sábado, 15 de outubro de 2011


Maranhão ganha reforço de deputado do Sertão para continuar comandando o PMDB na Paraíba

GARANTIA


O ex-governador José Maranhão recebeu mais um apoio de peso na sua luta em se manter no comando do PMDB paraibano. Recentemente o deputado federal Hugo Mota saiu em defesa do cacique que deve continuar a frente da legenda na Paraíba.

“O ex-governador é um homem que tem história no PMDB e merece continuar no comando do nosso partido. Sempre tivemos o reconhecimento por parte dele em Patos e na região”, frisou o parlamentar.

Depois da crise instalada, por conta de uma suposta fraude em uma ata e das desfiliações de políticos importantes da legenda o deputado defende conversas para minimizar as brigas no PMDB paraibano.

“Tudo se resolve com conversas. Vamos sentar e resolver os problemas internos para que possamos nos fortalecer rumo a 2012”, disse.

PolíticaPB 

Justiça manda PF fechar bancas do bicho na Paraíba em 60 dias

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife, determinou que a Polícia Federal realize a interdição, dentro do prazo de 60 dias, de todos os estabelecimentos que comercializam o jogo do bicho na Paraíba. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal, alegando que a polícia do Estado não estava cumprindo a ordem judicial que tinha determinado o fechamento das casas de jogos de azar. O MPF ingressou com um agravo de instrumento que foi analisado pela Terceira Turma do TRF.
“No que tange ao pleito para que a Polícia Federal interdite os estabelecimentos relacionados na inicial, com a consequente apreensão do material utilizado na comercialização dos jogos do bicho e do produto auferido, tenho por acolher os argumentos expendidos nas razões recursais do Órgão Ministerial para desafiar a decisão combatida. Entendo que a adoção dessa medida confere, sob um primeiro aspecto, efetividade ao julgamento emanado da Suprema Corte na já mencionada ADIn nº 3.277/2007, que declarou a inconstitucionalidade da Lei Estadual paraibana nº 7.416/2003, destinada a regular o sistema de consórcios e sorteios no aludido ente federativo”, disse o relator do recurso, desembargador Luiz Alberto Gurgel.
Ele deu provimento ao agravo do Ministério Público Federal determinando que o Estado da Paraíba e a Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP) insiram informações em suas respectivas páginas eletrônicas, na rede mundial de computadores, de que todas as autorizações concedidas são ineficazes, em face da declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual n 7.416/2003 e que a Polícia Federal interdite, em até 60 dias, os estabelecimentos que comercializam jogos de bicho, com a apreensão do material utilizado na comercialização desses jogos e do produto obtido com essa atividade.
 


Polêmica PB
O prazo para entrega de projetos culturais para concorrer ao recursos do FUMINC (Fundo Municipal de Incentivo a Cultura)  da prefeitura municipal de Cajazeira, foi prorrogado até o dia 31 de Outubro. A informação, é do secretário de cultura Jr. Terra.
A primeira data prevista para entrega era 15 de Outubro, e agora os artistas terão um prazo de mais 16 dias para elaboração dos seus respectivos projetos.
Para Jr. Terra além de tempo para preparar o projeto com mais calma, outros artistas terão a oportunidade de também concorrer aos recursos destinados pelo fundo, que chegam esse ano a cerca de R$ 70.000,00 (setenta mil reais).
Tendo um teto base de R$ 6.000,00 (seis mil reais), os recursos contemplarão projetos em diversas áreas culturais como: Música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, cultura popular e patrimônio histórico.
O secretário lembrou que o fato do teto estabelecido ser de seis mil reais, não impede que o proponente elabore um projeto acima deste valor, ou que busque outras formas de financiamento para realização do seu empreendimento cultural.
Jr. Também explicou, que o prazo maior também serve para que as pessoas que estão inadimplentes com o FUMINC em sua maioria por pequenas bobagens, possam também buscar resolver essas pequenas pendências e concorrer normalmente.
Blogdofurao.com

Novo Secretário de Agricultora tomou posse neste sábado na Cidade de Cajazeiras. VEJA AS FOTOS

Novo Secretário de Agricultora tomou posse neste sábado na Cidade de Cajazeiras. VEJA AS FOTOS
Numa solenidade que aconteceu na manhã deste sábado (15) na Câmara de Vereadores de Cajazeiras, tomou posse como o mais Novo Secretário de Agricultura do Município, Rildo Soares; na Vaga do Vereador, Marcos do Riacho do Meio que pediu para retoma a sua Cadeira no Poder Legislativo.

Autoridades prestigiaram a Posse do Secretário, entre elas, o Prefeito, Carlos Rafael, que conseguiu o feito de atrair para seu Grupo, Rildo Soares que pertencia a Oposição.
Durante a posse, Rildo declarou que: “o Prefeito colocou na Secretaria um Homem ligado ao Campo, e que fará de tudo para o Agricultor ter uma assistência total em quanto ele estiver na pasta”.

Já o prefeito Carlos Rafael disse que na sua administração, o Homem do Campo tem vez e voz, e que o poder público já realiza grandes obras como: recuperação de todas as estradas da Zona Rural, com um investimento de 700 mil. 

O Chefe do Executivo Cajazeirense, ainda elogiou o novo Secretário, e declarou que ele tem todas as qualidades  para fazer um grande trabalho a frente da Secretaria Executiva.


 
            Este ano o Projeto Brincando com Arte em formato itinerante, foi até as comunidades mais distantes levando arte e entretenimento as crianças e pais dos distritos de Divinópolis, engenheiro ávidos, e nos bairros da esperança, remédios e casas populares, onde a magia do teatro contagiou e transformou a comemoração do dia das crianças em um momento de alegria e interatividade com os palhaços, equilibristas e malabaristas do espetáculo lunáticos acrobáticos da companhia lua crescente.
           
            Todas as edições dos eventos por onde passou obteve sucesso de público e o reconhecimento do compromisso assumido pela Secretaria de Cultura do Município em proporcionar o acesso à cultura e lazer a todos. O projeto foi realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2011.

SECOM  foto júnior terra
Hoje  é  Dia do Professor  Parabéns 

Ser Professor é muito mais do que transmitir o conhecimento.
É aquele que ensina com dedicação e paciência, é aquele que quebra os nossos galhos, aquele que quando tudo está difícil ele abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir.
Senador parabeniza professoras e professores pelo seu dia e fala dos avanços na educação
 
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) prestou uma homenagem aos professores e professoras que amanhã, 15 de outubro, comemoram o Dia do Professor, e destacou sua contribuição para os avanços na área de Educação no Brasil.
Segundo ele, hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá. Para o parlamentar o professor deixou de ser visto como o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula. Isso acontece em razão da mudança do seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
Ao longo dos governos do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e agora com a presidente Dilma Rousseff segundo Vital do Rêgo, foi promovido grandes avanços nessa área, ele destacou as inciativas como as do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e do programa TOPA (Todos Pela Alfabetização), que tem contribuído junto com os professores para a alfabetização de milhões de brasileiros.
O senador destacou o empenho desses profissionais, que são responsáveis pela formação dos alunos que se transformarão em futuros profissionais. Ele se disse um apaixonado pela educação e revelou estar sempre contribuindo para o aperfeiçoamento desses profissionais, citou como exemplo a recente entrega de netbooks para professores da rede municipal de ensino da Rainha da Borborema. “Foi um sonho que consegui realizar, ainda quando deputado federal, onde destinei recursos para a compra dos primeiros 200 computadores portáveis. Esse ano, já na condição de senador busquei via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a liberação do repasse de mais verba para aquisição de 600 notebooks que também estão sendo cedidos aos professores de Campina Grande, em regime de comodato”, disse.
O peemedebista viabilizou ainda a compra de 250 notebooks para Patos no Sertão, 200 para Alagoa Nova no Brejo paraibano, além de 533 para Cajazeiras, no sertão do Estado.
Outras iniciativas do senador Vital do Rêgo em prol de uma melhor qualidade de trabalho para esses educadores vêm sendo cumprida nos inúmeros recursos que o parlamentar tem conseguido em Brasília para ampliação e reformas de escolas e creches por todo o Estado da Paraíba, como nas cidades de: Campina Grande, Alagoa Nova, Ingá, Cabaceiras, Boqueirão, Guarabira, Juarez Távora, Cacimba de Dentro, Natuba e Pombal.
Para o parlamentar a remuneração paga aos professores ainda não é a desejada, mas a realidade está mudando em alguns municípios como em Campina Grande, no qual o prefeito Veneziano Vital do Rêgo encaminhou recentemente a Casa de Felix Araújo o PCCR do Magistério que beneficiou cerca de 1.800 servidores, sendo 1.200 professores.
Sobre a entrega a poucos dias desses netbooks a professora Edilene Gertudes da Silva que fez a solicitação ao senador para a ampliação deste programa disse que estava feliz em ver o seu sonho virar realidade. “Esses computadores portáteis  era um sonho dos professores que agora se realiza. Trata-se de uma importante ferramenta que vai nos ajudar a preparar as aulas”, comemorou.
O prefeito Veneziano Vital do Rego fez também questão de ressaltar o trabalho do Senador Vital do Rego Filho em prol de Campina Grande. “É importante fazer justiça a uma pessoa que sem ela muito do que já realizamos não seria possível de acontecer”, pontuou.
O congressista lembra que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDES) do Ministério da Educação adotou o projeto concebido em Campina Grande como modelo e vai estender a distribuição dos netbooks para todo o Brasil.  “Para honra nossa cada professor de escola pública do país terá no futuro o seu netbook”, comemorou Vital.
História da data
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
Ascom

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vital do Rêgo destaca que PPA 2012-2015 incorpora 96,7% das propostas da sociedade

Vital do Rêgo destaca que PPA 2012-2015 incorpora 96,7% das propostas da sociedade


Nesta sexta-feira (14), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) elogiou o 2º Fórum Intraconselhos realizado no Auditório do Interlegis, no Senado Federal, e em diversas assembléias legislativas, por meio de videoconferência. 

O parlamentar como presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO),lembrou que o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, encaminhado pelo governo federal ao Congresso Nacional em 31 de agosto, incorporou 96,7% das propostas encaminhadas pelo Fórum Interconselhos, sendo que 77,1% (485) das sugestões de políticas públicas foram aceitas integralmente e os outros 19,6% (123), parcialmente.

Vital do Rêgo destacou que a sociedade civil organizada já havia colaborado nos PPAs anteriores (para os períodos 2004-2007 e 2008-2011), porém, a criação do Fórum Interconselhos aprofundou a participação social na definição do ciclo orçamentário. “Quero destacar a importância da inserção das tecnologias no processo de democratização no Brasil. Esse debate realizado por videoconferência aproxima a sociedade das decisões que são tomadas pelos governantes. A participação da sociedade na construção do futuro do Brasil revela que o país vem evoluindo a cada dia mais”, apontou o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Vital do Rêgo.

O Fórum, de caráter consultivo, contou com a participação de representantes de 32 conselhos e 4 comissões nacionais, juntamente com representantes de 65 entidades civis.

PPA
Em 2011, o processo de elaboração do PPA passou por inovações conceituais que tornaram o plano um instrumento de gestão.  Para estabelecer novas dinâmicas de participação, uma série de debates foi realizada com base em dois eixos estratégicos.
Os Diálogos Federativos envolveram representantes de estados e municípios e focaram aspectos regionais. Já os Diálogos Sociais, envolveram a sociedade civil, tendo como principal ponto de convergência os conselhos nacionais.

Motorista morre enquanto dirigia em rua do Centro de João Pessoa


Uma mulher morreu enquanto dirigia, na tarde desta quinta-feira (13), no Centro de João Pessoa. De acordo com o sargento Genilson, do Corpo de Bombeiros, a condutora sofreu um infarto. O veículo que ela conduzia ainda bateu na traseira de um outro carro.

Greve dos bancários pode terminar ainda hoje

 

Greve dos bancários pode terminar ainda hoje

A greve dos bancários chega nesta sexta-feira (14) ao 18º dia e pode terminar ainda hoje. A partir das 10h, patrões e funcionários devem se encontrar para negociar os pedidos da categoria e encerrar a paralisação, a maior já feita pelos grupos.
Nesta semana, a reportagem do R7 encontrou várias agências de bancos privados funcionando normalmente e sem fazer qualquer menção à greve. Bancos privados aderiram em massa, mas mantiveram caixas eletrônicos à disposição dos clientes.

A compensação bancária ocorre normalmente e, em alguns casos, dá até para os clientes entrarem nas agências para pagar contas e sacar dinheiro na boca do caixa.

Os banqueiros cogitaram um aumento real de 0,93%, mas os representantes dos bancários reafirmaram que este índice continua insuficiente. Além disso, nada foi apresentado de concreto para aumentar a PLR (participação dos trabalhadores nos lucros e resultados), para valorizar o piso.

No balanço da greve feito ontem pela Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), 9.090 agências bancárias aderiram à greve. Isso, de acordo com o presidente da Contraf, representa 45% do total de agências do país. O pico de 2010 parou 8.278 agências em todo país.

A categoria reivindica reajuste de 12,8% (5% de aumento real mais a inflação do período), valorização do piso, aumento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), mais contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, fim das metas consideradas abusivas, mais segurança nas agências, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes.

Na última sexta-feira (7), a Fenaban disse, por meio de nota, que “fez duas propostas completas visando a acordo com os bancários e colocou-se à disposição do movimento sindical para tratar de eventuais acertos que fossem necessários. Portanto, não há razão para que a federação apresente nova contraproposta como querem os sindicalistas. O que se espera, agora, é que sejam discutidos os ajustes que levem ao acordo”.

Do R7

CARLOS MAGNO LEMBRA A RC QUE CAMPINA TEM CASA ABRIGO PARA MULHERES - 13.10.2011

Carlos Magno lembra ao governador que Campina já conta com Casa Abrigo para Mulheres

O Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno, lamentou na tarde desta quinta-feira (13) que o governador Ricardo Coutinho, tenha desconsiderado a existência, em Campina Grande, de uma Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência. Ele lembrou que a Casa existe desde 2004.

“Quero destacar a importância de se concretizar políticas públicas voltadas para a mulher e a atitude do Governo do Estado em anunciar uma Casa Abrigo para Mulheres. Porém, não posso deixar de registrar minha tristeza quando vi o governador dizer que seria a primeira da Paraíba, desconhecendo a importância do trabalho desenvolvido em Campina Grande há mais de sete anos”, afirmou Magno.

Carlos Magno disse que a afirmação do governador demonstra, mais uma vez, o seu total desconhecimento sobre Campina Grande. “Custa crer que o governador tenha deixado de reconhecer o trabalho feito com as mulheres vítimas de violência aqui em Campina Grande. Então, só pode ser por puro desconhecimento mesmo”, disse.

A Gerente de Políticas Públicas Para a Mulher em Campina Grande, Ana Cleide Farias Rotondano também lamentou a desinformação do governador. Ela explicou que Campina está entre as 34 cidades paraibanas que assinaram o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e lembrou que a cidade também dispõe de uma Coordenadoria de Políticas Publicas para Mulheres.

A criação da Coordenadoria da Mulher, segundo Carlos Magno, foi decidida pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo para reforçar a política de enfrentamento à violência contra a mulher em Campina Grande. “A Coordenadoria, comandada pela competente Madja Raia, tem trabalhado nos bairros, nas associações, junto às igrejas e com outros segmentos, com o suporte da Casa Abrigo de Campina”, lembrou o Coordenador.

Ana lembrou que esta política vem sendo reforçada há anos. “A inauguração da Casa ocorreu em 2004, na gestão da ex-prefeita Cozete. O local é destinado a mulheres que sofrem violência doméstica e precisam se afastar dos seus agressores para reiniciar suas vidas. No abrigo, as mulheres recebem assistência social, psicológica e jurídica, no caso das que voltam para casa, a justiça determina afastamento dos agressores do domicílio”.

Ana disse que qualquer mulher que se sentir violentada, física ou psicologicamente, pode procurar os órgãos do município que dão assistência direta a estes casos: Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes (CEAV); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Em caso de estupro, o Isea é o órgão que presta assistência a esse tipo de crime.

Para ex-secretária estadual de Política para as Mulheres e atual Assessora Técnica da Coordenação Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Douraci Vieira, o trabalho desenvolvido pelo Prefeito Veneziano é referência. “Veneziano tem tomado medidas que expandem as políticas de enfretamento de violência contra a mulher. Hoje, a prefeitura está pronta para prestar qualquer tipo de assistência às vítimas” afirmou.

Codecom / PMCG

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Prefeitura de Cajazeiras realiza “Dia das Crianças” no Distrito de Boqueirão

.
.
As crianças do Distrito de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e comunidades adjacentes viveram um dia festivo dia  09, com distribuição de 600 brindes por parte da Prefeitura Municipal de Cajazeiras , empresários e a  liderança Política de boqueirão Neguinho do Mondrian motel .

O prefeito Carlos Rafael  esteve presente naquele Distrito, acompanhado de secretários e assessores, e o líder comunitário Neguinho  do Mondriam  comandando pessoalmente a entrega dos brindes, comemorando com a comunidade o Dia das Crianças.



“Ficamos muito felizes em ver a alegria das crianças ao receberem os seus presentes. Cada sorriso de agradecimento nos dava a certeza de que acertamos na iniciativa de realizar o Dia das Crianças naquela comunidade”, disse Carlos Rafael.




foto Dr Pablo Leitão
Em fim chegou o fim. Nesta quinta feira uma reunião entre professores, funcionários e direção do IFPB (Instituto Federal de Educação Tecnológica), colocou números finais a greve do instituto que já chegava à 70 dias.
Na próxima segunda feira (17) professores, funcionários e técnicos estarão retornando as atividades sendo que a volta às aulas está prevista para o próximo dia 24 de Outubro, tempo necessário para uma reorganização e planejamento antes do retorno.
Existia uma grande preocupação por parte dos pais que estavam aflitos com a situação uma vez que a greve caminhava para alcançar os 90 dias.
Blogdofurao.com

Prefeito entrega brinquedos a crianças carentes, e participa das festividades no dia da Criança em Cajazeiras

Prefeito entrega brinquedos a crianças carentes, e participa das festividades no dia da Criança em Cajazeiras
O Dia das Crianças em Cajazeiras foi movimentado nos quatro cantos da Cidade pela manhã a Secretaria de Saúde realizou uma festa para cerca de 100 crianças na comunidade do Campo do Vaqueiro no Bairro da Esperanças. O líder comunitário, Osvaldo cambista realizou uma grande festa para cerca de 300 crianças.  O prefeito esteve em todos os eventos ao lado da 1ª Gabriela Brito .

Secretário de Desenvolvimento Econômico Roselânio Lopes promove festa para as crianças das Casas Populares

Um dia de alegria. É dessa forma que podemos classificar a iniciativa do secretário de desenvolvimento econômico Roselânio Lopes, que realizou uma grande festa para as crianças do Bairro das Casas Populares nesta quarta feira (12) dia das crianças.

A molecada acompanhada dos seus pais lotaram a Palhoça do Serafim na praça Irmã Nirvanda, e puderam brincar nos brinquedos como: pula-pula, escorregador e outros colocados na praça inteiramente grátis.

O palhaço Choquito fez a animação com muitas brincadeiras e piadas que faziam a garotada bolar de rir.

Foram distribuídos lanches, pipoca, picolé e algodão doce para todas as crianças presentes.
Para Roselânio, o sorriso no rosto de cada um é a grande prova de que se quisermos podemos fazer uma criança feliz, e o seu passado de menino humilde crescido naquela mesma região fez com que pudesse promover um dia de alegria para as crianças das Casas Populares.

O prefeito Carlos Rafael que junto com a primeira Dama Gabriela também esteve presente prestigiando a festa, parabenizou o secretário pela iniciativa e junto com a molecada aproveitou para lanchar e cair na brincadeira.
Dados folha do sertão

Cajazeiras vai assinar termo de adesão ao Garantia-Safra 2011-2012


Cajazeiras vai assinar termo de adesão ao Garantia-Safra 2011-2012

O prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael Medeiros de Sousa, estará na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca da Paraíba (SEDAP), em João Pessoa, nesta sexta-fera, 14, para a assinatura do Termo de Adesão do Município ao Garantia-Safra do Governo Federal, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), referente a 2011 e 2012, que beneficiará o total de 2.974 agricultores familiares.
A contrapartida da Prefeitura, referente a 3 % (três por cento) de cada agricultor beneficiário, chegou à soma de R$ 54.835,20 (Cinquenta e quatro mil reais, oitocentos e trinta e cinco reais e vinte centavos), sendo que o município só pode aderir ao Garantia-Safra após o pagamento desta cota.
Com a adesão do município, no caso de haver perda de 50 % (cinquenta por cento) da produção agrícola de 2012, seja por falta ou excesso de chuvas, os agricultores familiares serão beneficiados pelo Garantia-Safra.

SECOM

I Fórum de saúde mental do Alto sertao Paraibano é realizado com sucesso em Cajazeiras





















A cidade de Cajazeiras promoveu nos 10 e 11 de outubro, o I Fórum de Saúde Mental do Alto sertão Paraibano. O primeiro dia foi Realizado no Auditório Pe. Gualberto Na sede da UFCG universidade federal de Campina Grande, com o slogan "Desafios e potencialidades ", o evento teve como principal objetivo a reflexão sobre as novas diretrizes e políticas de cuidados da saúde mental. no segundo dia dia 11 foi realizado na praça da prefeitura .

Participaram do encontro, mais de 300 profissionais de vários municípios que representam vários segmentos, como educação, saúde e assistência social. Durante as atividades foram trabalhados temas como: a construção da rede de saúde mental, práticas em saúde mental e dependência química.

Segundo Lamary Kennia , gerente da Saúde Mental do município de Cajazeiras o fórum teve como objetivo trabalhar a necessidade de ampliação da garantia de direitos das pessoas com transtornos mentais. "Além disso, este momento proporcionou a discussão da cidadania como princípio ético das políticas voltadas para este campo, sendo fundamental a articulação de conhecimentos e práticas", disse.
A câmara municipal de Vereadores de Cajazeiras realizou uma seção especial Para discutir o tema

Para os organizadores o vento foi um sucesso
O I Fórum de Saúde Mental foi coordenado pela secretaria de Saúde de Cajazeiras 9ª gerência de saúde de Cajazeiras e UFCG campus de Cajazeiras e Professores do curso de Medicina

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Secretaria de saúde realiza festa das crianças no Campo do vaqueiro

A secretaria de saúde Cajazeiras realizou na manhã de hoje 12 de outubro, uma festa especial para cerca de 100 crianças da comunidade do campo do Vaqueiro. Foi uma manhã repleta de brincadeiras, doces, sanduíche, salada de frutas e entrega brinquedos para as crianças da comunidade. O prefeito Carlos Rafael esteve na comunidade abraçando as crianças e refirmou o compromisso de oferecer as crianças atenção necessária para o desenvolvimento daquela  comunidade finalizou o prefeito Carlos Rafael .Desde Já a secretaria de Saúde agradece a todos pelo apoio pela realização da festa que beneficiou cerca de 100 crianças.

Carlos Rafael inova no formato do programa institucional do Município


O prefeito de Cajazeiras Carlos Rafael inovou no formato do programa institucional do município. O programa foi realizado direto do Sítio Serragem na Zona Rural de Cajazeiras onde a prefeitura vem realizando toda recuperação das estradas. Para o gestor foi uma forma de sentir o que a população pensa e precisa "Iremos realizar vários programas itinerante para saber a população deseja do poder público "afirmou o gestor vários secretários e auxiliares da administração participaram do programa .O próximo programa poderá ser realizado na zona norte de Cajazeiras.
Com muito carinho, faço esta homenagem aos meus  filhos.
Ciro Neto  & Giovanny  
Vocês foram esperados com muito amor e profunda alegria e hoje é a felicidade em minha  vida. Sinto-me muito orgulhos em vê-los crescer, realizando seus sonhos, conquistando seus ideais.
Desejo que seus caminhos sejam sempre percorridos sem quedas, sem deslizes, sem desatinos, mas com muita firmeza e dignidade. Que o sucesso esteja sempre na luz divina que lhe inspira. Que vocês realizem todos os seus objetivos: profissionais ou afetivos. Que seus amigos sejam sempre os melhores amigos e que lhe acolham com muito carinho, sinceridade e fraternidade, todas as vezes que você precisar deles, bem como estejam vocês neste preparo nas situações de uma verdadeira amizade.
Enfim, que vocês saibam semear as sementes do bem e da justiça, das quais vocês muito se orgulharão de as haverem  plantado.
Não estamos todos os dias juntos, mas aproveito ao máximo, todas as situações que me aproximam de vocês.
Um beijo!
Eu   amo, vocês  meus filhos !

História de Nossa Senhora Aparecida.


A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de  Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe  Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.
O culto à Senhora não tardou a tomar vulto. À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida.
A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas. Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem da Senhora.

O projeto grandioso teve início em 1955, com a concretagem da nave norte. Construído em forma de cruz, possui capacidade para abrigar 45.000 pessoas e possui uma infraestrutura especial para o atendimento de romeiros que procuram o lugar durante todo o ano para prestar culto à Padroeira.
No dia 04 de julho de 1980, oPapa João Paulo II, em missa celebrada no Santuário, consagrou a Basílica, que recebeu o título de Basílica Menor.
Durante todo o ano acorrem ao Santuário romarias organizadas por grupos religiosos. Algumas, porém, são bastante inusitadas e merecem destaque. No terceiro domingo de maio, ocorre a Moto-romaria, onde motociclistas do Brasil, e de outros países da América Latina, se reúnem no local. No 3º sábado de junho, celebra-se o Dia Nacional do Migrante. E, em 7 de setembro, desde 1995, realiza-se o Grito dos Excluídos, que coincide com a Romaria dos Trabalhadores.
Oração à Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida, aqui tendes, diante de vossa imagem, o vosso Brasil, o Brasil que vem novamente consagrar-se à vossa maternal proteção.
Escolhendo-vos por especial padroeira e advogada de nossa Pátria, nós queremos que ela seja inteiramente vossa.
Que seja vossa a sua natureza exuberante, vossas as suas riquezas, vossos os campos e as montanhas, os vales e os rios, vossas as cidades e as indústrias, vossa a sociedade, os lares e seus habitantes com tudo o que possuem, vosso, enfim, todo o Brasil.
Sim, Senhora da Conceição Aparecida, o Brasil é vosso. Por vossa intercessão temos recebido todos os bens que Deus nos prodigalizou e muitos ainda esperamos receber.
Obrigado por tudo, Virgem Mãe Aparecida. Abençoai, Senhora, o Brasil que vos agradece, o Brasil que vos ama, o Brasil que é vosso.
Protegei a Santa Igreja, preservai a nossa fé, defendei o Santo Padre, assisti os nossos bispos, santificai o nosso clero, amparai o nosso povo, esclarecei o nosso governo, guiai a nossa mente no caminho do bem e da verdade.
Rainha do Brasil, mãe de todos os brasileiros, venha a nós o amoroso reino do Pai. Por vossa mediação, venha à nossa pátria o Reino de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Amém.
Fonte: folhetos entregues na Basilica de Aparecida
Adquira o Livro:

Imitação de Maria

Santuário de Nossa Senhora Aparecida