.
No mesmo dia e horário, o Samu recebe outra ligação, também de uma mulher vítima de acidente. Pela descrição, o caso era grave e a vítima necessitava de atendimento urgente.
Feita a triagem, a ambulância disponível foi socorrer a vítima número dois, cujo caso sugeria maior gravidade.
Ao chegar no endereço indicado, os socorristas lamentaram: era apenas mais um trote sofrido pelo Samu.
A mulher que pediu socorro primeiro acabou sendo levada ao hospital em transporte inadequado, sem ter recebido os primeiros socorros, o que poderia acarretar sequelas.
O episódio narrado acima, infelizmente, não é um caso isolado. Das cerca de 800 chamados registrados pela central de atendimento do Samu diariamente, uma média de 40% são identificados como trotes. Uma "brincadeira" que pode custar a vida de alguém que realmente precisa de socorro.
São apenas 13 unidades de suporte básico e avançado para atender a toda grande João Pessoa, que tem população estimada em 1,2 milhão de habitantes.
Para cada trote, dezenas de pessoas que realmente precisam de socorro, ficam com atendimento adequado.
Na hora do recreio - Um levantamento feito pelo órgão constatou que os pedidos falsos de socorro ocorrem, em sua grande maioria, das unidades escolares e no período do intervalo das aulas, inclusive à noite.
"São alunos, de escolas públicas e privadas, que usam o celular para efetuar as chamadas, simulando situações de acidentes", informou comentou o Joalison Cavalcante, assessor de comunicação da unidade do Samu em João Pessoa.
Para coibir a incidência dos casos nas unidades escolares, profissionais do órgão realizaram palestras e distribuiram material educativo. Uma parceria com alunas do curso de Relações Públicas resultou na confecção de material para conscientizar a população sobre a importância do serviço e o perigo dos trotes.
Um vídeo institucional foi produzido e será veiculado na imprensa ilustrando o problema causado por um trote e a consequência gerada por uma ligação clandestina: a morte de um paciente.
Identificador de chamadas - Outra medida adotada pelo Samu para evitar os trotes foi aquisição de aparelhos capazes de identificar o número que originou a chamada e colocá-lo em um banco de dados, que serão listados como ‘números vermelhos’.
Um número considerado 'verrmelho' será aquele que já passou trote para o Samu. E se esse mesmo número originar outra chamada e, desta vez, for realmente um pedido de socorro correrá o risco de ter o atendimento preterido.
Rastreamento - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou um link, onde o Técnico Auxiliar de Regulação Médica ( TARM) poderá rastrear o local exato de onde está sendo originada a ligação feita ao Samu e, assim, acionar a Polícia Civil.
Entretanto, esse reastreamento só é possível para os telefones públicos, conhecidos como “orelhões”.
Penalidade - No caso do Samu, o trote configura contravenção com pena de detenção prevista no artigo 256 do Código Penal: reclusão de um a cinco anos e multa.
Neste caso, a Polícia Civil pode ser acionada e enquadrar o autor do trote no artigo 256 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de um a dois anos e pagamento de multa.


Hyldo Pereira

Convenção: Vital do Rêgo destaca grandeza e fortalecimento do PMDB de Itatuba


Na manhã deste sábado-feira (29), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que se encontra Brasília, envolto nas articulações das novas audiências públicas da Comissão Mista de Orçamento (CMO), parabenizou todos peemedebistas da cidade de Itatuba que realizam das 11 às 17:00 hs nas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio José Rodrigues de Ataíde, sua convenção municipal para deliberar-se-á, dentre outros assuntos, o lançamento da pré candidatura do ex prefeito José Ronaldo Martins de Andrade.
O senador Vital do Rêgo e o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo que se fazem representar através da deputada federal Nilda Gondim (PMDB) que desde já congratulou todas as centenas de lideranças presentes na solenidade. Para Vital o resultado da Convenção que também congregou um Encontro Regional da sigla partidária, foi extremamente exitoso, tendo em vista que segundo os organizadores centenas de filiações estarão previstas até o termino da reunião peemedebista.
Também está prevista segundo o senador a escolha da nova executiva do PMDB Mulher e da juventude peemedebista. O senador lembrou que muito dessa identificação do povo itatubense com o PMDB vem do trabalho realizado pelo ex-prefeito José Ronaldo Martins de Andrade que é um dos homens mais queridos do povo de Itatuba, pois teve sua caminhada política pautada no trabalho, na seriedade e lealdade.
Em depoimento a Nilda fez questão de lembrar o carinho que seus filhos o senador Vital e o prefeito Veneziano têm por aquela cidade que sempre os recebe de braços abertos. “É muito bom saber que o PMDB está cada vez mais fortalecido nesta cidade, pois tem como espelho um líder competente que é Martins de Andrade, que leva os princípios do partido muito a sério”, disse.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011


Senador emite nota de pesar pelo falecimento de filha de Gutemberg Cardoso


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) emitiu nota de pesar nesta sexta-feira (28) à família do jornalista e radialista Gutemberg Cardoso pela perda irreparável da jovem Ana Carolina Cardoso, filha do comunicador que faleceu na noite da última quinta-feira (27), em Recife após ter sofrido um aneurisma cerebral.

Na nota, Vital disse ficou chocado quando recebeu a notícia nas primeiras horas desta sexta-feira (28), dando conta do falecimento de Carolina. Ele afirmou que compreende a importância de um filho para a família e por isso, roga para que Deus conforte toda a família de Gutemberg nesse difícil momento de sua vida. “Fiquei profundamente triste com a notícia e quero transmitir minhas condolências a toda à família de Gutemberg, e rogando a Deus que conforte a todos nesse momento de dor e sofrimento”, afirmou.

Citando alguns textos bíblicos que falam da vida eterna, o senador procurou confortar  a família de Gutemberg, enfatizando que na condição de cristãos, precisamos manter viva a fé em Deus e a esperança na ressurreição dos mortos.  “Estamos apenas cumprindo uma missão na terra e enquanto estamos por aqui, precisamos ser instrumentos do amor de Deus plantando o bem e semeando a esperança”, disse.

Ana Carolina Cardoso morreu por volta das 22h50 da noite desta quinta-feira em Recife.  Carolina sofreu de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite de ontem quarta-feira (26), quando fazia exercício em uma academia na cidade de Recife.  Ana Carolina Cardoso tinha, 26 anos, morava em Recife e era gerente de vendas da Perdigão, em Pernambuco.
A jovem era casada e trabalhou na Secretaria de Comunicação de João Pessoa. Segundo as primeiras informações da família, o corpo de Ana Carolina será transladado para João Pessoa e será velado das11h às 16h na Morada da Paz, Av. João Machado, para depois seguir até a cidade de Cajazeiras onde deverá acontecer o sepultamento.

O velório acontece das 11h às 16h na Funerária Morada da Paz, localizada na Avenida João Machado, em Jaguaribe, João Pessoa. Após o velório na Capital, o corpo será transferido para Cajazeiras onde será novamente velado e acontecerá o sepultamento.




Idosa de 70 anos era mantida em Cárcere Privado no Sertão da Paraíba. VEJA o video

URGENTE: Idosa de 70 anos era mantida em Cárcere Privado no Sertão da Paraíba. VEJA FOTOS
O conselho do idoso através do Cabo Maciel e a Secretaria Executiva das mulheres, estouraram na tarde de ontem (27) em Cajazeiras, um Cárcere Privado, no Bairro dos Remédios em Cajazeiras. A Senhora Josefa Herculano, de 70 anos, foi encontrada em um local sem nenhuma condição de vida.

A Secretária de Politicas Publicas, Lareci Pena Forte, encaminhou a senhora Josefa para a Clínica psiquiátrica Dr. pessoa para uma avalição, e logo em seguida será transferida para a cidade de Sousa, onde receberá maiores atendimentos.

Na casa, também foi encontrada uma criança de 06 anos, que foi recolhida pelo conselho tutelar e encaminhada para o CRAS da cidade de cajazeiras para uma avalição psicológica, já que a mesma apresenta sintomas de distúrbios mentais.


Conforme informações, familiares da aposentada, não repassavam o dinheiro a ela, deixando-a sem as mínimas condições de sobrevivência.

Esse já é o segundo caso de Cárcere Privado registrado na cidade de Cajazeiras esse ano. Relembre o primeiro caso clicando aqui

FOLHADOSERTAO
Fotos: Ângelo Lima

Postado por Nilva Ferreira

O guerreiro foi ferido

Nilvan Ferreira
Quem escuta diariamente os jornalistas, apresentando seus noticiários, combatendo as injustiças, denunciando as falcatruas e comprando as brigas da população, as vezes pensa que somos imbatíveis, invencíveis ou que somos de ferro. Não é bem assim não. E, como pai que também sou, garanto que os filhos são nossa maior fraqueza em termos sentimentais. A família é a nossa maior guarita, nossa proteção. E nela que nos apegamos para deixarmos um pouco de lado as turbulências que essa profissão causa. E é sempre assim. Após um dia de corre corre, a procura da melhor informação, o final do dia é sempre compensado com a chegada em casa, sabendo que nossas "crias" estarão lá, de braços abertos nos esperando, para contar as coisas do dia, uma boa nota que conseguiu na escola, o assunto principal abordado pela professora. Até o cansaço a gente esquece e parece que o dia começou naquele momento.
É assim que sinto. E acho que com todos os pais. Gutemberg sabe do que estou falando, pois tem todas as caracteristicas de um bom pai. Para ser mais franco, ele, meu amigo e parceiro Gutemberg é o tipo do "paizão", super protetor, cuidadoso, amoroso. Nutre pelos filhos um amor incondicional, profundo, incalculável. É assim que o descrevo nesse aspecto da sua vida pessoal. Toda aquela garra e combatividade que aprendi a admirar ao longo dos anos, tinha que ter algo para explicar. Em Gutemberg, o amor dos filhos é a sua maior vitamina, seu energético para superar as intempéries da correria diária.
Hoje, no bom combate da vida, o guerreiro foi ferido. Uma estrela foi retirada da constelação e foi brilhar em outras galáxias. Não mais estará aqui, pertinho do pai, para também servir de conforto e fonte energia para o "baixinho" que tanto admiramos. Perder um filho deve ser mesmo um golpe profundo. Não há explicações para que possamos ter o conforto necessário e compreender que esse é o sentido da vida.
Amigo, talvez, Renato Russo, quando disse que "os bons morrem joven", estivesse num dia de tamanha inspiração e conseguiu, pelo menos, transformar em música, uma mensagem, que desde meus tempos de adolescente, sempre lembro quando alguém tão jovem vai para os braços do criador do universo. Um beijo grande do seu amigo.

Assinada Ordem de Serviço para calçamento da Rua Maria Ilza de Andrade







Mais uma Ordem de Serviço para calçamento de rua foi assinada na manhã desta quinta-feira, 27, pelo prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael Medeiros de Souza, que vem desenvolvendo um grande programa de pavimentação na cidade.
 Desta vez, a alegria foi dos moradores da Rua Maria Ilza de Andrade, na zona leste da cidade, localiza na lateral da Escola Estadual Cristiano Cartaxo, o Colégio Polivalente, sendo uma das principais ligações do bairro do Jardim Oásis com a Avenida Júlio Marques do Nascimento.
 Além dos moradores, compareceram à solenidade várias autoridades, como vereadores, secretários municipais, auxiliares da administração, populares de outros setores da cidade e líderes comunitários. 
.SECOM / Fotos: Ângelo Lima

Senador Vital do Rêgo parabeniza o servidor público


Nesta sexta-feira (28) é comemorada uma data muito importante, o Dia do Servidor Público. Sabedor disso o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) parabeniza todos os servidores em todos os âmbitos, municipal, estadual e federal. Onde expressa que uma das suas bandeiras de luta no Senado Federal é por uma melhor qualificação, capacitação e valorização desses servidores.
Segundo ele, o servidor público presta ao país sua contribuição, atendendo o cidadão, tanto os dos centros urbanos quanto aquele que vivem no interior dos estados, e também trabalhando para o pleno serviço administrativo das instituições públicas. Sua recompensa é a satisfação do dever cumprido, sua motivação é a certeza de estar sendo útil ao próximo.
O senador peemedebista aproveita a data para parabenizar todos os servidores públicos de seu estado, a Paraíba, e de Brasília, no qual trabalha com diversos desses profissionais no Senado Federal e sabe do grande valor das atividades exercidas por eles.
Valorização do servidor
No entendimento do parlamentar, para acompanhar a realidade do mundo globalizado que tem provocado mudanças rápidas e radicais faz-se necessário que o Poder Público, atente e bote em prática, programas específicos e contínuos de qualificação, capacitação e valorização do servidor público. Só assim o Poder Público, poderá atender a demanda cada vez mais exigente dos serviços prestados pela esfera pública.
“Neste dia tão importante venho a público demonstrar a minha preocupação com, os funcionários públicos estaduais que vêm perdendo neste governo direitos historicamente conquistados, direitos que passaram, de uma hora para outra, a ser considerados ‘privilégios injustificados’. Os direitos dos funcionários públicos não são privilégios! São uma simples compensação por uma vida de sacrifício e dedicação, por uma vida de abnegado serviço em prol de todo o povo paraibano, em troca de um salário sempre módico, incapaz de assegurar um patrimônio mínimo o suficiente para garantir uma velhice confortável.”
O trabalho do servidor público é muito importante para todos nós. Nosso bem-estar depende da qualidade das tarefas executadas por ele, seja em hospitais, escolas ou repartições. A ética, a eficiência, o respeito e a cordialidade são obrigações de todas as pessoas que trabalham para o bem comum.
O congressista aproveita para parabenizar os servidores municipais de Campina Grande que na gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo tem conquistado inúmeros benefícios para com o servidor, a exemplo, da realização de concursos que já convocaram milhares de aprovados, no pagamento dentro do mês trabalhado, na sanção de PCCR de várias categorias, no aumento salarial dos funcionários sempre acima da inflação, dentre outro benefícios. “Esta homenagem é justa e merecida é, pois, a homenagem neste dia a todos os que, em suas funções, honram o cargo de servidor público.
Recentemente o senador Vital do Rêgo foi o relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da PEC 30/2010, que visa impedir que pessoas que tiverem sido condenadas criminalmente, mesmo que o processo ainda seja passível de recurso e desde que a sentença tenha sido proferida por órgão colegiado, assumam cargos públicos, efetivos ou comissionados.
A intenção da PEC é estender aos servidores públicos, ocupantes de cargos efetivos ou comissionados, as novas exigências criadas pela Lei da Ficha Limpa. Segundo Vital, a proposta tem “como grande beneficiária a população brasileira, que terá a garantia constitucional de que os servidores públicos passarão por filtros cada vez mais rigorosos”.

Morre em Recife, Ana Carolina, filha do jornalista paraibano Gutemberg Cardoso



Morre em Recife, Ana Carolina,  filha do jornalista paraibano Gutemberg Cardoso



Por volta das 22h50 da noite desta quinta-feira (27), os médicos anunciaram a morte de Ana Carolina Cardoso, filha do radialista e jornalista Gutemberg Cardoso, diretor e apresentador da rádio Paraíba FM. Carolina sofreu de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite de ontem (26), quando fazia exercício em uma academia na cidade de Recife.  Ana Carolina Cardoso tinha, 26 anos, morava em Recife eera gerente de vendas da Perdigão, em Pernambuco.

Carolina fazia exercícios e foi  socorrida por um médico que estava na academia. Durante o dia de hoje ela sofreu seis  paradas cardíacas.
Ana Carolina Cardoso era casada e trabalhou na Secretaria de Comunicação de João Pessoa. Segundo as primeiras informações da família, o corpo de Ana Carolina será transladado para João Pessoa e deve seguir para Cajazeiras onde deverá acontacer o enterro. cajainformado Clik pb

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Filha de radialista cajazeirense sofre AVC dentro de academia de ginástica. Veja Fotos! Ana Carolina foi vítima de um AVC quando fazia sessão de exercícios físicos em uma academia de ginástica.

Filha de radialista cajazeirense sofre AVC dentro de academia de ginástica. Veja Fotos!
A moça está internada (Fotos: Twitter)
A filha do radiliasta e jornalista cajazeirense Gutemberg Cardoso, diretor e apresentador da rádio Paraíba FM, foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite desta quarta-feira (26), quando fazia exercício em uma academia na cidade de Recife. Ana Carolina Cardoso, 26 anos, mora em Recife e atualmente é gerente de vendas da empresa Perdigão, em Pernambuco.

Segundo Gutemberg, sua filha fazia exercícios e passou mal. Imediatamente foi socorrida por um médico que estava na academia. Ana Carolina sofreu duas paradas cardíacas e foi imediatamente atendida no Hospital Boa Viagem e na manhã desta quinta-feira (27), foi transferida para o Hospital da Unimed 2, onde fará tomografia.

Ana Carolina Cardoso trabalhou em João Pessoa em gráficas e na Secretaria de Comunicação de João Pessoa na gestão de Nonato Bandeira.
Os amigos da moça e de seu pai Gutember Cardoso estão realizando uma corrente de solidariedade no site de relacionamentos twitter, através da "hashtag: #Força_Ana_Carolina.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Click PB 
 

Júnior Araújo rebate acusações de Zé Aldemir na Assembléia e diz que pedirá garantia de vida.




O secretário de articulação política da prefeitura municipal de Cajazeiras Junior Araújo durante o programa Boca Quente desta quinta feira (27) rebateu as acusações do deputado estadual José Aldemir na tribuna da Assembléia Legislativa, de está por trás das denúncias contra o presidente da câmara Marcos Barros de Sousa, de ter estuprado uma menor no interior daquela casa legislativa.
Jr, fez um relato de como tomou conhecimento da situação. Segundo Jr. Araújo, foi procurado por uma família que fez a denúncia através de documentos e ao saber da pessoa denunciada (Marcos Barros) não se propôs a aceitar a causa.
Ele fez questão de afirmar que a atitude tomada foi justamente para se isentar de qualquer briga ou aresta política, encaminhando o caso para um advogado amigo seu.
Jr. Araújo disse que está sendo citado injustamente pelo deputado ao qual taxou de irresponsável pelas declarações.
“Sou pai, tenho família esposa e filhos como sei que o presidente também tem, e não poderia me aproveitar de uma situação dessa natureza para fazer politicagem” disse Jr. Araújo, que completou “não vou admitir que o deputado esteja envolvendo meu nome nesse caso buscando culpados onde não existe”.
No final Jr afirmou que está recebendo mensagens de ameaças e irá pedir garantia de vida, e finalizou dizendo “quem tem culpa que seja julgado e penalizado”.e que acionará  fonte  Blog do furão

José Aldemir Culpa Júnior Araújo por informações


Depois que Vituriano de Abreu (PSC) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para acusar o presidente da Câmara de Cajazeiras de não ter moral para disputar um cargo público por ter cometido um estupro, o deputado José Aldemir (DEM) resolveu fazer o contraponto e defender o vereador cajazeirense. Ele considerou a denúncia de Vituriano  como sendo "precipitada" e "improcedente". Mais que isso, Aldemir atribuiu a exploração do assunto como sendo de origem política, arquitetada por adversários de Barros.
- Conheço o presidente da Câmara e ele é um homem público que sempre se conduziu de forma ilibada e respeitosa. Jamais ele iria cometer um ato de tamanha gravidade! Ele já catalogou todas as provas contra essa denúncia. A mãe da adolescente, junto com ela, em depoimento ao promotor de Justiça, declarou de forma incisiva que ela nunca teve relação com Marcos Barros. Eu soube que isso teria sido um fato arquitetado por Júnior Araújo, com interesse político de prejudicar o vereador. Foi ele o mentor intelectual disso!  fonte parlamento Pb

Vituriano acusa Marcos Barros de cometer estupro



O deputado estadual Vituriano de Abreu (PSC) causou estupefação ao subir à tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba hoje de manhã para acusar o presidente da Câmara de Cajazeiras, Marcos Barros de estupro. O parlamentar criticava o fato de Marcos ter sido lembrado como eventual pré-candidato a vice ou mesmo a prefeito da cidade na chapa da oposição ao atual gestor, Carlos Rafael (PTB), seu aliado político.
Em um discurso contundente, Vituriano chegou a dizer que Barros não teria moral para ser candidato porque teria cometido um estupro contra uma adolescente nas dependências da Câmara de Cajazeiras.


O episódio do suposto estupro chegou a ser noticiado pela imprensa cajazeirense, mas o nome do acusado não chegou a ser revelado. Falou-se apenas que um presidente de Câmara Municipal do Sertão teria cometido o crime no interior da sede do legislativo. fonte Parlamento Pb

Prefeitura realiza vários trabalhos na Avenida Joca Claudino, na zona norte de Cajazeiras




As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciaram um grande mutirão de serviços na Avenida Joca Claudino, uma das principais vias de ligação do centro com a zona norte de Cajazeiras, com operação tapa-buraco, limpeza, reposição de lâmpadas, etc.
A determinação do prefeito Carlos Rafael é no sentido de que aquela importante avenida, acesso direto a diversos bairros da cidade, seja totalmente recuperada, com condições de tráfego de veículos e pedestres e com uma iluminação adequada, significando mais segurança para todos.
A recuperação da Joca Claudino é uma reivindicação direta das pessoas que residem na avenida ou precisam transitar diariamente por ela.
SECOM / Fotos: Ângelo Lima

Senador lamenta insensibilidade do Governo da Paraíba em dialogar com policiais e servidores do Fisco




Em comunicação inadiável na manhã desta quinta-feira (27), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que se coloca a disposição para intermediar uma solução urgente para o impasse criado entre Governo do Estado e policiais Civis e os servidores do Fisco, que mantém ambos há mais de vinte dias seus respectivos movimentos, onde reivindicam melhores condições de trabalho para suas funções.

Ele afirmou que o fará apelo em nome de toda sociedade paraibana para que haja uma solução urgente para a questão dos policiais, tendo em vista que segundo o presidente da Associação dos Policiais Civis (Aspol), Sandro Bezerra, o chefe do executivo estadual está sendo intransigente em não negociar com a categoria. “Cerca de 500 policiais civis já entregaram requerimento onde pedem a saída dos plantões extras, realizados para suprir a falta de efetivo policial e aumentar o salário considerado baixo. Hoje o plantão extra pode ser considerado o ‘crack’ da Polícia Civil. Com baixos salários os policiais são praticamente obrigados a realizar plantões extras para no final do mês receber essa quantia. O Estado está escravizando os policiais, pagando um salário humilhante”, revelou o presidente da Aspol.

O peemedebista lembrou ainda que, nos últimos 22 dias, os policiais tem buscado, em vão, estabelecer diálogo com o governador. De acordo com Júlio César Cruz, vice-presidente da Aspol, muitos policiais estão sobrecarregados com o excesso de trabalho, e por isso optaram por aderir ao movimento paredista. “Em muitas delegacias são os plantões extras que seguram o atendimento por falta de efetivo e como uma saída para todos os problemas. Os policiais ficam sobrecarregados porque não há nenhuma folga durante a semana para repor os plantões e isso provoca uma série de prejuízos para o desenvolvimento da atividade policial por parte dos profissionais de segurança pública”, afirmou.

O senador mostrou-se visivelmente preocupado com a situação e destacou que não é bom que permaneça o atual clima de instabilidade entre governo e policias. “A Paraíba tem aparecido como estado campeão em índices de violência e isto nos mostra que é necessário encontrar, urgentemente, uma solução para o problema. Primeiro é importante que a categoria seja recebida pelo governador. Então, falta um pouco mais de sensibilidade do governo e é isso que sugiro”, afirmou.
Em relação à greve dos servidores do Fisco Estadual, o senador disse que a situação se repete onde o chefe do executivo estadual se recusa a promover o dialogo com a categoria. Vital prestou solidariedade aos servidores do Fisco que emitiram via seu sindicato uma nota amplamente divulgada na mídia paraibana na manhã desta quinta-feira. Lei a nota abaixo:


Greve do Fisco
1.         O governo Ricardo Coutinho não cumpre, há dez meses, a lei do Subsídio da categoria que determina reajustes salariais em janeiro e julho de cada ano, conforme aumento da arrecadação;
2.         A lei de Responsabilidade Fiscal não impede reajustes de servidores que tenham política salarial definida em lei (é o caso do Fisco) ou em decorrência de decisão judicial;
3.         O Governador não honrou a palavra empenhada em janeiro e abril deste ano, deixando de ser confiável;
4.         O Governo manipula dados, distorce a verdade, afronta os outros poderes e tenta jogar os demais servidores e população contra o Fisco;
5.         O Governo não dialoga: só faz ameaças  e imposições;
6.         O Governo não aceita pagar o retroativo devido à categoria desde janeiro de 2011;
7.         O emprenho do Fisco possibilitou que o Governo dispusesse, em agosto deste ano, R$ 1,2 bilhão em caixa.
Dinheiro Tem!
Governador, cumpra a Lei.
Sindifisco


 

Confira a pesquisa de avaliação dos prefeitos de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Patos, Sousa e Cajazeiras



Faltando um pouco menos de um ano para as eleições municipais de 2012, portal divulga pesquisa com a avaliação da administração – depois de João Pessoa e Campina Grande -  das seis cidades da Paraíba que completam as oito maiores do Estado.
A pesquisa OP-Data/Revista Politika revela o índice de aprovação e reprovação dos prefeitos dos municípios de Cabecelo, Bayeux, Santa Rita, Patos, Sousa e Cajazeiras. A avaliação de João Pessoa e Campina Grande foi a primeira a ser divulgada.
Confira os números
O(a) Sr(a) aprova ou desaprova a administração do Prefeito Zé Regis  (CABEDELO)?
DESAPROVO  – 80,27%
APROVO – 15,92%
INDECISOS/NÃO OPINOU – 3,81%  
O(a) Sr(a) aprova ou desaprova a administração do Prefeito Jota Junior (BAYEUX)?
DESAPROVO  -  89,15%
APROVO – 9,16%
INDECISOS/NÃO OPINOU – 1,69%
O(a) Sr(a) aprova ou desaprova a administração do Prefeito Marcos Odilon (SANTA RITA)?
DESAPROVO 50,55%
APROVO 48,48%
INDECISOS/NÃO OPINOU 0,97%
O(a) Sr(a) aprova ou desaprova a administração do Prefeito Nabor (PATOS)?
APROVO – 56,54%
DESAPROVO – 30,89%
INDECISOS/NÃO OPINOU – 12,57%
O(a) Sr(a) aprova ou desaprova a administração do Prefeito Tyrone (SOUSA)?
APROVO – 47,86%
DESAPROVO – 35,14%
INDECISOS/NÃO OPINOU – 17,00%
O(a) Sr(a) aprova ou desaprova a administração do Prefeito Carlos Rafael (CAJAZEIRAS)?
APROVO – 61,91%
DESAPROVO – 27,45%
INDECISOS/NÃO OPINOU – 10,64%  
MaisPB

MPPB constata precariedade em Delegacias de 3 cidades entre elas CZ

Delegacias de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Bom Jesus estão funcionando em condições precárias.
Delegacias totalmente sem condições de funcionamento, com viaturas quebradas, falta de agente e motorista, prédios em situação precária. Esta foi a conclusão a que chegou o promotor de defesa dos Direitos Difusos de Cajazeiras, Túlio César Fernandes, ao fazer inspeção nas Delegacias de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Bom Jesus.
Segundo informou o promotor, em Cajazeiras, a Delegacia da Mulher conta apenas com a Delegada e uma escrivã, em um pequeno espaço físico limitado a um gabinete e um banheiro. A Delegacia conta ainda com uma viatura, no entanto, não tem motorista e nem agente para cumprir os mandados. “Sempre que a Delegacia da Mulher precisa fazer alguma diligência, solicita apoio das outras duas Delegacias Distritais de Cajazeiras”, relatou.
Se a situação de Cajazeiras não é boa, a de Cachoeira dos Índios é ainda mais grave. A delegacia funciona em “um prédio caindo os pedaços”, de acordo com o promotor, junto com o destacamento de Polícia Militar. Não tem gabinete do delegado.
Em Bom Sucesso, a situação não diferente de Cachoeira dos Índios. A Delegacia também funciona junto com o destacamento da Polícia Militar. Tem uma viatura que funciona, mas não apresenta boas condições. Os boletins de ocorrência são feitos em Cajazeiras.
Diante da situação encontrada, o promotor de Justiça Túlio César disse que vai instaurar um inquérito administrativo preparatório e pretende celebrar um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público e as Delegacias, para que os problemas sejam corrigidos.
Assessoria do MPPM

Determinado a Resolver Vital do Rêgo promete empenho pela retomada das obras do Rio São Francisco



VitalNo começo desta semana a imprensa paraibana mostrou que as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, estavam paradas. Máquinas desligadas, montes de areia jogados, canais abandonados e centenas de trabalhadores desempregados, davam forma a um cenário que o sertanejo não queria ver.
Só que se depender da força de vontade do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), as obras do tão sonhado projeto, serão retomadas logo, e a todo o vapor. Ao tomar conhecimento da realidade, o senador imediatamente reafirmou o seu compromisso de ver o sonho da transposição realizado. Para isso pretende em breve se reunir com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, para tratar do assunto.
Vital que é vice-líder o governo no Senado, e, portanto, tem trânsito livre no Palácio do Planalto, reafirmou o compromisso da Presidente da República Dilma Rousseff  de dá continuidade a obra. O senador paraibano que há menos de três meses visitou trechos da obra entre o sertão paraibano e Pernambuco lembrou que o Tribunal de Contas da União já liberou os aditivos permitindo ao governo a retomar os serviços. O parlamentar explicou que as empresas detentoras de cada lote tiveram que adicionar custos na obra o que gerou atraso.
Vital contou que quando visitou a obra, constatou que dos 14 lotes que compreende o trecho da Paraíba apenas um estava funcionando.  “Eu peguei o carro em Monteiro e fui até Salgueiro em Pernambuco conhecendo os 10 lotes que correspondem a parte do eixo Leste” lembrou.
O parlamentar admitiu que ficou preocupado com a situação que viu no canteiro de obras e por isso, levou o problema ao ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, a quem goza de boa amizade e manteve duas audiências.
Para tranquilidade de milhares de nordestinos que veem na transposição, a realização de um sonho, o ministro teve garantiu a Vital que o TCU havia liberado o aditivo, e consequentemente, o governo a retomar as obras. “Já houve os aditivos e aconteceram as homologações” explicou.
Com isso, as obras da integração das bacias do Rio São Francisco no eixo Norte, formado pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, que estão pouco mais de 44% concluídas, serão reaquecidas.
De acordo com o senador, o trecho mais avançado da obra está localizado em São José de Piranhas, no Alto Sertão onde está sendo construído o maior túnel subterrâneo para transporte de água da América Latina, no lote 14 do Eixo.  “Perdemos pelo menos seis meses com o atraso das obras, mais o importante é que os serviços vão ser retomados. Este é o compromisso da presidente Dilma” enfatizou.
Vital do Rego afirmou que vai continuar lutando no Senado, para a conclusão do projeto, iniciado no governo do presidente Lula. Ele lembrou que, como deputado, sempre se posicionou a favor do projeto, apontado como redenção do Nordeste.
O peemedebista lembrou que, na Paraíba a transposição vai  garantir maior oferta de água para 2,5 milhões de paraibanos de 127 municípios, com o aumento da garantia de água dos açudes Epitácio Pessoa, Acauã, Engenheiro Ávidos e sistema Coremas-Mãe-DÁgua. As águas do São Francisco chegarão às bacias dos rios Paraíba e Piranhas, disse. Apontado como obra do século, o projeto de transposição vai garantir água a 12 milhões de nordestinos de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, e Rio Grande do Norte.
O senador ressaltou ainda que obra é um marco histórico na economia, na vida social de todo o Nordeste e representa vida para a região. Presidente da Comissão Mista de Orçamento do Senado, o senador Vital do Rego revelou que todos os projetos referentes a transposição serão inseridos no próximo Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.
 Ascom

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Secretaria de Saúde de Cajazeiras intensifica programa de controle da leishmaniose visceral/calazar




Equipes de Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras estão realizando o Inquérito Sorológico Canino para monitorar áreas de risco de transmissão da Leishmaniose Visceral, “O Calazar".

” Em Cajazeiras, o  trabalho está sendo realizado através de 2 Ciclos o primeiro teve início no mês de Junho e já foi realizado nos bairros do Cristo Redentor, Esperança, Pio X, Vila Nova, Casas Populares, Remédios,Tercedores e Bairro São Francisco.
De acordo com, coordenadora  Dr.ª Cristina técnica responsável pelo programa, o trabalho consiste na coleta de amostras de sangue dos cães para diagnosticar se o animal está doente e durante à noite está sendo feito a captura do mosquito transmissor Leishmaniose. O objetivo desta ação é fazer o controle dos reservatórios domésticos, já que na área urbana o cão é a principal fonte de infecção.

Segundo o Secretário de Saúde Pablo Leitão, o trabalho consiste também, em manter a vigilância no município, pois em Cajazeiras existe várias áreas com grande concentração de Cães " devemos monitorar todas regiões da cidade para termos o controle da doença ".

Para mais informações sobre a doença, procure a Coordenação Municipal de Endemias localizada na Sede da secretaria de saúde de Cajazeiras. Da Redação do Cajainformado com Fotos de Ângelo Lima

Homenagem ao Outrubro Rosa







Parabéns as mulheres dessa linda cidade de Cajazeiras, estive acompanhando o Outubro Rosa no Leblon cheguei chateado com algumas dificuldades do dia dia mas, quando mim deparei com um grupo de mulheres sorrindo cantando, brincando sem medo de dizer as dores que passaram bonito foi ver a alegria delas dançando e fiquei feliz em ver o depoimento delas agradecendo à Deus por estarem vivas e eu chateado e triste por ter saúde e paz. Parabéns amigas do Peito e secretaria de politicas públicas para as mulheres.

Mostrou maturidade e respeito.

Senador garante que investimento na agricultura familiar do País aumentou 500% nas últimas oito safras




Sempre em favor de iniciativas direcionadas ao auxílio aos homens do campo o senador Vital do Rêgo (PMBD-PB), relata estar feliz com os números apresentados na tarde de ontem (25), pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no relatório Estatísticas do Meio Rural 2011, onde mostram que o crédito para famílias agricultoras quintuplicou nas oito últimas safras, passando de R$ 2,3 bilhões em 2002/03 para R$ 11,9 bilhões em 2009/10. Segundo ele, a evolução dos valores foi maior do que o número de contratos, que passou de 904 mil para 1,6 milhão no período (78% mais).

Vital do Rêgo destaca que o maior financiamento do agricultor familiar se deu num contexto de aumento do consumo nacional e de uma ampliação dos preços internacionais, que levaram a programas como o ‘Mais Alimentos’ que integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que permitiu uma ampliação da capacidade produtiva devido à compra de equipamentos e infraestrutura para a propriedade rural familiar, financiadas em até dez anos, com até três anos de carência e juro de 2% ao ano.

Renda - O aumento da renda familiar no campo, entre 2003 e 2009, segundo o peemedebista, foi maior para as famílias agricultoras (31,7%, de R$ 1.138 para R$ 1.499) e para os assalariados rurais (38%, de R$ 793 para R$ 1.094) do que para as famílias proprietárias na agricultura patronal (7,6%, de R$ 9.737 para R$ 10.477). A renda das famílias de empregadores e trabalhadores por conta-própria não agrícolas, mas com residência rural, também cresceu: 24,1%, de R$ 1.230 para R$ 1.526.  “Esse aumento explica a razão da taxa de pobreza do campo ter reduzido 14,4%, no período - acima da média brasileira (12,4%), de acordo com o estudo”, disse.

Agricultura familiar - Vital alerta que a decisão tomada recentemente durante a Marcha das Margaridas, apoiada por ele, em Brasília, deu prioridade a projetos cujas mulheres representam 40% dos membros da cooperativa nas modalidades de Compra da Agricultura Familiar, com Doação Simultânea e Compra Direta com Local com Doação Simultânea e de Incentivo a Produção. Além disso, o parlamentar afirma que a proporção feminina é de 30% nas modalidades de Formação de Estoques pela Agricultura Familiar e Incentivo a Produção e Consumo do Leite. Hoje as mulheres representam 23% do total de fornecedores do PAA. “Além das compras governamentais, foi garantido apoio para que 1.680 grupos de mulheres dos Territórios da Cidadania ampliem as vendas de seus produtos. Essa proporção corresponderá a 30% dos empreendimentos econômicos solidários que receberão apoio até 2015. Também foi garantida prioridade para processos de formação e apoio às redes socioprodutivas de grupos de mulheres, ou seja, esse programa visou o acesso das mulheres às políticas de fomento, produção, crédito e comércio, como também serviços de recreação infantil no período de realização das atividades coletivas”, disse.

Outra proposta recente de Vital neste âmbito  se diz respeito a sua luta para a ampliação do valor do Garantia Safra, seguro agrícola constituído por dinheiro federal, estadual, municipal e do próprio segurado e que é pago ao agricultor do Nordeste em caso de perda da lavoura em função de estiagem ou excesso de chuva. Ele lembrou que a partir desta safra deste ano, o valor do benefício será de R$ 680 dividido em cinco parcelas. O parlamentar paraibano enfatizou que recentemente o presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AM), promulgou a Lei nº 12.384/11 que abriu crédito extraordinário em favor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no valor de R$ 210 milhões. O dinheiro foi destinado ao pagamento do benefício do Programa Garantia-Safra a 595 mil agricultores familiares da região do semiárido que acumularam perdas devido a intempéries climáticas nas safras passadas.




COMUNICADO
         Em virtude do feriado da sexta-feira, dia 28, que foi transferido para a segunda-feira, dia 31, a direção da Policlínica vem por meio deste comunicar a todos os pacientes que marcarão consultas com o ortopedista Dr. Toríbio para o dia 31 de outubro, será antecipado para o dia 28 de outubro (sexta-feira).
 

Agradece a direção




Cristiane Rolim Braga Quirino
Coordenadora da Policlínica Orcino Guedes



SECRETARIA DE SAÚDE





COMUNICADO



          Em virtude do feriado do funcionalismo público da sexta-feira, dia 28, que foi transferido para a segunda-feira, dia 31, a direção da Policlínica vem por meio deste comunicar a todos os pacientes que estão com exames laboratoriais marcados para o dia 31 serão realizados no dia 01 de novembro.




Agradece a direção



 


Cristiane Rolim Braga Quirino

Coordenadora da Policlínica Orcino Guedes






Feriado prolongado

Estado da Paraíba
Prefeitura Municipal de Cajazeiras
Gabinete do Prefeito


DECRETO Nº 034/2011, de 25 de outubro de 2010.


Decreta ponto facultativo nas repartições municipais tendo em vista o Dia do Servidor Público e dá outras providências.


                        O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICIPIO DE CAJAZEIRAS, ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, e considerando as comemorações alusivas ao Servidor Público no dia 28 deste mês, sexta-feira,


                        DECRETA:
                                                                                                                             

                        Art. 1º - Fica transferido para segunda-feira (dia 31 de outubro), o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado nacionalmente no dia 28 deste mês.

                        Parágrafo único. O expediente da sexta-feira (dia 28) será normal nas repartições municipais, exceto quanto aos serviços públicos essenciais.

                        Art. 2º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


                        GABINETE DO PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICIPIO DE CAJAZEIRAS - PB, em 25 de outubro de 2011.




CARLOS RAFAEL MEDEIROS DE SOUZA
Prefeito Constitucional

Seminário sobre funcionamento da Rede de Serviços de Enfrentamento à Violência contra a Mulher foi realizado em Cajazeiras





A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou na tarde desta terça-feira, 25, um Seminário com o tema “Desafios para o Funcionamento em Rede dos Serviços de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.

O evento foi realizado no Teatro Íracles Pires, durante toda a tarde, atraindo um grande número de mulheres e representantes da sociedade civil organizada, que discutiram as formas de combate aos vários tipos de violência contra a mulher e a atuação dos órgãos de defesa dos direitos e de segurança pública.

A palestrante foi a professora e assistente social Doraci Vieira dos Santos, ex-secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres e educadora popular da Rede de Educadores do Nordeste.

A secretária executiva de políticas públicas para as mulheres do município de Cajazeiras, professora Laurecy Penaforte, destacou a importância do evento e o apoio do prefeito Carlos Rafael a todas as ações desenvolvidas em defesa das mulheres.
 secom  fotos de Ângelo Lima